Siga o Portugal vs Brasil em direto
O Brasil 'massacrou' Portugal e marcou cinco golos sem resposta, numa noite fria e inglória para as Navegadoras, no Estádio Municipal de Aveiro. As craques canarinhas brilharam mais, perante muitos os muitos adeptos brasileiros nas bancadas, que fizeram a festa no fim do jogo.
Fim do jogo: Portugal 0-5 Brasil
Portugal faz as últimas substituições do jogo: saem Tatiana Pinto e Diana Gomes; entram Inês Meninas (estreia na seleção) e Raquel Ferreira.
Riem Hussein dá três minutos de compensação.
Golo do Brasil! E vão 5! Bia Zaneratto não treme, manda a bola para o lado contrário de Inês Pereira e festeja 'à Cristiano Ronaldo', à frente dos adeptos portugueses (mas também de muitos brasileiros).
Penálti para o Brasil!
Agora é a vez de Francisco Neto mexer: saem Andreia Jacinto e Lúcia Alves; e entram Andreia Faria e Maísa Correia.
No Brasil, sai Ludmilla (e leva amarelo por ter saído pelo lado errado), para dar lugar a Bruninha.
Andreia Jacinto remata com perigo!! Mas a baliza saiu por cima da trave da baliza do Brasil.
Jogo parado. Ana Capeta está no chão, depois de ter sido atingida na cabeça por Tarci.
Estão 15.323 espetadores no Estádio Municipal de Aveiro!
Brasil chega ao quarto, num golo construído por duas jogadoras 'acabadinhas' de entrar. Luany bateu o canto pela esquerda, no primeiro toque na bola; e Isabela cabeceou para dentro da baliza, igualmente, no primeiro toque que deu na bola.
Tripla substituição na seleção brasileira: saem Yasmin, Tainá Maranhão e Gabi Zanotti; entram Isabela, Bia Zaneratto e Luany.
Portugal volta a sair com muito perigo para o contra-ataque, em superioridade numérica; mas, desta vez, Ana Capeta perdeu-se com a bola...
Tempo de alteração em Portugal: sai Jéssica Silva e entra Beatriz Fonseca.
Portugaaaaal quase quase quase a chegar ao golo... Ana Capeta muito se esforçou, mas não conseguiu chegar à bola, após um cruzamento rasteiro de Andreia Jacinto. Foi a melhor oportunidade do jogo para Portugal.
Lele sacudiu!
Portugal ganha um pontapé de canto e as bancadas animam-se!
Arthur Elias promove duas alterações: entram Ary Borges e Yaya; para as saídas de Duda Sampaio e Brena
Jogo parado. Jéssica Silva está lesionada.
Brasil volta a entrar na segunda parte muito mais forte as Navegadoras não conseguem ter posse de bola nem sair para o ataque. Só dá mesmo Brasi.
Primeiro lance de perigo da segunda parte: adivinhe-se... com Ludmila a ultrapassar Catarina Amado pelo lado direito. Perigo sacudido na área de Portugal.
Francisco Neto promoveu uma alteração ao intervalo, ao tirar Carolina Santiago e lançar Ana Capeta.
Arranca o segundo tempo!
Intervalo (0-3): O Brasil asfixiou Portugal, neste primeiro tempo, e aproveitou bem as fragilidades da turma orientada por Francisco Neto, que foi muito facilmente apanhada em contrapé. As Navegadoras revelam ser muito sensíveis a bolas nas costas e acabaram por sofrer três golos, após três incursões rápidas das jogadoras brasileiras pelo lado direito - que parece, numa perspetiva, o ponto fraco da seleção das quinas; e, noutra, o ponto forte das canarinhas.
Riem Hussein dá dois minutos de compensação.
Volta a chover com intensidade em Aveiro.
E agora sim está feito o terceiro! E ninguém está espantado: mais um golo que nascei pelo lado direito. Desta vez foi Dudinha a encostar, após mais uma grande arrancada de Ludmila.
Mais uma grande 'parada' de Inês Pereira, após mais um remate de Tainá Maranhão. Desta vez o perigo surgiu pelo lado esquerdo.
Mais um lance de perigo do Brasil, construído a partir do lado direito. Desta vez, o cabeceamento saiu ao lado da baliza.
Portugal tenca o canto à maneira curta, mas não consegue sequer meter a bola na área do Brasil.
Yasmin atira por cima, num livre frontal à baliza de Portugal...
Remate fraco de Carolina Santiago para as mãos de Lele, depois de as Navegadoras conseguirem sair bem para o contra-ataque.
Grande defesa de Inês Pereira, a negar o terceiro do Brasil, após um remate de Tainá Maranhão dentro da área de Portugal. A guarda-redes portuguesa defendeu para canto.
Lúcia Alves à malha lateral! Portugal aproveita as poucas oportunidades que tem para rematar à baliza do Brasil.
O Brasil sufoca Portugal e conquista dois pontapés de canto seguidos.
Mais um Golo do Brasil! Desta foi Ludmila, que arrancou pelo lado direito, após um passe em profundidade de Gabi Zanotti.
Francisco Neto e Arthur Elias aproveitam para dar indicações às suas jogadoras. Depois de um início de jogo frenético de Brasil, Portugal tem agora tempo para respirar.
Jogo parado. Lúcia Alves e Tainá Maranhão lesionaram-se a dividir um lance.
Tarci leva amarelo, após falta no meio campo, sobre Fátima Pinto.
Carolina Santigo faz o primeiro remate de perigo de Portugal de fora de área! Mas Lele estava atenta e segurou.
Golo do Brasil! As navegadoras nem tiveram tempo para entrar no jogo... Gabi Zanotti aproveitou o cruzamento de Dudinha, para marcar de cabeça, depois de uma jogada construída pelo lado direito.
Rola a bola no Municipal de Aveiro!
Já se cantaram os hinos. Tudo pronto para o início da partida!
Aí estão as protagonistas!
Noite chuvosa em Aveiro! As equipas estão prestes a subir ao relvado!
A alemã Riem Hussein é a árbitra da partida, assistida pelas suas compatriotas Anne Uersfeld e Melissa Joos. A portuguesa Ana Afonso é a 4.ª árbitra.
Jogadoras recolhem aos balneários! Faltam cerca de 15 minutos para o início da partida.
Este é o último teste do ano para ambas as seleções, que já se defrontaram em duas ocasiões no passado, com o Brasil a sorrir sempre: 4-0, em 2012; e 3-1, em 2016.
À semelhança de Portugal, o Brasil também vem de uma derrota - no caso, frente à Noruega.
Suplentes do Brasil: Lorena; Claúdia; Thais Lima; Bruninha; Isa Haas; Angelina; Isabela; Bia Zaneratto; Ary Borges; Mariza; Yaya e Luany
Suplentes de Portugal: Patrícia Morais; Sierra Cota-Yarde; Érica Cancelinha; Bárbara Lopes; Maria Alagoa; Dolores Silva; Andreia Faria; Maísa Correia; Beatriz Fonseca; Ana Capeta; Telma Encarnação; Inês Meninas e Raquel Ferreira
As jogadoras já aquecem!
Onze do Brasil: Lele; Tarci; Duda Sampaio; Yasmin (C); Dudinha; Brena; Gabi Zanotti; Ludmila; Fé Palermo; Thais Ferreira e Tainá Maranhão
Onze de Portugal: Inês Pereira; Catarina Amado; Lúcia Alves; Andreia Jacinto; Carolina Santiago; Jéssica Silva; Tatiana Pinto; Fátima Pinto; Carole Costa (C); Carolina Correia e Diana Gomes
As 𝟭𝟭 #Navegadoras que vão iniciar a partida contra o Brasil ⚔️ #FazHistória | #PORBRA #Navegadoras pic.twitter.com/j3cPgg1xPW
— Portugal (@selecaoportugal) December 2, 2025
Já há onzes!
Na antevisão ao jogo, as jogadoras demonstraram-se entusiasmadas por defrontarem uma das melhores seleções do mundo. Francisco Neto fala de um teste à «concentração» das suas jogadoras.
Portugal não poderá contar com Kika Nazareth, que se lesionou no jogo frente aos Países Baixos. A jogadora do Barcelona vai estar afastada dos relvados por um período a rondar as três semanas (falhando, assim, o jogo frente ao Benfica, da Liga dos Campeões).
Falta menos de uma hora para o arranque da partida! Portugal entra em campo, depois de ter pedido na última sexta-feira, frente aos Países Baixos, em Braga - também em jogo de preparação.
Boa tarde! A Seleção feminina de futebol recebe o Brasil, na noite desta terça-feira às 19h45, no Estádio Municipal de Aveiro, em jogo de preparação.