SC Braga-Nacional: guerreiros no 3.º lugar provisoriamente

Luís Magalhães • 12:18 - 21.02.2025/ Atualizado: 22:20 - 21.02.2025

Bracarenses venceram pela margem mínima e assumem o pódio, pois o FC Porto apenas joga na segunda-feira. Madeirenses não foram capazes de criar perigo e podia ter perdido por mais

Triunfo justo do SC Braga que peca por escasso, pois criou oportunidades para fazer mais golos, mas foi desperdiçando. Golo solitário de Gorby que vai crescendo com qualidade na equipa fez toda a diferença e os guerreiros sobem ao 3.º lugar da Liga, mesmo que de forma provisória. Nacional não conseguiu criar reais lances de perigo, apresentando-se de forma bem tímida na Pedreira.

90+5'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90+3'
Substituição

Víctor Gómez sai do campo e é substituído por João Ferreira numa substituição tática.

90+2'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 4 minuto(s).

90+1'

Racic a ficar com a sobra, após um pontapé de canto, mas a falhar o remate que saiu fraco.

85'
Substituição

Luís Esteves sai do campo e é substituído por Dyego Sousa numa substituição tática.

83'

Gabri Martínez arrancou sozinho, levou o esforço até ao fim, rematou, mas foi intercetado e Lucas França agarrou sem problemas.

81'

O jogo é reiniciado.

80'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão.

79'
Amarelo

Chiheb Labidi comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

77'
Amarelo

Uros Racic comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

76'
Substituição

João Moutinho sai do campo e é substituído por Diego Rodrigues numa substituição tática.

76'
Substituição

Ricardo Horta sai do campo e é substituído por Uros Racic numa substituição tática.

70'
Amarelo

Matheus Dias comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

69'
Substituição

Ismael Gharbi sai do campo e é substituído por Gabri Martínez numa substituição tática.

68'

Primeiro Gharbi com mais um remate que foi bloqueado, a bola sobra para Ricardo Horta que tentou alvejar a baliza do Nacional, mas sofreu um desvio e foi para fora.

7.872 espectadores no Estádio Municipal de Braga.

65'
Substituição

Daniel Penha sai do campo e é substituído por Chiheb Labidi numa substituição tática.

64'

Saída rápida para o ataque dos guerreiros, com Roger a levar o lance até ao fim, a rematar de pé esquerdo, mas fácil para Lucas França agarrar.

63'

Nacional procura ter mais bola, mas não se consegue aproximar com perigo da baliza do SC Braga.

55'

O jogo é reiniciado.

55'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão.

54'

Mais uma tentativa de muito longe do Nacional, por Matheus Dias, e novamente para fora.

50'

Luís Esteves a rematar de muito longe e a bola a sair ao lado.

47'

O jogo é reiniciado.

47'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão.

46'
Substituição

Fuki Yamada sai do campo e é substituído por Paulinho Boia numa substituição tática.

46'
Substituição

Bruno Costa sai do campo e é substituído por Isaac Tomich numa substituição tática.

46'

Início da segunda parte.

Resultado justo ao intervalo, pois o SC Braga criou algumas oportunidades, podendo ter saído com o resultado ainda mais dilatado. Logo a abrir, Roger isolado permitiu o corte e na sequência, Gharbi enviou a bola ao poste. Depois falharam El Ouazzani e novamente Gharbi. Até que o jovem médio, Gorby, subiu e após alguma confusão foi o mais esclarecido para colocar a bola no fundo das redes da baliza à guarda de Lucas França e colocar os guerreiros em vantagem. O Nacional teve duas aproximações com relativo perigo e ambas por Dudu, mas Hornicek opôs-se a ambas com qualidade.

45+2'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

45+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 1 minuto(s).

43'

Dudu conduziu da esquerda para o centro, rematou forte e Hornicek a fazer uma grande defesa.

41'

Bela jogada de Roger, com a bola a sobrar para Gharbi que rematou, mas contra a muralha defensiva do Nacional.

38'

Golo! SC Braga! Após alguma confusão, junto da baliza do Nacional, a bola acaba por sobrar para Gorby que não perdeu tempo em rematar para inaugurar o marcador e colocar os guerreiros em vantagem no encontro.

37'

Grande passe de Gorby, a encontrar Ismael Gharbi solto entre linha, o espanhol virou-se para a baliza e rematou de pronto, obrigando Lucas França a fazer uma defesa de recurso.

30'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão.

25'

Na sequência do canto, a bola ficou a sobrar no meio da área e valeu um grande corte de Paulo Oliveira para evitar a finalização do jogador do Nacional.

24'

Dudu foi lançado pelo flanco direito do ataque do Nacional, correu até ao fim, rematou, mas Hornicek opôs-se com qualidade, defendendo para canto.

19'

Aproximação tímida dos insulares à baliza de Lukas Hornicek, o remate de Daniel Penha saiu para fora.

16'

Guerreiros dominam a posse de bola, mas o ritmo já baixou e mantém-se o nulo.

10'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão.

9'

Boa jogada dos guerreiros, com o cruzamento rasteiro de Roger, mas El Ouazzani falha a amenda, pois tentou com um toque de calcanhar e não acertou na bola.

4'

Roger lançado em velocidade ficou isolado, mas permitiu que Zé Vítor bloqueasse o remate. Na insistência, Gharbi remata em arco e bola no poste.

1'

O Nacional sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

Equipas recolhem aos balneários para colocarem os equipamentos de jogo. Faltam cerca de 15 minutos para o apito inicial.

Restantes jogadores sobem ao relvado para o aquecimento. Ainda pouca gente nas bancadas.

A chuva deu umas tréguas, no Minho, neste exato momento, quando as bancadas ainda estão despidas no Estádio Municipal de Braga.

Guarda-redes de ambas as equipas já estão no relvado, a realizarem os habituais exercícios de aquecimento.

Nacional (treinador): Tiago Margarido

Nacional (suplentes): Rui Encarnação (1), João Aurélio (2), Rúben Macedo (7), Labidi (15), André Sousa (18), Isaac Tomich (23), Léo Santos (34), Dyego Sousa (89) e Paulinho Bóia (98)

Nacional (titulares): Lucas França (37); Gustavo Garcia (22), Ulisses Rocha (4), Zé Vítor (38) e Arvin Appiah (70); Luís Esteves (10) C, Matheus Dias (88) e Daniel Penha (17); Fuki (71), Dudu (99) e Bruno Costa (8)

SC Braga (treinador): Carlos Carvalhal

SC Braga (suplentes): Tiago Sá (12), Robson Bambu (3), Uros Racic (10), João Ferreira (13), Adrián Marín (19), Diego Rodrigues (50), Yan Said (59), Gabri Martínez (77) e João Vasconcelos (80)

SC Braga (titulares): Lukas Hornicek (91); Víctor Gómez (2), Paulo Oliveira (15), Bright Arrey-Mbi (26) e Francisco Chissumba (55); João Moutinho (8) e Gorby (29); Roger Fernandes (11), Ricardo Horta (21) C e Ismael Gharbi (20); El Ouazzani (9)

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro); Assistentes: Tiago Costa e Sérgio Jesus; 4.º Árbitro: Fábio Melo; VAR/AVAR: Hélder Malheiro e Gonçalo Vaz Freire

Já há equipas oficiais!

Eis a projeção de Tiago Margarido, técnico no Nacional, à deslocação ao Minho:

Recorde a antevisão de Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, ao encontro desta noite:

Há cerca de cinco meses (20 de setembro de 2024), as duas equipas defrontaram-se na Choupana, por ocasião da 6.ª jornada da Liga. Um jogo que foi extremamente equilibrado e cujo resultado final até nem foi condizente com a produção das duas equipas. Ainda assim, para a história, ficou, obviamente, o desiderato: 3-0 para o SC Braga, com golos de Sikou Niakaté, Bruma e Amine El Ouazzani.

O Nacional também tem um fator de motivação acrescido para o jogo desta noite: se não perderem, os insulares chegarão ao terceiro encontro consecutivo a pontuar na Liga, algo que nunca aconteceu na época em curso. Na 17.ª e 18.ª rondas, os madeirenses venceram FC Porto (2-0) e Aves SAD (3-1), mas cederam no jogo seguinte, perdendo com o Sporting (0-2). Agora, a formação de Tiago Margarido vem de uma vitória - Farense (2-0) - e de um empate - Estoril (2-2) -, pelo que uma não derrota esta noite significará a maior série de invencibilidade em 2024/2025.

O SC Braga está na melhor fase da época no que concerne aos jogos do campeonato. Os arsenalistas não perdem desde a 16.ª jornada, altura em que foram surpreendidos pelo Casa Pia (1-2). Estávamos a 29 de dezembro de 2024, o que significa que o presente ano civil tem sido sempre a somar: cinco vitórias - Benfica (2-1), Estrela da Amadora (1-0), Boavista (3-0), Moreirense (2-1) e Gil Vicente (2-0) - e apenas um empate, precisamente na última jornada, no terreno do Vitória de Guimarães (0-0).

Já o Nacional entrará em campo com alguma margem relativamente aos lugares perigoso. A formação orientada por Tiago Margarido encontra-se no 13.º lugar da tabela classificativa, com 23 pontos, mas tem apenas mais 4 que o Aves SAD, clube que está em posição de play-off. Importa, pois, aos madeirenses somarem pontos em Braga para conseguirem manter a (relativa) almofada que têm para a zona baixa.

O SC Braga chega a esta partida no 4.º lugar, com 44 pontos, tendo até um aliciante extra: a possível subida ao pódio. Os comandados de Carlos Carvalhal estão a apenas 2 pontos do FC Porto, pelo que em caso de triunfo esta noite ultrapassam os dragões. E isso significará que passarão, pelo menos, o fim de semana no 3.º posto. Afinal, os azuis e brancos jogam apenas na próxima segunda-feira, no caso, diante do Vitória de Guimarães. Ou seja, até poderemos ter, por ironia do destino, os bracarenses a torcerem pelos... vimaranenses. Algo que não deixa de ser curioso se tivermos em linha de conta a rivalidade histórica que existe entre os dois emblemas.

A 23.ª jornada da Liga abre na noite deste sexta-feira, com o duelo entre SC Braga e Nacional. A partida está agendada para as 20.15 horas e terá como palco o Estádio Municipal de Braga. A BOLA já está no anfiteatro minhoto e vai contar-lhe tudo sobre este duelo entre bracarenses e madeirenses. E tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!