Muito obrigado, caro leitor, por ter estado desse lado a seguir todas as incidências desta partida. Continue na companhia de A BOLA porque dentro de instantes vamos também dar conta da reportagem deste Andorra-Portugal, bem como a crónica de mais uma vitória da Seleção Nacional de sub-21.
Final da partida! Andorra 1 Portugal 2. Garantido que estava o apuramento para o Campeonato da Europa de 2025, que vai realizar-se na Eslováquia, em junho do próximo ano, a Seleção Nacional de sub-21 terminou esta fase de qualificação com mais uma vitória, a nona em 10 jogos - apenas um desaire, diante da Grécia (1-2). Numa partida em que Rui Jorge optou por dar minutos a jogadores que têm sido menos utilizados, notou-se a falta de entrosamento de alguns elementos e, pese embora o domínio quase total, Portugal não criou o número de ocasiões de golo que costuma criar. Henrique Araújo abriu o ativo aos 17 minutos, mas até ao intervalo o marcador não voltou a mexer. Na etapa complementar, e já depois de uma séria ameaça de Andorra - Gerard Sola, aos 49 minutos, falhou por pouco o chapéu a João Carvalho, na sequência de um mau atraso de Rafael Rodrigues -, a equipa das Quinas continuou à procura de mais golos, mas apenas conseguiu marcar mais uma vez e já na reta final do desafio. Aos 85 minutos, a após assistência sublime de Geovany Quenda, Fábio Silva atirou a contar. Já em cima do minuto 90, a seleção andorrenha conseguiu reduzir a desvantagem, com Alberto Rosas, após passe de Balastegui, a bater João Carvalho. O apuramento luso para o Euro-2025 já estava carimbado, mas Portugal quis terminar esta caminhada a vencer. Foi o que aconteceu.
TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 5 MINUTOS
90 minutos: Golo de Andorra! Assistência de Balastegui e Alberto Rosas, no interior da área, a rematar para o fundo das redes da baliza de João Carvalho. 1-2.
85 minutos: Golo de Portugal! Assistência perfeita de Geovany Quenda, com um passe de rotura fantástico a rasgar toda a linha defensiva de Andorra, e Fábio Silva, já na área, ligeiramente descaído para o flanco direito, rematou forte e colocado para o 0-2.
84 minutos: Substituição em Portugal, com a saída de Carlos Borges para a entrada de Tiago Tomás.
83 minutos: Cartão amarelo a Pau Babot (Andorra).
75 minutos: Substituição em Portugal, com a saída de Pedro Santos para a entrada de Paulo Bernardo.
75 minutos: Dupla substituição em Andorra, com as saídas de Cornella Mollins e Hugo Ferreira, para as entradas de Bellido e Balastegui.
73 minutos: Cartão amarelo a Ian Oliveira (Andorra).
73 minutos: Martim Neto a tentar de longe! Remate exterior do médio nacional, com a bola a sair forte, mas a ser controlada por Mauro Rabelo, que foi ao relvado e encaixou o esférico junto ao seu poste direito.
60 minutos: Dupla substituição em Portugal, com as saídas de Vasco Sousa e Henrique Araújo, para as entradas de Geovany Quenda e Fábio Silva.
58 minutos: Andorra volta colocar em sentido a defensiva portuguesa. Cruzamento da esquerda de Aron Rodrigo, Alberto Rosas estava no centro da área preparado para tentar visar a baliza, mas João Carvalho, atento, saiu dos postes e agarrou a bola.
53 minutos: Substituição em Andorra, com a saída de Gerard Sola para a entrada de Alberto Rosas.
49 minutos: Que perigo! Mau atraso de Rafael Rodrigues, que a meio do seu meio-campo defensivo tentou o atraso para João Carvalho, e Gerard Sola, aproveitando essa situação, tentou, à entrada da área, o chapéu ao guarda-redes português, mas a bola acabou por sair ligeiramente por cima da barra.
Com a saída de Rodrigo Gomes (que já tinha sido admoestado com o cartão amarelo) e a entrada de Rafael Rodrigues, o jogador do Aves SAD vai jogar na sua posição de origem, como lateral-esquerdo, passando Rodrigo Pinheiro para a o lado direito da defesa.
46 minutos: Substituição em Portugal, com a saída de Rodrigo Gomes e a entrada de Rafael Rodrigues.
Início da segunda parte!
Intervalo! Andorra 0 Portugal 1. Tal como se esperava, a equipa nacional apresentou argumentos para ir para o descanso em vantagem. Henrique Araújo, aos 17 minutos, aproveitou uma assistência de João Marques e, à segunda (o primeiro remate foi bloqueado pela defensiva contrária), atirou para o fundo das redes da baliza contrária. Depois disso, o mesmo Henrique Araújo podia ter bisado, na sequência de um belo cruzamento de Carlos Borges, mas o desvio do capitão luso saiu ligeiramente ao lado do poste. Aron Rodrigo, aos 25 minutos, foi o autor do único remate feito por Andorra nesta primeira parte, mas João Carvalho estava atento e encaixou com segurança. Já perto do intervalo (39'), Pedro Santos, de livre direto, ameaçou o segundo para a formação orientada por Rui Jorge, mas a bola tirou tinta ao travessão. Portugal tem dominado totalmente as operações, apresenta uma posse de bola superior a 70 por cento, mas está a ter algumas dificuldades em desmontar a densa barreira defensiva dos andorrenhos.
TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 1 MINUTO
39 minutos: A centímetros da barra! Livre direto batido por Pedro Santos, com o camisola 10 a fazer a bola passar muito perto do travessão da baliza defendida por Mauro Rabelo.
36 minutos: Ninguém para o desvio! Com cruzamento de Pedro Santos, pela esquerda, mas nenhum jogador português apareceu para finalizar, com a bola a passar à frente da linha de baliza. Gorou-se uma boa oportunidade de golo para a equipa das Quinas.
27 minutos: Cartão amarelo a Rodrigo Gomes (Portugal).
25 minutos: Reage Andorra! Transição rápida da equipa da casa e Aron Rodrigo, ainda de fora da área, visa a baliza portuguesa, mas a bola sai à figura de João Carvalho, que amarrou com segurança.
24 minutos: Volta a ameaçar Portugal! Excelente jogada individual de Carlos Borges pela esquerda, cruzamento para a zona da pequena área e Henrique Araújo, com um desvio de primeira, faz a bola passar muito perto do poste direito da baliza defendida por Mauro Rabelo.
17 minutos: Golo de Portugal! Assistência de João Marques, Henrique Araújo, já dentro da área, viu o primeiro remate ser bloqueado por vários jogadores adversários, mas, com a bola novamente ao seu dispor, o ponta de lança nacional não se fez rogado e atirou a contar. 0-1.
Primeiros cinco minutos de domínio nacional, mas ainda sem oportunidades claras de golo. Joga-se maioritariamente no meio-campo defensivo andorrenho.
Início da partida!
As três equipas já subiram ao relvado do Estadi Nacional, em Andorra. Segue-se a cerimónia protocolar dos hinos, a começar por A Portuguesa.
Por entre as escolhas iniciais de Rui Jorge, há dois jogadores que merecem nota de destaque: Christian Marques e Rodrigo Pinheiro. Tanto o defesa-central como o lateral-direito/esquerdo vão estrear-se de forma absoluta na Seleção Nacional de sub-21. Ambos têm já um passado nas seleções jovens nacionais - Christian Marques, jogador dos suíços do Yverdon, jogou pelos sub-19 (3) e pelos sub-20 (1), ao passo que Rodrigo Pinheiro, que representa o Famalicão, somou internacionalizações nos sub-15 (3), sub-18 (6) e sub-20 (2).
Um onze... totalmente novo! Rui Jorge muda todas as peças do xadrez luso comparativamente à equipa que havia apresentado na passada sexta-feira, diante das Ilhas Faroé. Nessa altura, tinham alinhado de início Samuel Soares, Tiago Santos, Gabriel Brás, Chico Lamba, Rafael Rodrigues, Geovany Quenda, Paulo Bernardo, Mateus Fernandes, Rodrigo Mora, Fábio Silva e Tiago Tomás. Esta tarde... jogam outros 11!
Portugal (selecionador): Rui Jorge
Portugal (suplentes): André Gomes (22), Rafael Rodrigues (5), Mateus Fernandes (7), Paulo Bernardo (8), Tiago Tomás (11), Gabriel Brás (13), Geovany Quenda (17), Rodrigo Mora (18) e Fábio Silva (21)
Portugal (titulares): João Carvalho (12); Rodrigo Gomes (23), Christian Marques (3), Dário Essugo (15) e Rodrigo Pinheiro (16); Martim Neto (20), Vasco Sousa (6), João Marques (14) e Pedro Santos (10); Henrique Araújo (9) C e Carlos Borges (19)
Andorra (selecionador): Eloy Casals
Andorra (suplentes): De Castro (12), Bellido (4), Bienert (6), Balastegui (9), Rosas (11), Guma (18), Pau Silva (20), Rodriguez (21) e Torrellas (22)
Andorra (titulares): Mauro Rabelo (1); Cornella Molins (2), Guillem Acosta (15), Marcos Robinat (5) e Ian Oliveira (3); Nil Boutarfas (19), Pau Babot (10), De las Heras (8) C e Hugo Ferreira (23); Gerard Sola (7) e Aron Rodrigo (17)
Árbitro: Dmytro Kubriak (Ucrânia); Assistentes: Valentyn Kutsev e Viktor Nyzhnyk; 4.º Árbitro: Klym Zabroda (Ucrânia)
Já há equipas oficiais!
Quem também fez a antevisão ao embate frente Andorra foi Carlos Borges. O avançado luso, que representa atualmente os ingleses do Wolverhampton, assegura que, mesmo com o apuramento para o Euro-2025 já garantido, a equipa nacional vai querer terminar esta fase em beleza. «Não vai ser um jogo fácil. Já passámos à fase final do Europeu, mérito nosso, mas vai ser um jogo importante. Queremos acabar bem e vamos dar o nosso máximo para ganharmos amanhã [hoje]», notou, em declarações também reproduzidas pelos meios de comunicação da Federação Portuguesa de Futebol. A concluir, Carlos Borges elogiou a reação da equipa à desvantagem no último jogo, diante das Ilhas Faroé, e reforçou que antes do Europeu ainda há a partida desta tarde para vencer: «Essas questões fazem parte do jogo. Sofremos cedo [frente às Ilhas Faroé], mas respondemos bem e conseguimos a reviravolta. Sabíamos que tínhamos capacidade para ganhar o jogo e foi isso que fizemos. Sem dúvida que queremos fazer e vamos dar o nosso melhor para que isso aconteça, mas o foco está em amanhã [hoje], em acabar bem a qualificação e vamos trabalhar para tal.»
Já depois de a Seleção Nacional de sub-21 ter realizado, ontem, o habitual treino de adaptação ao relvado do Estadi Nacional, em Andorra, palco do jogo desta tarde, Rui Jorge projetou o encontro. «Temos por norma que assumir sempre a iniciativa de jogo. Temo-lo feito desde o primeiro jogo, independentemente do adversário. Amanhã não será exceção. Estamos à espera, mais uma vez, de defrontar uma equipa que vai defender em bloco baixo, embora seja ligeiramente diferente das Ilhas Faroé. Por vezes, tentam fazer uma pressão mais alta, mas temos que ter capacidade para superar todas essas dificuldades que nos vão querer criar», assumiu o técnico português, deixando antever que irá proceder a algumas mudanças na equipa titular: «Podemos esperar bastantes alterações ao onze inicial. Não deixaremos de ser uma excelente equipa, muitos deles já foram titulares em diversos momentos desta qualificação. É um grupo muito homogéneo, com qualidade, que tem tido um comportamento muito bom em termos de treino ao longo deste apuramento. É por isso também que vamos tomar esta decisão.»
Já com o apuramento para o Euro-25 selado, Portugal chega a esta última jornada da fase de qualificação na liderança do Grupo G, com 24 pontos conquistados em 9 jogos. Os jovens lusos fizeram uma caminhada praticamente irrepreensível, somando oito vitórias - Andorra (3-0), Bielorrússia (5-0 e 6-1), Grécia (2-0), Ilhas Faroé (4-0 e 3-1) e Croácia (5-1 e 2-0). O único desaire aconteceu na deslocação à Grécia (1-2), no dia 20 de novembro de 2023.
Já a seleção de Andorra está no último lugar do Grupo G, tendo apenas 3 pontos somados nas nove jornadas já realizadas: empates com Bielorrússia (0-0 e 1-1) e Ilhas Faroé (2-2); e derrotas diante de Portugal (0-3), Grécia (ambas 0-1), Ilhas Faroé (0-1) e Croácia (0-3 e 0-2).
No jogo da primeira volta desta fase de grupos, Portugal bateu Andorra por 3-0. A 8 de setembro de 2023, num duelo que teve como palco o Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, Henrique Araújo, Fábio Silva e Tiago Tomás foram os autores dos golos da equipa das Quinas.
Eis os 22 jogadores à disposição de Rui Jorge para o duelo com Andorra:
Guarda-redes: André Gomes (Benfica), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (Benfica)
Defesas: Chico Lamba (Arouca), Christian Marques (Yverdon, Suiça), Gabriel Brás (FC Porto), Rafael Rodrigues (Aves SAD), Rodrigo Gomes (Wolverhampton, Inglaterra) e Rodrigo Pinheiro (Famalicão)
Médios: Dário Essugo (Las Palmas, Espanha), João Marques (SC Braga), Martim Neto (Rio Ave), Mateus Fernandes (Southampton, Inglaterra), Paulo Bernardo (Celtic, Escócia) e Vasco Sousa (FC Porto)
Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton, Inglaterra), Fábio Silva (Las Palmas, Espanha), Geovany Quenda (Sporting), Henrique Araújo (Arouca), Pedro Santos (Moreirense), Rodrigo Mora (FC Porto) e Tiago Tomás (Wolfsburgo, Alemanha)
A lista de 23 convocados inicialmente elaborada por Rui Jorge para este duplo compromisso da Seleção Nacional de sub-21 está agora reduzida a 22 jogadores, isto porque Tiago Santos (lateral-direito que representa os franceses do Lille) saiu lesionado do embate com as Ilhas Faroé, na passada sexta-feira, pelo que não viajou com a restante comitiva para Andorra.
Portugal chega a esta derradeira ronda da qualificação já com o apuramento garantido para o Euro-2025, facto que foi consumado na passada sexta-feira, após o triunfo por 3-1 sobre as Ilhas Faroé. Nessa altura, Fábio Silva, Gabriel Brás e Paulo Bernardo apontaram os golos da equipa nacional, em resposta ao tento madrugador de Olaf Bárdarson.
A Seleção Nacional de sub-21 defronta esta tarde Andorra (17 horas), numa partida referente à 10.ª e última jornada do Grupo G da fase de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria, que vai realizar-se em junho do próximo ano, na Eslováquia. Tal como é habitual, A BOLA vai acompanhar a par e passo mais este encontro da formação orientada por Rui Jorge e, como tal, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!