Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto deste encontro, daqui a pouco publicaremos todas as reações, assim como a crónica deste jogo memorável.
Mónaco-Benfica: magia de Di María resulta em vitória preciosa para as águias
Encarnados querem subir na classificação, tendo pela frente uma equipa ainda invicta na 'Champions'
Fim do jogo: Mónaco 2-3 Benfica
Que jogo impróprio para cardíacos! O Mónaco foi a melhor equipa durante a maior parte do tempo, controlando o jogo por largos minutos inclusive quando jogava com um jogador a menos, fruto da expulsão de Singo. mas Di María voltou a levar o Benfica para a frente e indo até ao limite das forças, fez duas assistências mesmo no final, para transformar aquilo que seria uma derrota trágica, numa vitória muito celebrada.
Bem Seghir marcou primeiro (13’) e Pavlidis (48’) empatou ao aproveitar uma oferta do adversário. O Benfica ficou depois a jogar com mais um jogador, mas até foi o Mónaco quem controlou o jogo e marcou – o primeiro golo da carreira de Magassa (67’). Até que no final, Arthur Cabral (84’) e Amdouni (88’), que entraram na 2.ª parte, aproveitaram o brilhantismo de Di María para darem três preciosos pontos às águias.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Di María chega às 41 assistências na Liga dos Campeões e só está a uma de igualar o registo de Cristiano Ronaldo como o jogador com mais assistências de sempre na Champions! O compatriota do jogador do Benfica, Messi, tem 40.
O jogo é reiniciado.
Di María sai do campo e é substituído por Rollheiser numa substituição tática.
Denis Zakaria sai do campo e é substituído por George Ilenikhena numa substituição tática.
A segunda parte vai-se prolongar por mais 6 minuto(s).
Quando não marca assiste: Di María faz dois passes para golo em quatro minutos e, quase de certeza, dá a vitória ao Benfica! Amdouni foi o marcador do golo, com um excelente golpe de cabeça.
G O O O O O O L O - O Zeki Amdouni do Benfica marca um golo de cabeça.
Fredrik Aursnes sai do campo e é substituído por Leandro Barreiro numa substituição tática.
Empata o Benfica muito perto do final! Excelente cruzamento de Di María e Arthur Cabral atira-se com tudo para a bola, mas parece que esta ainda bate num defesa do Mónaco antes de entrar. A UEFA, no entanto, atribui o golo ao avançado brasileiro.
Arthur Cabral a voar 😍 #sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #ChampionsLeague #Monaco #SLBenfica #ESCChampions pic.twitter.com/LngkfN96it
— sport tv (@sporttvportugal) November 27, 2024
G O O O O O O L O - O Arthur Cabral do Benfica marca um golo de cabeça.
O Benfica tem poucos minutos para evitar a terceira derrota consecutiva na Liga dos Campeões. Se não o fizer, ficará muito próximo de cair para fora do top-24 da fase de liga.
Akturkoglu faz um remate completamente disparatado. Tem sido uma noite desinspirada para o turco.
Note-se que o Benfica não criou nenhuma oportunidade de golo desde que ficou em vantagem numérica, aos 58'.
Ao tirar Florentino de campo, Bruno Lage perdeu uma presença importante no centro do terreno, sobretudo a defender, e tal notou-se no golo sofrido já que Magassa surgiu completamente isolado para marcar.
Soungoutou Magassa faz o golo com um remate indefensável à entrada da área! O médio tinha entrado 10 minutos antes e, contra a corrente do jogo, o Mónaco volta para a frente do marcador, mesmo estando a jogar em desvantagem numérica. Foi ainda o primeiro golo da carreira do jovem de 21 anos.
Magassa volta a colocar o Mónaco na frente! 🔥#sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #ChampionsLeague #Monaco #SLBenfica #ESCChampions pic.twitter.com/6FdJNqH7Iu
— sport tv (@sporttvportugal) November 27, 2024
G O O O O O L O - Soungoutou Magassa marca de pé direito!
Bruno Lage arrisca e coloca Amdouni e Arthur Cabral na frente de ataque, tirando Pavlidis e o amarelado Florentino.
Florentino sai do campo e é substituído por Zeki Amdouni numa substituição tática.
Pavlidis sai do campo e é substituído por Arthur Cabral numa substituição tática.
O Benfica controla por completo a posse de bola e procura aproveitar a vantagem numérica para vencer o encontro.
Folarin Balogun regressa à competição após um mês e meio. O avançado norte-americano esteve a contas com uma luxação no ombro.
Eliesse Ben Seghir sai do campo e é substituído por Mohammed Salisu numa substituição tática.
Breel Embolo sai do campo e é substituído por Folarin Balogun numa substituição tática.
Wilfried Singo é expulso! O central vê o segundo cartão amarelo depois de disputar um lance aéreo com Pavlidis. O árbitro considerou que Singo carregou Pavlidis na cabeça com o braço.
Caio Henrique sai do campo e é substituído por Christian Mawissa numa substituição tática.
Lamine Camara sai do campo e é substituído por Soungoutou Magassa numa substituição tática.
Afinal não é golo do Benfica! Depois de acontecer o mesmo ao Mónaco, o Benfica também tem um golo anulado. Di María estava em fora de jogo no momento em que recebeu a bola, antes de fazer a assitência para Bah.
É a reviravolta do Benficaaaaaa!
Pavlidis próximo do bis! Cabeceamento muito perigoso do grego, que ´so não bisou devido a uma grande intervnção de Majecki.
Akliouche marca, mas o avançado estava em fora de jogo e o lance é anulado.
G O O O O O L O - Finalização fácil de Pavlidis do Benfica encosta de pé direito para a baliza deserta! Caio Henrique oferece o golo a Pavlidis, numa tentativa de atrasar para o guarda-redes, que também não fica bem na fotografia. Pavlidis nem teve de tocar na bola, antes de atirar para uma baliza deserta.
Pavlidis aproveita e empata a partida! 🔥#sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #ChampionsLeague #Monaco #SLBenfica #ESCChampions pic.twitter.com/8AXifoN2qq
— sport tv (@sporttvportugal) November 27, 2024
Embolo atira com estrondo ao poste!! Numa lance em que a defesa do Benfica foi muito passiva, Embolo recebe a bola na área, roda sobre Otamendi e remate com tudo ao poste da baliza de Trubin (que ainda deveestar a tremer).
Início da segunda parte.
Este encontro fica também marcado por um momento que ocorreu na troca de cumprimentos entre os jogadores, quando Trubin se recusou a cumprimentar o russo Golovin.
Intervalo: Mónaco 1-0 Benfica
O Mónaco chegou cedo à vantagem (13'), através de Ben Seghir, e com mérito, já que entrou muito melhor na partida. O Benfica respondeu e através dos pés de Di María esteve próximo do empate (37'), num lance em que só o guardião Majecki impediu o golo.
No entanto, Kokçu e Aursnes têm dificuldades em aparecer em jogo e Bah também não está a dar muito apoio ofensivo, devido às investidas que Caio Henrique e Ben Seghir fazem pelo seu flanco. Pavlidis também tem aparecido pouco e Carreras teve um pouco de sorte em não ser expulso com o segundo amarelo aos 41'.
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
A segunda parte vai-se prolongar por mais 3 minuto(s).
Muita polémica com o árbitro Rade Obrenovic neste momento: Carreras fez uma falta dura que lhe podia ter valido o segundo amarelo. Os jogadores do Mónaco reclamam muito e Zakaria e Kehrer vêm amarelos por causa disso. Pouco depois, Akturkoglu fez uma falta muito semelhante à de Carreras e já viu o amarelo, mas Singo também vê o cartão, por mais protestos.
O árbitro não aceita queixas por parte de Wilfried Singo e mostra-lhe o cartão amarelo
Kerem Akturkoglu do Benfica recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.
O árbitro mostra Denis Zakaria o cartão amarelo por conduta antidesportiva.
Di María tem sido o responsável pelas principais oportunidades de golo do Benfica.
No canto consequente, Di María cruzou para um cabeceamento muito perigoso de Otamendi que passou ligeiramente por cima da baliza monegasca.
Di María podia ter feito o empate! Ben Seghir faz um disparate de todo o tamanho e oferece a bola a Di María, que atirou pleno de intenção, mas permitiu uma excelente intervenção, com o pé, de Majecki.
As 🦅 perto do golo! #sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #ChampionsLeague #Monaco #SLBenfica pic.twitter.com/qmFy3lDH2T
— sport tv (@sporttvportugal) November 27, 2024
A frente de ataque do Benfica está muito isolada e os médios Kokçu e Aursnes não estão a conseguir dar o apoio necessário para a equipa poder circular a bola em torno da área do Mónaco. Há também uma tendência para fazer passes longos para Pavlidis e Di María.
Carreras remata e a bola desvia em Singo, fazendo depois um arco e passa muito perto da baliza do Mónaco. Por momentos, parecia mesmo que o Benfica ia empatar.
Cartao amarelo para Álvaro Carreras após uma forte entrada sobre o adversário.
Ben Seghir faz um remate perigoso à entrada da área, mas que passa por cima da baliza de Trubin. Florentino tem percorrido quilómetros para tentar tapar os espaços que surgem no meio-campo, que o Mónaco vai sabendo ocupar e aproveitar.
Florentino tem de ter cuidado... o médio já tem amarelo e acaba de fazer uma falta a parar um contra-ataque do Mónaco.
Atenção: adeptos do Benfica acendem algumas tochas, isto após funcionários das águias terem pedido aos fãs para não utilizarem engenhos pirotécnicos neste encontro.
Akturkoglu ganha bem a bola e avança no terreno, passa para Pavlidis e o grego, já na área, rapidamente perde a bola para Kehrer.
O Benfica responde bem à desvantagem e, pela primeira vez no jogo, aproxima-se da baliza de Majecki.
O que desperdiça Pavlidis... mas estava em fora de jogo. Num lance bem trabalhado, Di María descobre Akturkoglu na área e o turco deixou a bola para Pavlidis fazer um enorme disparate e disparar por cima da baliza. O lance foi, no entanto, anulado.
É golo do Mónaco! Num contra-ataque perfeito do Mónaco, que bateu muito bem a pressão do Benfica, Vanderson soltou-se na direita e atirou para defesa apertada de Trubin; a bola sobrou para Golovin que, de forma inteligente, ofereceu o golo para Ben Seghir.
Ben Seghir à segunda. #sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #ChampionsLeague #Monaco #SLBenfica #ESCChampions pic.twitter.com/DcwAMaQIOB
— sport tv (@sporttvportugal) November 27, 2024
G O O O O O L O - Eliesse Ben Seghir do Mónaco encosta com o pé direito. Uma finalização fácil para Eliesse Ben Seghir
Akliouche vai-se revelando um perigo para Carreras - o avançado guarda bem a bola antes de soltar em Zakaria, que remata para Trubin encaixar com facilidade.
O jogo é reiniciado.
O jogo é interrompido porque Vanderson ficou sem a chuteira.
O que desperdiça o Mónaco!
Ben Seghir apareceu no coração da área benfiquista para rematar na cara de Trubin, mas o marroquino acabou por atirar para fora, na tentativa de desviar a bola do guardião ucraniano. Respira de alívio o Benfica.
Dispara Di María!
No primeiro remate enquadrado do jogo, o argentino atirou com força de fora da área, mas à figura de Majecki.
Vanderson e Caio Henrique dão muito apoio ofensivo, permitindo que Ben Seghir e Akliouche se aproximem de Golovin, no apoio a Embolo. Assim, a linha atacante do Mónaco tem seis jogadores, o que exige a máxima atenção dos defesas e médios das águias.
Florentino vê um amarelo prematuro, após uma entrada forte sobre Embolo. Na disputa de bola, o médio pisou o avançado e o árbitro não hesitou em mostrar o cartão.
O Mónaco controla a bola nestes minutos iniciais, fazendo-a circular por todos os jogadores, incluindo o guarda-redes. O Benfica ainda não saiu a jogar do seu meio-campo.
O Benfica sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
Ouve-se agora o hino da Liga dos Campeões!
Uma estatística curiosa deste encontro: apenas um dos últimos 60 jogos do Mónaco nas competições da UEFA terminou sem golos.
O Mónaco que não venceu nenhum dos últimos sete encontros que fez contra equipas portuguesas; a última vez que isso aconteceu foi em 1997, frente ao Sporting (3-2).
As equipas já se vão alinhando no túnel de acesso ao relvado.
Florentino volta a ser titular pelo Benfica e hoje defronta uma equipa que bem conhece, já que representou o Mónaco em 2020/21, por empréstimo das águias. No entanto, nessa época, o médio fez apenas 11 jogos, nove deles enquanto suplente.
Bruno Lage fala da evolução de Florentino
Médio é o único 'sobrevivente' da primeira passagem do treinador pelo Benfica
A 25 minutos do apito inicial, os jogadores do Benfica voltam para os balneários e são aplaudidos pelos mutios adeptos das águias presentes no Estádio Luís II.
Adeptos do Benfica já se fazem ouvir no Mónaco
São esperados cerca de 1.000 adeptos dos encarnados para apoiarem a equipa diante dos monegascos
Os jogadores já vão realizando os habituais exercícios de aquecimento, enquanto as bancadas vão ficando bem compostas. Na Sportv Tv, Costinha faz uma revelação curiosa: «Vão estar mais adeptos do Benfica do que quando fui campeão com o Mónaco aqui em 2000.»
Bruno Lage revela valências do Mónaco
Monegascos estão no segundo lugar da Ligue 1
Este jogo terá uma presença especial de duas crianças: Diogo e Maria Inês, de 5 e 7 anos respetivamente, vêm ver o Benfica pela primeira vez. A mãe é de Guimarães e vive em Beausoleil, muito perto de Monte Carlo. Os irmãos que, como se pode ver pela imagem, esperam acabar a noite com uma camisola de Di María.
Ao recolher aos balneários, Bruno Lage foi muito aplaudido pelos adeptos benfiquistas já presentes no esádio.
Suplentes do Mónaco: Philipp Kohn, Yann Lienard, Jordan Teze, Eliot Matazo, Folarin Balogun, Christian Mawissa, Takumi Minamino, Kassoum Ouattara, George Ilenikhena, Mohammed Salisu, Joan Tincres, Soungoutou Magassa.
Duas curiosidades: o goleador Folarin Balogun volta aos convocados depois de uma ausência superior a um mês, motivada por uma deslocação do ombro; Joan Tincres também é convocado, depois de ter sido titular hoje à tarde, no jogo da Youth League com o Benfica, que as águias perderam.
Adi Hutter vai jogar em 4x2x3x1, com um trio de jogadores perigosíssimo, atrás do ponta de lança Embolo: Akliuoche traz velocidade, Golovin é forte nos passes a rasgar a defesa adversária e Ben Seghir é quiçá o mais fantasioso desta frente de ataque.
Equipa inicial do Mónaco: Radoslaw Majecki; Vanderson, Thilo Kehrer, Wilfried Singo, Caio Henrique; Denis Zakaria, Lamine Camara; Akliuoche, Golovin, Ben Seghir; Breel Embolo.
O Benfica deverá assim alinhar em 4x3x3, com Florentino a ser o médio mais recuado e Aursnes e Kokçu, à partida, à atuarem como médios interiores. Di María e Akturkoglu jogarão nas alas no apoio a Pavlidis, que procura o seu primeiro golo na Liga dos Campeões esta época. Atrás, a dupla de Tomás Araújo e Otamendi volta a ser aposta inicial no centro da defesa, relegando, mais uma vez, António Silva para o banco.
Os suplentes das águias: Samuel Soares, André Gomes, António Silva, Amdouni, Arthur Cabral, Leandro Barreiro, Schjelderup, Kaboré, Rollheiser, Nuno Félix, Bajrami, Tiago Parente.
Bruno Lage confirmou o onze à Sport TV e repete as mesmas escolhas que fez no jogo com o FC Porto, que o Benfica venceu por 4-1.
Equipa inicial do Benfica: Trubin; Alexander Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Carreras; Florentino, Kokçu, Aursnes; Di María, Pavlidis, Akturkoglu
🔴 O 𝗡𝗢𝗦𝗦𝗢 𝟭𝟭 para hoje! ⚪#ASMSLB • #UCL pic.twitter.com/VcNJk9zbjg
— SL Benfica (@SLBenfica) November 27, 2024
Entrada dos jogadores do Benfica no estádio do Mónaco
Jogadores foram aplaudidos por adeptos benfiquistas no estádio Luís II.
A localização espectacular do Estádio Luís II:
Os jogadores do Benfica chegam agora ao Estádio Luís II, a sensivelmente uma hora início do início do jogo.
Nas imediações do Estádio Luís II, funcionários do Benfica fazem um pedido aos seus adeptos para o clube evitar «sanções graves da UEFA».
As equipas chegam a esta fase em momentos diferentes na Champions. O Benfica está em risco de cair para fora do top-24 da classificação, o que resultaria numa eliminação da prova no final da fase de liga. As águias têm a obrigação de ganhar para ficarem numa posição mais tranquila e, sobretudo, reverterem o ciclo negativo que advém das derrotas com o Feyenoord e com o Bayern.
Depois deste encontro, as águias ainda vão defrontar Bolonha e Barcelona, em casa, terminando a fase de liga no terreno da Juventus.
Já o Mónaco está a fazer uma campanha exemplar, com destaque para a vitória sobre o Barcelona na 1.ª jornada; a equipa de Adi Hutter só não ganhou em casa do Dínamo Zagreb (2-2).
«Pressão de vencer faz parte de jogar pelo Benfica»
Águias obrigadas a um resultado positivo no Mónaco, para a Liga dos Campeões
Este jogo será arbitrado por Rade Obrenovic, jovem árbitro esloveno de apenas 34 anos.
Foto: IMAGO
Di María que hoje pode voltar a encontrar um dos clubes que mais vezes enfrentou na carreira. Quando atuava pelo PSG, jogou com o Mónaco 17 vezes e marcou seis golos. De resto, somou ainda 12 vitórias, 2 empates e somente 3 derrotas. O argentino que está em grande forma, tendo marcado 5 golos nos últimos 2 jogos.
«Ainda não faz sentido falar sobre a renovação de Di María no Benfica»
Luís Mateus, editor-executivo de A BOLA, comenta a possibilidade de o argentino permanecer na Luz depois desta época
Adeptos do Benfica já estão junto ao estádio Louis II
Este é apenas o terceiro encontro de sempre entre Benfica e Mónaco, as águias nunca perderam contra este adversário empatando a zeros no principado e ganhando por 1-0, com um golo de Anderson Talisca, na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2014/15.
Esta época, o Mónaco (31 golos em 16 jogos) não é uma equipa tão goleadora quanto a do Benfica (47 golos em 17 jogos), tanto que o seu melhor marcador tem somente quatro golos marcados em 16 jogos – Eliesse Ben Seghir. O goleador do Benfica, tem mais do dobro dos golos (nove) em menos jogos (12).
Bruno Lage assume importância de pontuar no Mónaco
Benfica defronta monegascos para a Liga dos Campeões
Os dados estatísticos de cada equipa, à entrada para este duelo:
Boa noite! Vamos seguir aqui tudo o que vai acontecer na difícil deslocação do Benfica ao terreno do Mónaco, a contar pela 5.ª jornada da Liga dos Campeões. A equipa do Principado ainda não perdeu na Champions e soma 10 pontos, mais quatro do que o Benfica, que depois de golear o Atlético Madrid em casa (4-0), somou derrotas com o Feyenoord e o Bayern.