Entrada com o pé direito da Seleção feminina no 1.º play-off de apuramento para o Europeu do próximo ano. Portugal dominou por completo e traz vantagem confortável para a 2.ª mão frente às azeris, em Vizela, na terça-feira.
90+5' - FIM DO JOGO EM BAKU.
90' - Francisco Neto faz mais duas mexidas: Ana Capeta e Joana Marchão saem e entram Andreia Bravo (estreia na seleção A) e Alícia Correia.
É caso para dizer... finalmente! Boa entrada de Joana Marchão pelo lado esquerdo, com a lateral a servir Diana Silva para o golo à boca da baliza.
89' - GOLO DE PORTUGAL!
87' - Remate de pé esquerdo de Andreia Norton sai a rasar a trave da baliza do Azerbaijão.
83' - Investida de Andreia Norton pela esquerda e a médio serve Diana Silva, que remata de primeira mas sem a melhor direção. Mais uma boa oportunidade desperdiçada.
Portugal vai controlando as operações, mas mostra pouca assertividade na definição no último terço.
71' - Nova substituição no Azerbaijão. Sai Mashimova e entra Seyfatdinova.
64' - Quase o 4-1! Canto bem cobrado por Joana Marchão e o cabeceamento de Carole Costa é cortado em cima da linha.
62' - Mexida tripla de Francisco Neto. Telma Encarnação dá o lugar a Diana Silva no ataque, enquanto no miolo são Kika Nazareth e Andreia Jacinto a saírem para serem rendidas por Andreia Faria e Andreia Norton.
Nazlican Parlak faz o golo das azeris, aproveitando uma defesa de Inês Pereira com o pé para a frente, na área, num lance que nasceu de um corte falhado de Ana Borges. A bola sobrou para um primeiro remate de Yeliz Açar e, na recarga, Parlak fez o 1-3.
58' - GOLO DO AZERBAIJÃO!
54' - Esteve à vista o 4-0! Telma Encarnação surge isolada no lado esquerdo, após ser servida por Kika, e o remate é desviado por uma defesa azeri, com defesa atenta de Sharifova para canto.
52' - Ritmo de jogo baixou drasticamente neste arranque de segunda parte. O resultado está feito a favor de Portugal, resta saber se as comandadas de Francisco Neto vão continuar a pisar no acelerador para dilatar a vantagem.
46' - Recomeça a partida em Baku. Não há alterações no lado luso.
45+6' - INTERVALO! Domínio total e absoluto da Seleção portuguesa perante enormes facilidades da seleção do Azerbaijão. O resultado até é curto perante as oportunidades criadas pelas portuguesas.
45+2' - Portugal vai colecionando momentos junto à área adversária. Bom entendimento ofensivo, com o remate por cima de Ana Capeta.
45' - Agora é Kika Nazareth a ver o cartão amarelo após pequeno desentendimento com uma adversária.
43'- Quase o 4-0 para Portugal, valeu defesa atenta de Sharifova a remate de Andreia Jacinto, depois de uma primeira má abordagem da guardiã da seleção da casa.
38' - Cartão amarelo para Andreia Jacinto por entrada fora de tempo sobre Mollayeva.
32' - Cartão amarelo para Mollayeva após entrada dura sobre Telma Encarnação.
31' - Remate forte de Tatiana Pinto à entrada da área, para defesa atenta de Sharifova.
29' - Abrem-se verdadeiras crateras na defensiva azeri. Agora foi Catarina Amado a aparecer do lado direito e cruzar para a área, onde não estava ninguém para finalizar.
Canto batido do lado esquerdo por Joana Marchão e Diana Gomes, livre de marcação na área, cabeceia para o terceiro de Portugal.
26' - GOLO DE PORTUGAL!
23' - Portugal encontra espaços entre linhas com grande facilidade e vai desenhando jogadas no terço ofensivo. Será com naturalidade que o marcador deverá avolumar.
20' - Cartão amarelo para Yeliz Açar.
Domínio avassalador de Portugal e o Azerbaijão não consegue ligar três passes consecutivos.
12' - Quase o 3-0 para Portugal. De meia distância, Kika Nazareth remata colocado, ligeiramente ao lado da baliza azeri. Só facilidades para Portugal...
Marca Tatiana Pinto pela sétima vez com a camisola da Seleção. Kika Nazareth lançou Ana Capeta pelo lado direito e a jogadora do Sporting cruzou atrasado para o remate vitorioso da médio do Atlético Madrid.
10' - GOLO DE PORTUGAL!
Ana Capeta inaugura o marcador em Baku. Depois de um canto do lado esquerdo, Tatiana Pinto faz um cruzamento que é muito mal abordado pela guarda-redes do Azerbaijão e a bola sobra para Capeta, que se limita a encostar para a baliza.
5' - GOLO DE PORTUGAL!
4' - Primeiro sinal de perigo de Portugal. A bola sobra no meio da área para Kika Nazareth, mas a médio do Barcelona remata contra uma defensora azeri.
2' - Como seria de esperar, Portugal assume o controlo do jogo no meio-campo ofensivo.
1' - Começa o jogo.
A árbitra da partida é a alemã Fabienne Michel.
Bancadas muito despidas, não estarão mais do que 500 espectadores a presenciar ao vivo esta partida na capital do Azerbaijão.
Equipas no relvado.
As equipas já vão fazendo exercícios de aquecimento
Chegámos à Dalga Arena 🚍🏟️ #Navegadoras | @WEURO2025 pic.twitter.com/X4nUiQM9rA
— Portugal (@selecaoportugal) October 25, 2024
A 𝗣𝗥𝗜𝗠𝗘𝗜𝗥𝗔 𝗙𝗜𝗡𝗔𝗟 de quatro que queremos disputar! ⚔️🌍 #Navegadoras | #AZEPOR @WEURO2025 pic.twitter.com/pNGfa7rmT9
— Portugal (@selecaoportugal) October 25, 2024
Suplentes: Ismayilova, Aliyeva, Salamzada, Rahimova, Teymurova, Seyfatdinova, Hajiyeva, Aliyeva, Mammadova, Hajiyeva, Jafarova e Aliyeva
Azerbaijão: Sharifova; Dorofeeva, Mirzaliyeva, Mahsimova e Mammadova; Mollayeva, Parlak e Acar; Bozdag, Bakarandze e Jafarzade (c)
Suplentes: Patrícia Morais, Rute Costa, Alícia Correia, Nelly Rodrigues, Andreia Norton, Andreia Bravo Fátima Pinto, Dolores Silva, Diana Silva, Andreia Faria, Carolina Mendes e Ana Rodrigues
Portugal: Inês Pereira; Catarina Amado, Ana Borges (c), Carole Costa, Diana Gomes e Joana Marchão; Andreia Jacinto, Tatiana Pinto e Kika Nazareth; Telma Encarnação e Ana Capeta
Já há onzes para o jogo.
No torneio, que vai decorrer na Suíça, no verão do próximo ano, já têm vaga garantida nove seleções: as anfitriãs, Alemanha, Espanha, Islândia, Dinamarca, França, Inglaterra, Itália e Países Baixos.
Bom dia. A partir das 13 horas, Portugal joga em Baku frente ao Azerbaijão, arrancando a participação nos dois play-offs necessários para chegar à fase final do Europeu de 2025 de futebol feminino. Se ultrapassar as azeris, a seleção de Francisco Neto terá ainda de disputar um segundo play-off, diante do vencedor da eliminatória entre Bielorrússia e Chéquia.