Os sócios do Benfica aprovaram com expressiva maioria os novos estatutos do clube.
Urnas encerradas: 8241 sócios do Benfica exerceram o seu poder deliberativo nesta Assembleia Geral Extraordinária.
O número de sócios participantes no escrutínio subiu para 8219.
7245 votantes na Assembleia Geral, até ao momento.
6327 associados expressaram a opinião através do voto em urna.
3590 sócios já exerceram o seu direito de voto.
João Diogo Manteigas, candidato assumido às próximas eleições do Benfica, deixa apelo nas redes sociais.
Hoje é o dia de votar na proposta de revisão dos estatutos do nosso clube. Um dia fundamental para o futuro do Sport Lisboa e Benfica.
— Benfica Vencerá (@BenficaVencera) March 8, 2025
Venham votar e viva o Benfica! pic.twitter.com/C5aSQwNSjx
2068 sócios já exerceram o seu direito de voto.
Ao início da tarde, regista-se a participação de 1637 sócios, anunciou o Benfica.
José Pereira da Costa, presidente da MAG do Benfica, assinalou o Dia Internacional da Mulher: «O Benfica é uma democracia desde 1904, e as mulheres sempre tiveram participação democrática. Ainda não participavam na vida política portuguesa e já participavam na vida associativa do Benfica. Este ponto é determinante. O Dia Internacional da Mulher, mais do que um dia de celebração da condição feminina, que é uma expressão que eu não gosto de usar, é um dia de intervenção pela igualdade feminina.»
Até às 11.40 horas, 769 sócios já exerceram o seu direito de voto, informou o Benfica.
Presidente da MAG dos encarnados acrescentou: «Só acaba às 22h30. E é às 22h30 que encerramos a fila, não encerramos a votação. Mesmo para aqueles sócios que não conseguirem vir antes do jogo, podem exercer o seu direito após o jogo. Não é preciso estar aqui dentro. Os sócios chegam, exercem o seu direito de voto e vão à sua vida. Isto não é uma assembleia de discussão, é uma assembleia de deliberação, e a deliberação é com o voto.»
«A deliberação é com o voto», lembrou.
José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, fez um ponto de situação no arranque da votação.
«Às 9h30 da manhã, já tínhamos uma fila de sócios à espera. Fluiu muito rapidamente, está a fluir rapidamente. Não há fila de espera, mas há uma grande afluência às urnas, e contamos com um dia de grande participação. É um dia de chuva, volto a dizer, eu já tive esse cuidado de ver quais são as horas em que vai chover menos, e em que vai chover mais, e convido também os sócios a fazerem esse exercício, sendo certo, que, repito, está a fluir muito rapidamente. Estamos a ter bastante participação e congratulamo-nos com isso. A transmissão em direto, tal como anunciámos, começou às 8h30, todos os passos foram observados e testemunhados pelos sócios do Sport Lisboa e Benfica. Recebi inúmeras mensagens de sócios a congratularem-se com esse feito, com esse exercício do seu direito de observarem o que aqui se está a passar. E estamos satisfeitos. Agora é um dia de trabalho intenso, longo e duro», disse, aos microfones da BTV.
Começam a entrar e a votar os primeiros sócios.
O cenário mais provável, como assinalou A BOLA, é que o Ministério Público deixe uma advertência relativamente à ilegalidade do ponto em questão, e convide o Benfica a retificar o documento.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) também pediu esclarecimentos. Para lá do artigo 66.º também o 61.º suscita dúvidas, nomeadamente o facto de a Direção ficar imediatamente demissionária se dois relatórios de gestão e contas forem sucessivamente chumbados em AG.
A eventual aprovação dos novos estatutos — para que isso aconteça será preciso 75 por cento ou mais de votos favoráveis — poderá não significar o fim do processo.
Desde logo porque podem violar a lei. Em causa está o artigo 66.º, mais concretamente a alínea e) do número 2, que na proposta final define que a Direção «deve garantir que a maioria do órgão de fiscalização» das sociedades em que o clube tenha participações sociais «tem de ser composta por membros do Conselho Fiscal do Benfica». Ora, o artigo 414.º do Código das Sociedades Comerciais, no ponto 6, determina que, «em sociedades emitentes de acções admitidas à negociação em mercado regulamentado, o conselho fiscal deve ser composto por uma maioria de membros independentes».
A AG pode ser acompanhada em direto através do site oficial dos encarnados.
Principais alterações nos estatutos:
Bom dia! Os sócios do Benfica votam, este sábado, entre as 9h30 e as 22h30, no Pavilhão número 2 do Estádio da Luz, a proposta final dos novos estatutos. O processo foi longo, teve avanços, recuos, polémica e momentos de tensão. Com origem em promessa eleitoral de Rui Costa, tem agora o fim à vista três anos, três meses e 18 dias depois da primeira reunião da Comissão de Revisão de Estatutos.