Benfica ainda sonhou, mas Lyon virou na segunda parte e garante vantagem

Ao intervalo, a Luz sonhava com um histórico triunfo do Benfica sobre o todo-poderoso Lyon, oito vezes campeão europeu, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, graças a um golo de Andreia Faria perto do intervalo, aos 43'.

No entanto, o Lyon puxou dos galões na segunda parte e mostrou-se mais forte, operando a reviravolta com golos de Delphine Cascarino, aos 63 mlinutos, e Sara Däbritz, aos 79', garantindo o triunfo (1-2) e uma posição de vantagem para a segunda mão, que terá lugar na próxima semana (dia 27, quarta-feira, no Groupama Stadium, casa das gaulesas.

Final da partida: Benfica 1, Lyon 2.

90+3': Cartão amarelo para Lúcia Alves (Benfica) e Delphine Cascarino (Lyon).

Tempo adicional: 4 minutos.

90': Lindsey Horan dispõs de tempo e espaço para matar o jogo, mas atirou com pouca força e à figura de Lena Pauels.

Assistência: 19.736 espectadores.

A equipa francesa, tal como em outras ocasiões nesta segunda parte, explorou bem o lado esquerdo da defesa benfiquista, com trabalho individual de Lindsey Horan para cabeceamento em jeito de Sara Däbritz para o 1-2.

78': Golo do Lyon!

Segundos depois, Vicki Becho quase consumava uma entrada perfeita em jogo, atirando certeiro para golo. A atacante francesa estava, no entanto, adiantada e o lance foi invalidado.

77': Substituição no Lyon, com a entrada de Vicki Becho pela saída de Kadidiatou Diani.

73': Volta a valer Lena Pauels para manter o Benfica vivo e na posse da igualdade, com duas defesas perante tentativas de Diani. Segundos depois, Lindsey Horan rematou de forma acrobática numa tentativa que passou ao lado da baliza benfiquista.

69': Tripla substituição no Benfica, com as entradas de Catarina Amado, Pauleta e Andreia Norton pelas saídas de Andrea Falcón, Andreia Faria e Kika Nazareth.

68': Sara Däbritz quase opera a reviravolta! Bom remate, cruzado, da internacional alemã, que passou pouco ao lado do poste direito da baliza benfiquista.

66': Cartão amarelo para Christy Ucheibe (Benfica).

Belo golo do conjunto gaulês, com excelente definição - a lateral Ellie Carpenter subiu pela direita e cruzou rasteiro para toque subtil de calcanhar de Melchie Dumornay para a finalização de Delphine Cascarino na pequena área.

63': Golo do Lyon!

62': Lena Pauels novamente em evidência, com uma grande defesa com o pé esquerdo perante Diani. A alemã está também a ser determinante!

62': Substituição no Benfica, com a entrada de Ana Seiça pela saída de Laís Araújo.

55': Dupla substituição no Lyon, com as entradas de Damaris Egurrola e Melchie Dumornay pelas saídas de Amel Majri e Eugénie Le Sommer.

59': O Lyon volta a aparecer com perigo na área benfiquista após bom trabalho de Selma Bacha pelo corredor esquerdo e cruzamento para cabeceamento de Kadidiatou Diani, embora com pouca força e bem seguro por Lena Pauels.

52': No canto correspondente, Chandra Davidson saltou mais alto que a defesa francesa, mas o seu cabeceamento saiu ao lado.

51': O Benfica respondeu de imediato com um bom desenho ofensivo, conduzido por Lúcia Alves pela direita e um cruzamento atrasado ao qual respondeu Anna Gasper com um remate a partir de fora da área que desviou em Vanessa Gilles e se perdeu pela linha de fundo.

50': Eugénie Le Sommer procurou surpreender ao aproveitar algum espaço para atirar a partir do seu meio-campo e fazer a bola contornar Pauels, mas a o lance não ofereceu grande perigo.

Começa a segunda parte.

O golo de Andreia Faria é, também, o primeiro do Benfica em confrontos com o Lyon: os dois conjuntos apenas se tinham defrontado por duas ocasiões, em 21/22, pela fase de grupos correspondentes aos oitavos de final da Champions feminina, em ambos os casos com claros 5-0 para as gaulesas.

Em tempo parcial, o Benfica vai fazendo história para si e para o próprio futebol feminino português, derrotando ao fim dos primeiros 45 minutos o poderoso Lyon, equipa de maior sucesso no panorama feminino internacional, oito vezes vencedor da competição, graças a um golo de Andreia Faria aos 43 minutos.

Intervalo na Luz. Benfica 1, Lyon 0.

Tempo adicional: 7 minutos.

45': O Benfica volta a forçar o erro da defensiva adversária e desta feita foi Chandra Davidson a ter espaço para progredir, mas esta precipitou-se e atirou fraco, para defesa fácil da guardiã contrária.

Andreia Faria conquistou a bola à saída do seu meio-campo, aproveitando passe incompleto de Vanessa Gilles para a sua companheira de defesa, Mbock-Bathy. A médio internacional portuguesa antecipou-se e correu todo o meio-campo adversário até escolher o melhor lado, perante a desamparada Endler, e provocar uma erupção de festejos na Luz..

43': Golo do Benfica!

40': O Benfica espanta a pressão e volta a atacar a baliza francesa: o bom trabalho de Anna Gasper, que investiu com perigo e cruzou rasteiro, não encontrou correspondência e acabou por ser Christy Ucheibe, em posição exterior, a tentar a finalização, ainda que sem perigo.

37': Novo duelo entre Eugénie Le Sommer e Lena Pauels, com a guardiã benfiquista novamente a sair por cima perante o desvio da atacante (oito vezes campeã europeia, tal como o próprio Lyon), após cruzamento de Cascarino.

A intervenção da internacional francesa, que falhou o timing de salto na tentativa de se antecipar a Lúcia Alves, obrigou a que as duas jogadoras tivessem necessitado de assistência médica e o jogo esteve parado por dois minutos. Ambas estão recuperadas e prossegue a partida.

32': Cartão amarelo para Selma Bacha (Lyon).

23': Novamente perigoso o Lyon e novamente a guarda-redes alemã do Benfica, Lena Pauels, a intervir com qualidade, desta feita com a perna direita perante remate de Delphine Cascarino.

19': Instantes após uma primeira incursão na área benfiquista, inviabilizada por fora de jogo, o Lyon conseguiu efetivar um remate, por Eugénie Le Sommer - Lena Pauels opôs-se com segurança.

16': Substituição no Benfica, com a entrada de Chandra Davidson pela saída da lesionada Nycole Raysla.

14': O Benfica enfrentará a primeira contrariedade: Nycole Raysla apoiou mal a perna direita e parece ter-se lesionado com gravidade, com a equipa médica benfiquista a solicitar, de imediato, a sua substituição e a internacional brasileira a abandonar o jogo de maca.

De salientar a excelente intervenção da chilena Christiane Endler, que desviou o remate de Andrea Falcón para o poste direito e evitou, assim, a primeira celebração da noite.

7': Falcón ao poste! O Benfica quase abre o marcador, através de remate à entrada da área da espanhola, hoje utilizada como ala esquerdo.

Primeiros cinco minutos promissores para o Benfica; embalado pelo ruidosa assistência na Luz, é o conjunto encarnado que, para já, se superioriza na posse de bola.

Início da partida, com primeira posse de bola para o Lyon.

As equipas de Benfica e Lyon, alinhadas no relvado para realizar a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões feminina, no Estádio da Luz. Foto: D.R.

As equipas perfilam-se no terreno de jogo.

Benfica e Lyon realizam exercícios de aquecimento para o embate pela primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Foto: D.R.

As duas equipas aquecem no relvado da Luz.

O início da partida está agendado para as 20 horas.

LYON: Christiane Endler, Ellie Carpenter, Griedge Mbock-Bathy (c), Vanessa Gilles e Selma Bacha; Sara Däbritz e Lindsey Horan; Delhpine Cascarino, Amel Majri e Kaddidiatou Diani; Eugénie Le Sommer.

ONZE DO BENFICA: Lena Pauels, Laís Araújo, Carole Costa (c) e Christy Ucheibe; Lúcia Alves, Anna Gasper, Andreia Faria e Andrea Falcón; Marie-Yasmine Alidou, Kika Nazareth e Nycole Raysla.

Já há onzes!

Boa noite! Acompanhe em direto a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões feminina, que coloca o Benfica perante o Lyon, de França, vencedor da competição por oito ocasiões.