Benfica é pentacampeão!

13:33 - 12.04.2025/ Atualizado: 17:07 - 12.04.2025

Clube encarnado necessitava apenas de um ponto para arrecadar o título nacional feminino, o quinto de forma consecutiva

O Benfica necessitava de apenas um ponto para celebrar já hoje a conquista do título nacional, o quinto de forma consecutiva, mas não facilitou e, numa exibição muito profissional, celebrou o campeonato com uma vitória em Pedroso sobre o Valadares Gaia, por 3-0.

Para o fazer, a águia precisou de ultrapassar um adversário organizado, que se fechou bem na primeira meia hora, mas consumou a sua superioridade com golos de Christy Ucheibe (30') e Cristina Martín-Prieto (42') até ao intervalo.

Na segunda parte, o Valadares entrou bem e determinado em discutir o resultado, mas o remate certeiro de Beatriz Cameirão (76') sentenciou o resultado para as encarnadas, que celebram no relvado do Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Pedroso.

Termina a partida - o Benfica confirma a conquista do quinto título nacional consecutivo!

90'+2: Os dois treinadores, Filipa Patão e Zé Nando, já se cumprimentam - o Benfica vai vencer e sagrar-se pentacampeão nacional feminino.

89': O Valadares Gaia consegue, finalmente, visar com êxito a baliza do Benfica, por Ana Carolina Ferreira ... mas não vale: Carolina Santiago encontrava-se em fora-de-jogo no início da jogada.

88': Letícia Almeida procurou estabelecer o 0-4, mas Erin Seppi opôs-se com qualidade, defendendo para canto!

87': Substituição no Valadares Gaia, com a entrada de Ana Carolina Ferreira pela saída de McKenna Martínez.

84': O Valadares queria entrar no marcador, mas Pauels não deixou, com uma excelente defesa perante Cris, que atirou forte e bem direcionado!

78': Substituição no Valadares Gaia, com a entrada de Cris Vieira pela saída de Neuza Besugo.

78': Dupla substituição no Benfica, com as entradas de Joana Silva e Letícia Almeida pelas saídas de Christy Ucheibe e Beatriz Cameirão.

76': Golo do Benfica! Se a vitória parecia quase certa, agora estará sentenciada: uma tentativa de remate falhada de Carole Costa permitiu à capitã encarnada manter a bola em sua posse e servir, com um passe atrasado, o remate rasteiro e bem colocado de Beatriz Cameirão.

75'

67': Dupla substituição no Benfica, com as entradas de Chandra Davidson e Rakel Engesvik pelas saídas de Catarina Amado e Marit Bratberg-Lund.

65': Desta feita, o golo esteve muito próximo para o Valadares: o remate de Erica Meg parecia ter como destino as redes de Lena Pauels, mas Carole Costa colocou o corpo, que serviu como barreira e a bola foi desviada para canto.

Após o ímpeto do Valadares Gaia nos minutos iniciais da segunda parte, o Benfica parece recuperar, paulatinamente, o controlo do encontro.

Em apenas oito minutos, a equipa da casa rematou mais que em toda a primeira parte.

53': Mais duas situações de remate para o Valadares: primeiro, uma boa iniciativa de Martínez, que rematou contra Laís Araújo e conquistou canto; na cobrança, Louisa Aniwaa cabeceou de forma enquadrada, mas fácil de captar para Pauels.

50': Neuza Besugo atirou à baliza do Benfica de livre direto, mas a bola embateu em Martín-Prieto e o remate foi amortecido, chegando sem força às mãos de Pauels.

48': O Valadares volta a visar a baliza benfiquista, mas sem perigo: McKenna Martínez remata com pouca força e Lena Pauels limitou-se a recolher a bola.

46': A equipa da casa precisou de apenas 53 segundos para conseguir a sua tentativa mais perigosa em toda a partida: Neuza Besugo rematou com relativa proximidade ao poste esquerdo, Pauels parecia ter a situação controlada.

Começa o segundo tempo!

O Valadares Gaia prepara duas alterações após o descanso: Erica Meg e Carolina Santiago irão entrar, pelas saídas de Angeline da Costa e Jennie Lakip.

Intervalo: o Benfica vence por 2-0 e parece ter o penta muito bem encaminhado.

45+1': Martín-Prieto próxima de bisar, mas corresponde Seppi com grande defesa! A norte-americana mostrou-se com prontidão a remate potente da internacional espanhola.

45': Desta feita é Beatriz Cameirão quem tenta a sorte, desde o exterior da área, e não fica longe, atirando por cima.

42': Golo do Benfica! As águias deixam ainda mais encaminhada a festa do título graças a nova jogada encarrilada pela esquerda por Marit Bratberg-Lund, que cruzou para a área. Seppi, guarda-redes do Valadares, falhou a interceção e aproveitou Martín-Prieto para alcançar a bola e depois encaminhá-la, com tranquilidade, para o fundo das redes.

35': Uma rara oportunidade para o Valadares rematar: Jennie Lakip não se fez rogada e atirou de fora da área, embora fraco e fácil para Lena Pauels.

31': No espaço de um minuto, a águia quase marcava por duas vezes - Cristina Martín-Prieto foi isolada na grande área e dispôs de espaço para atirar colocado, mas a bola passou (muito) perto do poste esquerdo.

30'

30': Golo do Benfica! Foi com uma bola parada que as águias conseguiram, finalmente, materializar no marcador a sua superioridade - canto batido pela direita para impulsão de Christy Ucheibe que, mais forte e mais alta que Angeline da Costa, cabeceou sem possibilidades de defesa.

A toada do jogo mantém-se, com o Benfica a cercar a área do Valadares, mas Erin Seppi vem afastando o perigo como pode.

27': partida interrompida para assistência a Christy Ucheibe (Benfica).

As encarnadas controlam a partida por completo e, nos últimos minutos, conseguem também tornar-se mais efetivas e rematadoras.

20': Primeira situação de real perigo na partida! O Benfica trabalhou bem pela esquerda até à bola chegar ao centro da área onde, na passada, Catarina Amado rematou de trivela e pouco ao lado.

19': Substituição no Benfica, com a entrada de Andreia Norton pela saída de Andreia Faria, lesionada.

A partida foi retomada, mas com a internacional portuguesa ainda de fora, muito queixosa do seu pé direito.

12': Jogo interrompido para assistência a Andreia Faria (Benfica).

Jogo retomado, com o Benfica a assumir a iniciativa.

Jogo interrompido para assistência a Barbosinha (Valadares Gaia).

2': Primeira situação de finalização, para o Benfica: Christy Ucheibe atirou de longe e por alto, sem perigo.

Arranca a partida em Pedroso!

O onze do Benfica:


Lena Pauels, Christy Ucheibe, Carole Costa (c) e Laís Araújo; Catarina Amado, Anna Gasper, Beatriz Cameirão e Marit Bratberg-Lund; Andreia Faria, Nycole Raysla e Cristina Martín-Prieto.

O onze do Valadares para defrontar o Benfica:

Erin Seppi, Louisa Aniwaa, Inês Barge e Mackenzie Cherry; Barbosinha, Angeline da Costa, Érica Ventura e Sara Monteiro; McKenna Martínez, Neuza Besugo e Jennie Lakip.

As duas partidas que envolvem decisão pelo título nacional - Valadares Gaia - Benfica e Albergaria - Sporting - iniciam-se à mesma hora, pelas 15 horas.

Prevê-se espectáculo nos dois campos e A BOLA acompanhará as incidências a partir do Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Pedroso, Vila Nova de Gaia, onde poderá vir a haver festa caso as águias pontuem (ou o Sporting não vença).

Enquanto há vida, há esperança, pensará o Sporting que, a título de curiosidade, realiza a sua partida bem perto, a escassos 32 quilómetros, em Cesar, casa emprestada do Clube Albergaria.

Apenas a vitória interessa às leoas num percurso que se prevê altamente improvável: para ainda se sagrarem campeãs, as verdes e brancas teriam de vencer todos os os jogos até final e o Benfica não poderia voltar a pontuar nas três partidas que restam disputar-se.

O Benfica contabiliza 53 pontos e tem vantagem robusta para o mais direto perseguidor, o Sporting, que soma 45. Oito pontos de distância, quando ainda faltam disputar-se três jornadas para o término da competição (9 pontos). Um ponto basta, por isso, às águias.

A BOLA irá acompanhar cada pormenor do embate entre gaienses e encarnadas, que poderá definir o vencedor do campeonato edição 2024/2025. Fique por aqui para uma tarde de emoções!

Boa tarde! Este pode ser um dia de decisão para a Liga feminina de futebol: o Benfica pode garantir hoje a revalidação do título nacional, bastando-lhe, para tal, pontuar esta tarde frente ao Valadares Gaia ou, em caso de insucesso, aguardar que, em jogo a disputar à mesma hora, o Sporting não vença o Clube Albergaria. Hoje poderá, por isso, haver campeãs.