Polónia-Portugal em direto: apito final e vitória lusa em Varsóvia!

Afonso Santos • 16:17 - 12.10.2024/ Atualizado: 22:06 - 12.10.2024

Golos de Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e um autogo de Bednarek confirmaram mais três pontos para os lusos. Zielinksi marcou pela equipa da casa

88'

É goloooooo de Portugal! Autogolo de Bednarek resulta no 3-1!

Nuno Mendes - que exibição incansável do lateral - arrancou pela esquerda e quis assistir Diogo Jota, mas Bednarek meteu o pe´na bola e traiu Skorupski.

O golo de Zielinski que fez o 1-2 para a Polónia:

37'

Siiiii: Ronaldo faz o 2-0 para Portugal!

Jogada fantástica de Rafael Leão, que tem estado endiabrado, terminou com remate do avançado do Milan ao poste. E quem estava no sítio certo à hora certa para marcar na recarga? Ronaldo, pois claro, que fez certamente um dos golos mais fáceis da carreira.

Portugal marca primeiro num hino ao futebol!

Rúben Neves passou para a desmarcação de Bruno Fernandes na área, o médio, com toda a calma do mundo, serviu Bernardo Silva numa bandeja e o jogador do Man. City disparou para dentro da baliza.

A crónica do encontro:

Fica por aqui o acompanhamento em direto do jogo. Continue com o site de A BOLA para ver todas as reações, os destaques e a crónica deste encontro.

90+5'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

Fim do jogo: Portugal ainda apanhou susto, mas vence por 3-1 a Polónia.

Equipa das Quinas controlou o jogo praticamente de fio a pavio, com exceção de uma jogada aos 78' que resultou no golo de Zielinski. A Polónia ainda acreditou no empate, Portugal sofreu sem necessidade, mas um autogolo de Bednarek acabou por confirmar a vitória lusa. Para Portugal, marcaram primeiro Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.

Noutros destaques deste encontro, um adepto invadiu um campo e tirou uma fotografia com Ronaldo e Renato Veiga e Samu Costa fizeram as estreias pela seleção.

Portugal chega assim aos nove pontos no Grupo A1 da Liga das Nações.

Samu Costa faz assim a primeira internacionalização por Portugal.

90+1'
Substituição

Bernardo Silva sai do campo e é substituído por Samu numa substituição tática.

90+1'
Substituição

Bruno Fernandes sai do campo e é substituído por Otávio numa substituição tática.

90+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 4 minuto(s).

Desde Varsóvia, o enviado especial de A BOLA João Pimpim conta o que aconteceu com o autogolo de Bednarek:

Debandada geral dos adeptos polacos após o autogolo que resultou no terceiro para Portugal. Muitos saem indignados, após muito protestarem alegada grande penalidade a favor da Polónia, imediatamente antes do lance do 3-1.

88'
Amarelo

O árbitro não aceita queixas por parte de Lukasz Skorupski e mostra-lhe o cartão amarelo

88'
Golo

AUTO GOLO - Jan Bednarek atira a bola para a sua própria baliza!

88'

É goloooooo de Portugal! Autogolo de Bednarek resulta no 3-1!

Nuno Mendes - que exibição incansável do lateral - arrancou pela esquerda e quis assistir Diogo Jota, mas Bednarek meteu o pe´na bola e traiu Skorupski.

88'
Amarelo

O árbitro não aceita queixas por parte de Krzysztof Piatek e mostra-lhe o cartão amarelo

O golo de Zielinski que fez o 1-2 para a Polónia:

84'
Substituição

Sebastian Szymanski sai do campo e é substituído por Krzysztof Piatek numa substituição tática.

81'
Substituição

Pedro Neto sai do campo e é substituído por Nélson Semedo numa substituição tática.

Atenção Portugal! João Pimpim, enviado especial de A BOLA, conta o ambiente vivido no estádio após o golo polaco:

O golo da Polónia, um pouco inesperado tendo em conta o controlo que Portugal ia tendo da situação, teve o condão de despertar o público local. Pela primeira vez em todo o jogo, o som no estádio é ensurdecedor, a isso ajudando o facto de o teto do recinto estar fechado.

78'
Golo

G O O O O O L O - Piotr Zielinski coloca no fundo das redes de pé direito!

Portugal perdeu a atenção por uma jogada e deixou que o médio aparecesse completamente isolado na área, onde bateu com facilidade Diogo Costa.

76'
Substituição

Nicola Zalewski sai do campo e é substituído por Michael Ameyaw numa substituição tática.

76'
Substituição

Karol Swiderski sai do campo e é substituído por Kacper Urbanski numa substituição tática.

75'

Pedro Neto remata para o 3-0, mas Skorupski volta a mostrar toda a sua qualidade na defesa. Que grande exibição está a ter o guarda-redes do Bolonha, a impedir mesmo que a Polónia sofra uma goleada caseira.

75'

Estão 56854 espectadores no Estádio Nacional de Varsóvia a assistirem a uma 2.ª parte quase unidimensional: Portugal controla bem o jogo, mesmo sem bola, e a Polónia parece que já se foi abaixo animicamente.

João Pimpim, enviado especial de A BOLA a Varsóvia, conta o momento em que um adepto invadiu o relvado para chegar a Ronaldo:

No momento da substituição de Cristiano Ronaldo (e já lá vamos à decisão de Martínez), um adepto invadiu o campo, o enésimo nos últimos tempos. Conseguiu uma selfie com o ídolo e teve o condão de levar os adeptos a substituir os assobios com que iam brindando a estrela portuguesa por aplausos para o jovem 'herói'.

Posto isto, nota para uma novidade no 'estilo' de Martínez: entendeu, finalmente, que mais do que dar 90 minutos num jogo a CR7 e depois deixá-lo no banco no seguinte, a melhor opção, tendo em conta o bom momento do capitão e a apetência pelo golo que demonstra como nenhum outro na equipa (um golo em cada um dos três jogos nesta Liga das Nações), é mesmo fazê-lo jogar uma hora hoje em Varsóvia e, depois, outra, terça-feira em Glasgow, tendo em conta que estamos perante um calendário de jogos de três em três e Cristiano tem 39 anos, que serão 40 a 4 de fevereiro próximo. Touché, mister Martínez!

66'
Substituição

Maxi Oyedele sai do campo e é substituído por Jakub Moder numa substituição tática.

Saem de jogo dois dos melhores jogadores em campo: Ronaldo, que marcou, e Rafael Leão, que esteve nos dois golos portugueses e fez uma exibição cintilante.

Entram Diogo Jota, para jogar no centro do ataque, e Trincão para atuar como extremo.

63'
Substituição

Rafael Leão sai do campo e é substituído por Trincão numa substituição tática.

63'
Substituição

Cristiano Ronaldo sai do campo e é substituído por Diogo Jota numa substituição tática.

59'

Rafael Leão está imparável e quase faz uma assistência. Avançado correu 50 metros com a bola e ninguém o parou até que saísse um passe para Bruno Fernandes que, já na pequena área, rematou para nova defesa de Skorupski.

55'

Ronaldo e Bruno Fernandes desperdiçam o terceiro golo de Portugal.

Dalot descobriu Ronaldo com um grande passe a rasgar e o avançado, com tudo para marcar, preferiu surpreender tudo e todos e passou para Bruno Fernandes, que acabou por rematar por cima da baliza.

52'

Portugal controla o jogo a seu bel-prazer. Os jogadores sentem-se livres em campo, combinam bem uns com os outros, enquanto os polacos parecem cada vez mais isolados e sem ideias para causarem mossa na defesa adversária.

51'
Amarelo

Przemyslaw Frankowski puxa pela camisola ao jogador do team adversário e é advertido pelo árbitro.

46'

Início da segunda parte.

Walukiewicz sai ao intervalo na equipa polaca. O defesa já tinha um cartão amarelo e é substituído por Kiwior, defesa do Arsenal. É a única substituição feita ao intervalo.

Ao intervalo, tem a palavra João Pimpim, enviado especial de A BOLA a Varsóvia:

Está a demonstrar cada vez melhores resultados aquela que, nesta Liga das Nações, é a principal alteração da Seleção Nacional em relação ao Euro 2024. E ela foi notória em particular na primeira parte do Polónia-Portugal deste sábado: a inclusão de Pedro Neto na direita do ataque e o recuo e reposicionamento para zonas mais interiores e de maior construção e inteligência de Bernardo Silva. Naturalmente, são mudanças que levam tempo, mas que, neste caso, trazem resultados. A dinâmica da Seleção Nacional é notória de jogo para jogo e os primeiros 45 minutos em Varsóvia mostraram-no: mão cheia de jogadas de perigo, dois golos (Bernardo e Cristiano) e outros dois lances quase resultaram em cheio (Ronaldo ao poste e Bruno Fernandes, à beira do intervalo, de livre, a atirar ligeiramente ao lado). Longe de perfeita, esta foi uma boa primeira parte de Portugal

45+3'

Afinal foi Bruno Fernandes quem bateu o livre e a bola não passou longe do poste da baliza, no último lance da 1.ª parte.

45+3'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

45+2'
Amarelo

Sebastian Walukiewicz comete uma falta grave em Nuno Mendes e é admoestado. Ronaldo vai bater o livre direto.

45+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 1 minuto.

Não é só o ataque português que está bem afinado: Renato Veiga deixou o nervosismo no balneário e tem sido uma voz de comando na retaguarda, dando indicações aos colegas e cortando lances de perigo dos polacos. Está a ter uma estreia imaculada.

43'

Cristiano Ronaldo atira... contra Bruno Fernandes. O médio meteu-se à frente do remate do capitão, que parecia ir na direção da baliza.

40'

Szymanski atira para defesa segura de Diogo Costa, que tem sido um mero espectador na maior parte do jogo.

37'

Siiiii: Ronaldo faz o 2-0 para Portugal!

Jogada fantástica de Rafael Leão, que tem estado endiabrado, terminou com remate do avançado do Milan ao poste. E quem estava no sítio certo à hora certa para marcar na recarga? Ronaldo, pois claro, que fez certamente um dos golos mais fáceis da carreira.

37'
Golo

G O O O O O L O - Finalização fácil de Cristiano Ronaldo do Portugal encosta de pé esquerdo para a baliza deserta!

Foi o 13.º golo de Bernardo Silva pela seleção, à 96.ª internacionalização.

32'
Amarelo

Pedro Neto do Portugal recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.

João Pimpim, enviado de A BOLA a Varsóvia, conta como se viveu o golo dentro do estádio:

Fazia-se a onda no Estádio Nacional de Varsóvia, com cânticos bem audíveis «Polska! Polska!» e, de súbito, um silêncio de igreja: Bernardo Silva, bem servido por Bruno Fernandes, atira a contar. No topo, os cerca de 1000 adeptos portugueses fazem-se ouvir. Portugal vence, e bem, por 1-0. Apesar da boa réplica dos polacos, com personalidade e bom entendimento, a desenvolverem alguns lances interessantes e que já tinham posto em sentido a defesa lusa, a verdade é que os mais perigosos tinham pertencido à Seleção Nacional, em particular o remate de longe de Cristiano Ronaldo que acertara com estrondo no travessão, aos 11'.

Portugal marca primeiro num hino ao futebol!

Rúben Neves passou para a desmarcação de Bruno Fernandes na área, o médio, com toda a calma do mundo, serviu Bernardo Silva numa bandeja e o jogador do Man. City disparou para dentro da baliza.

26'
Golo

G O O O O O L O - Bernardo Silva remata em volei com o pé esquerdo para o fundo da baliza. Grande finalização!

23'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão.

20'

Nuno Mendes a cortar lance de perigo - foi um autêntico bombeiro o lateral! Bruno Fernandes perdeu a bola em zona proibida, Zielinski tentou isolar um coelga na área, mas Mendes esticou-se todo e conseguiu limpar o lance.

18'

Robert Lewandowski reclama com os colegas: quer a bola na frente. Mas a Polónia já sente dificuldades em cumprir o desejo do capitão, que até agora só deu... três toques na bola.

Assim soou 'A Portuguesa' em Varsóvia

Portugal defronta a Polónia na Liga das Nações



14'

Skorupski tira o pão da boca a Bruno Fernandes: Pedro Neto invadiu a área, perdeu a bola, mas Bruno recolheu-a e atirou com muita classe para o canto superior da baliza, mas chegou lá o guardião polaco. Já cheira a golo português em Varsóvia!

11'

RONALDO ACERTA COM ESTRONDO NA BARRA

Boa jogada de Portugal pela esquerda, Rafael Leão cruzou, um defesa acaba por pôr a bola na pequena área onde Ronaldo apareceu para rematar à trave. Mérito para Skorupski, que saiu da baliza muito bem e atrapalhou a ação do avançado português.

9'

Dalot faz o primeiro remate enquadrado do jogo.

Boa jogada de Portugal, com Rúben Neves a passar para Dalot, o lateral subiu no terreno e disparou para defesa atenta de Skorupski.

5'

Os adeptos polacos assobiam veementemente assim que Portugal começa a trocar a bola.

A primeira posse de bola portuguesa termina com um cruzamento de Rafael Leão diretamente para fora de campo.

4'

A Polónia já conta com duas aproximações perigosas à baliza de Diogo Costa: a equipa é agressiva, pressionante e não deixa Portugal ter bola.

2'

Zielinski bate um livre lateral para dentro da área com algum perigo, mas Diogo Dalot afastou o perigo de cabeça.

1'

O Polónia sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

A Polónia começa com bola e é desde já notório que Pedro Neto desce na ala direita para se juntar à linha defensiva portuguesa.

O hino nacional polaco é depois entoado com a emoção de mais de 50 mil vozes em uníssono.

Ouve-se agora A Portuguesa!

As equipas entram em campo e é realizada uma homenagem a Szczesny e a Krychowiak, que se reteriraram da seleção polaca.

Testemunho de João Pimpim, enviado especial de A BOLA a Varsóvia:

Ambiente tranquilo no Estádio Nacional em Varsóvia, mas só até ao momento do anúncio das equipas... Tudo normal com a celebração de todos os nomes polacos, alguma indiferança aos portugueses, até ao momento em que se ouviu: CRISTIANO RONALDOOO! Aí o ruído foi intenso, entre gritos de alegria e muitos «Siiiiiiiiiii», acompanhados de assobios e apupos. Uma certeza: CR7 não deixa ninguém indiferente. As bancadas estão praticamente cheias a 10 minutos do início do encontro. Está tudo pronto para o Polónia-Portugal, da 3.ª jornada do grupo A1 da Liga das Nações.

Κείμενο περιγραφής

(Foto: João Pimpim)

Os jogadores já recolheram aos balneários. Faltam 15 minutos para o apito inicial!

A Polónia que tem estado em boa forma a jogar em solo nacional, onde não perde desde setembro de 2022 (frente à Bélgica por 0-2). Está numa série de 10 jogos seguidos sem derrotas em casa, tendo ganho os últimos desses três jogos, à Turquia (2-1), à Ucrânia (3-1) e à Estónia (5-1).

No histórico de confrontos entre Portugal e Polónias, os lusos apresentam uma ligeira vantagem: cinco vitórias, três empates e três derrotas. A última vitória polaca neste duelo foi em 2006, num jogo em que Ronaldo foi titular.

Já acabou o outro jogo deste grupo A1 da Liga das Nações: a Croácia venceu, com reviravolta, a Escócia e igualou os seis pontos de Portugal, colando-se provisoriamente ao topo do grupo.

As duas equipam já entraram no relvado para fazerem os exercícios de aquecimento.

«É Portugal!»: muita festa no caminho dos adeptos portugueses até ao Estádio Nacional de Varsóvia

Portugal defronta a Polónia na capital polaca e os apoiantes da Seleção Nacional vão celebrando e mostrando o seu apoio



O grande confronto deste duelo será entre Lewandowski e Ronaldo, que poderão decidir o jogo para os dois lados. Esta época, já levam 23 golos entre si, para todas as competições.

Para além de Renato Veiga, outro jogador fará neste jogo a estreia internacional: Max Oyedele, médio de 19 anos do Légia Varsóvia, que fez a formação no Manchester United.

O jogo decorre no Estádio Nacional de Varsóvia, casa com pouco mais de 58 mil lugares, que estão hoje esgotados.

Portugal vai assim alinhar num 4x3x3, no qual se espera que Diogo Dalot e Nuno Mendes sejam preponderantes no apoio ofensivo, para esticarem a linha defensiva polaca. Rúben Neves poderá juntar-se à dupla de centrais para ajudar no início de construção e sendo Bruno Fernandes e Bernardo Silva os dois médios mais ofensivos, espera-se que daí surjam muitos passes perigosos para os avançados. Pedro Neto e Rafael Leão poderão tanto jogar abertos nos flancos como em terrenos mais interiores, dependendo do apoio dos laterais, e Ronaldo procurará causar dificuldades ao trio de centrais polacos.

Já a equipa de Michael Probierz apresenta-se em 3x5x2, mas deverá defender com uma linha de cinco atrás, com o recuo dos alas Frankowski e Zalewski. O centrais Walukiewicz, Bednarek e Dawidowicz serão uma presença imponente na defesa, tendo todos quase 1,90 metros de altura. Zielinski será a força criadora no meio-campo, para tentar alimentar o apetite voraz por golos de Lewandowski, assim como de Swiderski, que, com alguma surpresa, tirou o lugar no onze a Piatek.

As declarações de Roberto Martínez a pouco mais de uma hora antes do jogo:

Está assim confirmada a estreia de Renato Veiga pela seleção nacional. O jogador do Chelsea também fez a sua estreia em conferências de imprensa recentemente, onde recordou a falta de apostas que Rúben Amorim lhe concedeu no Sporting.

«Rúben Amorim decidiu não apostar em mim e fiz o meu percurso por fora»

Renato Veiga, polivalente jogador do Chelsea, recordou a passagem por Alvalade



JÁ É CONHECIDA A EQUIPA INICIAL DE PORTUGAL!

O onze inicial de Portugal: Diogo Costa, Dalot, Rúben Dias, Renato Veiga, Nuno Mendes; Rúben Neves, Bernardo Silva, Bruno Fernandes; Rafael Leão, Pedro Neto, Cristiano Ronaldo.

O onze da Polónia: Skorupski; Dawidowicz, Walukiewicz, Bednarek; Frankowski, Szymanski, Oyedele, Zielinski, Zalewski; Swiderski, Lewandowski.

O enviado especial de A BOLA a Varsóvia, João Pimpim, também encontrou-se com três adeptos de Erasmus que viajaram à capital polaca desde Vilnius, capital da Lituânia:

Portistas em Erasmus aproveitam para ir ver a Seleção e querem vitória «confortável»

Trio de adeptos está junto ao hotel onde se encontra a Seleção Nacional na Polónia



Recorde os três jogadores que Roberto Martínez não convocou para este duelo com a Polónia:

João Pimpim, enviado especial de A BOLA à Polónia, falou com um adepto que viajou 300km só para exibir um cartaz de Cristiano Ronaldo, na esperança que conhecer o craque, uma vez que não conseguiu bilhetes para o jogo:

Polaco leva Cristiano Ronaldo de cartão até ao hotel da Seleção

Cerca de uma centena de adeptos junta-se à porta do hotel onde se encontra a Seleção Nacional em Varsóvia, na Polónia, sobretudo para tentar ver Cristiano Ronaldo. É o caso de Kasper, que veio de Poznan com um Cristiano Ronaldo de cartão. Fez o modelo há 10 dias só para estar aqui à porta do hotel. Não conseguiu bilhetes para o jogo



Como se equiparam as seleções de Polónia e de Portugal nesta edição da Liga das Nações:

A loucura gerada pela chegada da seleção portuguesa ao hotel em Varsóvia:

Polacos em apoteose para receber Ronaldo e companhia

Várias dezenas de adeptos polacos marcaram presença junto ao hotel onde a Seleção vai ficar instalada e Cristiano Ronaldo, claro, foi o centro das atenções



Este encontro marca também o reencontro entre duas lendas do futebol mundial: Ronaldo e Robert Lewandowski.

Este jogo já foi marcado pelas viagens que muitos apaixonados do futebol fizeram até Varsóvia para verem a Seleção de Portugal e mais concretamente, Cristiano Ronaldo, tal como este jovem:

O jovem adepto com a camisola de Ronaldo no Sporting que fez 340 quilómetros para ver o craque



Boa tarde! Siga aqui tudo o que se vai passar no Polónia-Portugal, jogo da 3.ª jornada do Grupo A1 da Liga das Nações, que começa às 19.45 horas. Portugal quer somar a terceira vitória em três jogos e aproximar-se da qualificação para os quartos de final. Já a Polónia quer recuperar da derrota com a Croácia.