Nacional-Casa Pia: insulares dão passo (muito) importante rumo à permanência

Eduardo Pedrosa Marques • 11:41 - 16.03.2025/ Atualizado: 17:37 - 16.03.2025

Daniel Penha abriu o ativo para os insulares, Larrazabal empatou para os gansos, Paulinho Bóia e Joel Tagueu sentenciaram o triunfo dos alvinegros

Muito obrigado pela companhia que nos quis dispensar, caro leitor. Continue desse lado porque dentro de instantes vamos trazer-lhe toda a reportagem e também a crónica deste desafio.

FINAL DA PARTIDA!! NACIONAL 3 CASA PIA 1. Vitória muito importante dos insulares que, desta forma, chegam aos 29 pontos e ficam cada vez mais perto da permanência na elite nacional. Daniel Penha colocou os insulares em vantagem nos descontos da primeira parte, mas Larrazabal, logo após o reinício, empatou para os gansos. Num duelo extremamente disputado e muitas vezes bem jogado, foram os alvinegros que voltaram a ter arte para marcar - e logo por mais duas vezes: Paulinho Bóia (que tiro do avançado brasileiro) fez o 2-1, aos 60 minutos, e Joel Tagueu fechou as contas de desafio, a cerca de um quarto de hora do fim. O Casa Pia mantém o 7.º lugar da tabela classificativa, mas fica mais longe do Santa Clara, que está no 5.º posto, e ainda pode ver fugir o Vitória de Guimarães, atual 6.º classificado e que ainda joga esta noite, com a receção ao Estrela da Amadora.

90+7'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90+6'
Amarelo

O árbitro não aceita as queixas de Arvin Appiah e mostra-lhe o cartão amarelo

93'

Grande oportunidade para o Casa Pia! Remate exterior de Jérémy Livolant, mas Lucas França voou para negar o golo ao extremo francês dos lisboetas. Na recarga, Max Svensson ainda tentou a sua sorte, mas o desvio saiu ao lado do poste e, além disso, o espanhol estava em posição irregular.

90+1'
Substituição

Luís Esteves sai do campo e é substituído por André Sousa.

90+1'

O quarto árbitro mostra 6 minuto(s) de descontos

89'
Amarelo

O árbitro volta atrás para mostrar a Ruben Kluivert (Casa Pia) o cartão amarelo, por uma falta anterior.

88'

O jogo é reiniciado.

87'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

85'

O jogo é reiniciado.

85'
Substituição

Duplexe Tchamba sai do campo e é substituído por Max Svensson.

84'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

81'

O jogo é reiniciado.

80'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

75'

GOLO DO NACIONAL!! Lançamento de linha lateral efetuado por Gustavo Garcia e Joel Tagueu, no coração da área, aproveitou um ressalto para atirar forte, de pé direito, para o fundo das redes da baliza casapiana. 3-1.

75'

G O O O O O L O - Joel Tagueu coloca no fundo das redes de pé direito!

70'
Substituição

Paulinho Bóia sai do campo e é substituído por Fuki Yamada.

70'
Substituição

Daniel Penha sai do campo e é substituído por Matheus Dias.

70'
Substituição

Miguel Sousa sai do campo e é substituído por Henrique Pereira.

Larrazabal, aos 21 minutos, tentou abrir o ativo a favor do Casa Pia:

63'
Substituição

Isaac Tomich sai do campo e é substituído por Joel Tagueu.

63'
Substituição

Dudu sai do campo e é substituído por Rúben Macedo.

61'
Substituição

Cauê dos Santos sai do campo e é substituído por Cassiano.

60'

GOLO DO NACIONAL!! Belo remate de Paulinho Bóia, à entrada da área, sem que Patrick Sequeira tivesse hipótese de negar o golo ao avançado brasileiro dos insulares. 2-1.

60'

G O O O O O L O - Paulinho Bóia coloca no fundo das redes de pé esquerdo!

55'

Responde o Casa Pia! Assistência de Leonardo Lelo, no flanco esquerdo, e Miguel Sousa, no coração da área e completamente sozinho, rematou de primeira, de pé direito... para as nuvens! O camisola 14 dos gansos tinha obrigação de fazer bem melhor...

Paulinho Bóia, aos 15 minutos, testou a atenção de Patrick Sequeira:

54'

Grande oportunidade para o Nacional! Cruzamento da esquerda de Daniel Penha e desvio de Luís Esteves, junto à marca de penálti, com a bola a sair muito perto do poste esquerdo da baliza à guarda de Patrick Sequeira.

49'

GOLO DO CASA PIA!! Larrazabal, lançado em velocidade pelo flanco direito, fugiu à marcação contrária e, já dentro da área, rematou cruzado para o fundo das redes da baliza à guarda de Lucas França. Está feito o empate na Choupana. 1-1.

49'

G O O O O O L O - Gaizka Larrazabal marca de pé direito!

46'
Substituição

Rafael Brito sai do campo e é substituído por Andrian Kraev.

46'
Substituição

Korede Osundina sai do campo e é substituído por Jérémy Livolant.

46'

Início da segunda parte.

Korede Osundina, pouco depois, também ameaçou colocar os gansos na frente do marcador:

Cauê dos Santos, logo no minuto inaugural da partida, deu o primeiro sinal de perigo do Casa Pia:

INTERVALO! NACIONAL 1 CASA PIA 0. Numa primeira parte que começou a todo o gás, com várias aproximações de ambas as equipas às balizas contrárias, foi preciso esperar pelo período de compensação para assistirmos ao único golo do desafio até ao momento. Patrick Sequeira não teve uma saída propriamente feliz, não agarrando uma bola que parecia relativamente simples de encaixar, Isaac Tomich cruzou junto à linha final, do lado direito, Duplexe Tchamba efetuou o corte junto à linha de golo, mas Daniel Penha, na recarga, atirou de pé direito para o fundo das redes. Os insulares vão para o descanso em vantagem, os gansos terão de reagir na etapa complementar.

45+8'

O árbitro apita para o intervalo

50'

GOLO DO NACIONAL!! Jogada de insistência dos insulares no interior da área dos gansos e Daniel Penha, completamente sozinho à entrada da pequena área, rematou de pé direito para o fundo das redes da baliza à guarda de Patrick Sequeira, que no início do lance teve uma abordagem desajustada. 1-0.

45+4'

G O O O O O L O - Daniel Penha coloca no fundo das redes de pé direito!

45+1'

O quarto árbitro mostra 5 minuto(s) de descontos

45'
Amarelo

Cartão amarelo para Léo Santos.

44'

Tenta Isaac Tomich! Remate do jovem avançado brasileiro do Nacional, ainda de fora da área, à figura de Patrick Sequeira.

Depois de uma entrada incisiva de ambas as equipas, com algumas aproximações perigosas às balizas contrárias, o jogo passou a ser mais vezes disputado no setor intermediário e com vários duelos individuais que têm obrigado a algumas parangens.

42'

O jogo é reiniciado.

41'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

28'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

21'

Agora foi Lucas França a demonstrar atenção! Cruzamento da direita de Larrazabal e o guarda-redes brasileiro do Nacional foi ao relvado amarrar o esférico, impedindo que Pablo Roberto pudesse desviar.

15'

Segura Patrick Sequeira! Paulinho Bóia não se fez rogado a uma bola que lhe caiu à frente à entrada da pequena área e rematou de pronto, de pé direito, para uma intervenção segura do guarda-redes internacional pela Costa Rica que é dono e senhor da baliza do Casa Pia.

9'

O jogo é reiniciado.

8'

Corta João Goulart! Cruzamento da meia direita de Dudu e valeu ao Casa Pia a atenção do defesa-central, isto porque Isaac Tomich estava na zona da bola para tentar o desvio certeiro.

8'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

3'

Outra vez os gansos! Korede Osundina entrou na área pelo lado direito e rematou cruzado para bela defesa de Lucas França.

1'

Ameaça o Casa Pia! Cauê dos Santos fugiu à marcação contrária e, ainda de fora da área, rematou forte, de pé esquerdo, fazendo a bola passar ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Lucas França.

1'

Nacional sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro dá início à partida.

Início da partida!

Entram as três equipas no relvado da Choupana. Dentro de instantes será dado o apito inicial neste Nacional-Casa Pia.

João Pereira, técnico do Casa Pia, mexe duas pedras em relação à partida frente ao Sporting (1-3), da ronda passada: saem José Fonte e Jérémy Livolant, entram Ruben Kluivert e Korede Osundina.

Tiago Margarido, treinador do Nacional, faz três alterações relativamente ao jogo com o Benfica (0-3), da jornada anterior: saem Zé Vítor, Labidi e Fuki Yamada, entram Léo Santos, Daniel Penha e Isaac Tomich.

Casa Pia (treinador): João Pereira

Casa Pia (suplentes): Ricardo Batista (33), Max Svensson (9), André Geraldes (18), Khaly (23), Iyad Mohamed (24), Jérémy Livolant (29), Henrique Pereira (52), Andrian Kraev (89) e Cassiano (90)

Casa Pia (titulares): Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), Ruben Kluivert (3) e Duplexe Tchamba (2); Larrazabal (72), Miguel Sousa (14), Rafael Brito (17) e Leonardo Lelo (5) C; Korede Osundina (13), Cauê dos Santos (88) e Pablo Roberto (80)

Nacional (treinador): Tiago Margarido

Nacional (suplentes): Rui Encarnação (1), João Aurélio (2), Rúben Macedo (7), Chiheb Labidi (15), André Sousa (18), Francisco Gonçalves (33), Fuki Yamada (71), Matheus Dias (88) e Joel Tagueu (95)

Nacional (titulares): Lucas França (37); Léo Santos (34), Ulisses Rocha (4) e Djibril Soumaré (27); Gustavo Garcia (22), Daniel Penha (17), Luís Esteves (10) C e Arvin Appiah (70); Dudu (99), Isaac Tomich (23) e Paulinho Bóia (98)

Árbitro: Sérgio Guelho (AF Guarda); Assistentes: Andreia Sousa e Miguel Martins; 4.º Árbitro: Flávio Jesus; VAR/AVAR: Vasco Santos e João Morte

Já há equipas oficiais!

Recorde as projeções de Tiago Margarido e João Pereira, treinadores de Nacional e Casa Pia, respetivamente, ao encontro desta tarde:

O encontro desta tarde acarreta uma curiosidade que não deixa de ser digna de registo: Nacional e Casa Pia são duas das (apenas) quatro equipas que ainda não trocaram de treinador na presente edição da Liga. A estabilidade promovida por alvinegros (Tiago Margarido) e gansos (João Pereira) só encontra paralelo no Santa Clara (Vasco Matos) e no Estoril (Ian Cathro).

No jogo da primeira volta, no Estádio Municipal de Rio Maior, levou a melhor o Casa Pia. A 25 de outubro de 2024, por ocasião da 9.ª jornada da Liga, um golo solitário de Ruben Kluivert garantiu os três pontos à formação orientada por João Pereira.

Madeirenses e lisboetas vêm de resultados adversos, uma vez que ambos perderam na jornada anterior. O Nacional foi derrotado no Estádio da Luz, diante do Benfica (0-3), o Casa Pia baqueou na receção ao Sporting (1-3).

Olhando à tabela classificativa, as duas equipas entram em campo em situações completamente distintas. O Nacional, 13.º classificado (26 pontos), ainda está à procura da tranquilidade, o Casa Pia, 7.º colocado (36 pontos), não só já tem a permanência na Liga praticamente garantida como tem ainda ambições europeias. Afinal, em caso de vitória esta tarde, os gansos continuarão a 4 pontos de distância do Santa Clara, que está no 5.º posto (43), e que já venceu nesta ronda, no caso, ontem, na deslocação ao reduto do Gil Vicente (1-0).

A 26.ª jornada da Liga passa pela Pérola do Atlântico, mais concretamente pelo Estádio da Madeira, no Funchal, onde, a partir das 15h30, Nacional e Casa Pia medem forças num duelo que se prevê equilibrado e intenso. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!