FC Porto afastado da Taça de Portugal feminina

FC Porto afastado da Taça de Portugal feminina

NACIONAL08.12.202413:31

Marítimo vence (1-0) e segue para os oitavos de final

O Marítimo está nos oitavos de final da Taça de Portugal feminina depois de ter derrotado o FC Porto, em casa, por 1-0.

Antes do apito inicial, os dois treinadores mostraram-se orgulhosos por serem protagonistas daquele que consideravam ser o melhor jogo desta eliminatória da prova-rainha e a verdade é que, em Vila Nova de Gaia, no Estádio Luís Filipe Menezes, o resultado manteve-se em aberto até ao final.

Foi um FC Porto sem medos aquele que recebeu o Marítimo. Consciente da diferença que existe entre quem milita na III divisão e quem milita no principal escalão do futebol feminino, o FC Porto queria fazer boa figura nesta estreia na taça feminina e quis jogar de igual para igual com as insulares.

A superioridade das madeirenses foi evidente logo no primeiro quarto de hora. Um remate perigoso de Joana Silva, após livre, obrigou a guarda-redes do FC Porto Sofia Bernardo a uma boa defesa.

A superioridade do Marítimo foi materializada aos 21 minutos por Sade Henrichs: após canto de Érica Costa, a defesa alemã de cabeça atira para o fundo da baliza e faz o primeiro, e único golo, do jogo.

A diferença entre as duas equipas de escalões diferentes não foi tão evidente no relvado com uma equipa portista a acreditar até ao fim, o que fez com que o jogo não tivesse grandes oportunidades para desequilibrar. À medida que a vantagem dos insulares não aumentava, as jogadoras azuis e brancas tentaram reagir e subir no terreno, mas a decisão no último passe ficou aquém do desejado.

Antes do final do jogo, a portista Joana Ferreira esteve perto de igualar e levar a decisão para prolongamento, mas falhou, por pouco, o alvo.

O Marítimo segue em frente na Taça de Portugal, já o FC Porto deu mostras de estar focado em, nesta época de estreia no futebol feminino, ganhar experiências que permitam à equipa crescer.