Siga o Gil Vicente vs Casa Pia em direto
Muito obrigado pela companhia que nos ofereceu, caro leitor. Continue com A BOLA porque dentro de momentos iremos trazer-lhe a crónica, os destaques e a reportagem desta partida de encerramento da 31.ª jornada da Liga e que terminou com a vitória (2-1) do Gil Vicente sobre o Casa Pia.
FINAL DA PARTIDA! GIL VICENTE 2 CASA PIA 1. Os galos continuam na senda do seu sonho (o da Europa), os gansos mantêm-se na sua luta (a da permanência). Murilo abriu o ativo à passagem da meia hora, com um remate forte e colocado, no coração da área, mas Cassiano, no último suspiro da primeira parte, empatou a contenda, de grande penalidade — (suposta) falta de Zé Carlos sobre Pedro Rosas. Na etapa complementar, o domínio da formação orientada por César Peixoto deu frutos aos 73 minutos, quando Murilo, chamado à conversão de (mais) um castigo máximo — derrube de Pedro Rosas a Jonathan Buatu —, voltou a bater Patrick Sequeira e selou o triunfo dos minhotos. Com este resultado, o Gil Vicente chega aos 49 pontos e continua a dois do Famalicão (na luta pelo 5.º lugar, que pode dar acesso às pré-eliminatórias da Liga Conferência na próxima temporada), ao passo que o Casa Pia continua com os 26 pontos com que entrara para esta ronda e segue no 16.º e antepenúltimo posto da tabela, em lugar de play-off.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
O quarto árbitro mostra 6 minuto(s) de descontos
Chamado à conversão do castigo máximo, Murilo recolocou o Gil Vicente na frente do marcador (73'):
Dani Figueira do Gil Vicente vê cartão amarelo por perder tempo.
Eis o lance em que Pedro Rosas derrubou Jonathan Buatu, aos 70 minutos, e que redundou no penálti a favor do Gil Vicente:
Zé Carlos Ferreira sai do campo e é substituído por Antonio Espigares.
Murilo sai do campo e é substituído por Sergio Bermejo.
Jérémy Livolant sai do campo e é substituído por Clau Mendes.
Iyad Mohamed sai do campo e é substituído por Seba Pérez.
Cassiano sai do campo e é substituído por Lawrence Ofori.
Grande defesa de Patrick Sequeira! Passe de rotura de Murilo e Agustín Moreira, completamente isolado, rematou para uma excelente intervenção do guarda-redes costa-riquenho do Casa Pia.
O jogo é reiniciado.
Jonathan Mutombo está a sair com queixas físicas e é substituído por Hevertton Santos.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 6.439
Pedro Rosas sai do campo e é substituído por Abdu Conté.
João Marques sai do campo e é substituído por Dailon Rocha Livramento.
GOLO DO GIL VICENTE! Murilo, chamado à marcação do pontapé de penálti, rematou forte e colocado, junto ao poste direito, e fez o 2-1.
Penálti para o Gil Vicente! Cruzamento de Agustín Moreira, da esquerda, e Pedro Rosas puxou Jonathan Buatu, no interior da área. Os galos vão ficar a 11 metros de nova vantagem no marcador...
Que grande oportunidade! Cruzamento de Santi García, do lado direito, e cabeceamento de Marvin Elimbi a rasar o poste direito da baliza à guarda de Patrick Sequeira. O Gil Vicente ficou a milímetros de voltar à vantagem no marcador...
O Gil Vicente fica a pedir penálti! João Marques desviou, de facto, a bola com o braço, na sequência de um cruzamento de Murilo, do lado direito, mas o lance foi fora da área, pelo que o VAR não poderia intervir — o árbitro da partida não marcou falta, mandou jogar.
Que perigo! Remate forte de Gustavo Varela (que acabou de entrar em jogo) para defesa apertada de Patrick Sequeira, que tão pouco conseguiu amarrar o esférico.
Héctor Hernández sai do campo e é substituído por Gustavo Varela.
Martín Fernandez sai do campo e é substituído por Agustín Moreira.
Por cima! Remate de pé esquerdo de Jerémy Livolant, à entrada da área, com a bola a subir muito e a sair sem perigo para Dani Figueira.
Ainda que sem qualquer situação clara de finalização, a verdade é que o Gil Vicente reentra de forma afirmativa na partida e tem estado a dominar estes primeiros instantes da etapa complementar. O Casa Pia vai mantendo a boa organização defensiva para depois, se possível, explorar as transições ofensivas.
Início da segunda parte.
Chamado à marca dos 11 metros, Cassiano não perdoou e levou tudo empatado para o descanso:
INTERVALO! GIL VICENTE 1 CASA PIA 1. Não está (de todo) espetacular a partida que encerra a 31.ª ronda do campeonato. Os minhotos têm tido mais domínio, como seria de esperar, mas apenas à passagem da meia hora conseguiram desbloquear a bem organizada defensiva dos lisboetas: Murilo, no coração da área, agradeceu o desvio inadvertido de Cassiano, de cabeça e na sequência de um lançamento (longo) de linha lateral de Santi García, e abriu o ativo. Quando tudo parecia encaminhar-se para a vantagem gilista em tempo de descanso, eis que, já na compensação, o árbitro da partida apontou para a marca de penálti, entendendo que Zé Carlos tinha cometido falta sobre Pedro Rosas. Chamado à conversão do castigo máximo, Cassiano não vacilou e levou tudo empatado para os balneários. Veremos o que nos reserva a etapa complementar, sendo certo que o Gil Vicente precisa de vencer para continuar na luta pelo apuramento europeu, ao passo que o Casa Pia necessita dos três pontos para sair do lugar de play-off em que se encontra.
Eis o lance da grande penalidade assinalada pelo árbitro, já nos derradeiros instantes da primeira parte, por falta de Zé Carlos sobre Pedro Rosas:
O árbitro apita para o intervalo
GOLO DO CASA PIA! Cassiano, chamado à transformação do pontapé de penálti, bateu Dani Figueira e devolveu a igualdade ao marcador. 1-1.
G O O O O O L O - Cassiano do Casa Pia de pé direito marca o penalti. Dani Figueira esteve perto de defender.
PENÁLTI PARA O GIL VICENTE! Passe de rotura de João Marques e quando Pedro Rosas se preparava para ficar isolado perante Dani Figueira terá sido derrubado por Zé Carlos. O árbitro foi lesto a apontar para a marca dos 11 metros, falta a validação do VAR.
Por cima! Remate de Luís Esteves, à entrada da área, com a bola a ganhar demasiada altura e a não levar perigo a Patrick Sequeira.
Murilo, à passagem da meia hora, abriu desta forma o ativo a favor do Gil Vicente:
Cassiano deu o primeiro sinal de perigo do Casa Pia, logo aos 7 minutos:
O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos
Reage o Casa Pia! Pontapé de canto apontado por Gaizka Larrazabal, do lado direito, e cabeceamento de Pedro Rosas, ao segundo poste, muito por cima da barra da baliza defendida por Dani Figueira.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
GOLO DO GIL VICENTE! Lançamento longo (manual) de Santi García, a bola foi penteada ao primeiro poste e Murilo, ligeiramente mais atrás, em pleno coração da área, atirou para o fundo das redes da baliza à guarda de Patrick Sequeira. Os minhotos chegam à vantagem: 1-0.
Bom corte de André Geraldes! Cruzamento bem medido por Martín Fernández, da esquerda, a bola seguia na direção de Héctor Hernández, mas o capitão dos gansos estava atento e cedeu canto.
O jogo é reiniciado.
Cassiano falha o desvio! O Casa Pia chegou com perigo à baliza de Dani Figueira, mas o ponta de lança brasileiro não conseguiu enquadrar o cabeceamento para o fundo das redes, com a bola a sair ao lado do poste esquerdo.
Casa Pia sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Alteração de última hora no Gil Vicente: Facundo Cáseres lesionou-se e Zé Carlos Ferreira vai ser titular na equipa de César Peixoto.
Entram as três equipas no bem tratado relvado do Estádio Cidade de Barcelos. O final de tarde/início de noite está agradável no Minho e o anfiteatro gilista está bem composto de público. Dentro de instantes será dado o pontapé de saída deste embate que marca o encerramento da 31.ª jornada da Liga.
Casa Pia (treinador): Álvaro Pacheco
Casa Pia (suplentes): Ivan Mandic (95), Khaly (3), Abdu Conté (5), Dailon Livramento (10), Kevin Prieto (19), Tiago Morais (21), Seba Pérez (42), Lawrence Ofori (80) e Clau Mendes (99)
Casa Pia (titulares): Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), David Sousa (43) e André Geraldes (18) C; Gaizka Larrazabal (72), Iyad Mohamed (24), Rafael Brito (8) e Pedro Rosas (75); Jérémy Livolant (29), Cassiano (90) e João Marques (11)
Gil Vicente (treinador): César Peixoto
Gil Vicente (suplentes): Lucão (30), Zé Carlos Ferreira (6), Joelson Fernandes (11), Sergio Bermejo (17), Hevertton Santos (20), Agustín Moreira (27), Carlos Eduardo (29), Antonio Espigares (48) e Gustavo Varela (89)
Gil Vicente (titulares): Dani Figueira (99); Zé Carlos (2) C, Jonathan Buatu (39), Marvin Elimbi (4) e Jonathan Mutombo (45); Facundo Cáseres (5) e Luís Esteves (10); Murilo (77), Santi García (95) e Martín Fernández (32); Héctor Hernández (23)
Árbitro: Bruno Costa (AF Braga); Assistentes: Jorge Fernandes e João Pedro Morte; 4.º Árbitro: Gustavo Correia; VAR/AVAR: João Pinto e Rui Cidade
Já há equipas oficiais!
Eis a projeção de Álvaro Pacheco, técnico do Casa Pia:
Recorde a antevisão de César Peixoto, treinador do Gil Vicente:
O Casa Pia tem hoje uma excelente oportunidade para deixar o 16.º posto, o do play-off. Os gansos têm 26 pontos, menos dois do que o Estrela da Amadora, que ontem saiu derrotado (1-2) do duelo com o FC Porto. Ou seja, uma vitória dos gansos no Minho permitir-lhes-á trocar de posição com os tricolores.
O Gil Vicente tem de vencer para continuar a lutar pelo 5.º lugar, que pode dar acesso ao apuramento para as pré-eliminatórias da Liga Conferência na próxima temporada — cenário que apenas se verificará caso o Sporting derrote o Torreense na final da Taça de Portugal. Se o emblema do Oeste conquistar a prova rainha, então o 5.º posto do campeonato não dará acesso às provas internacionais na época 2026/2027. A formação orientada por César Peixoto viu o Famalicão derrotar (1-0), ontem, o Estoril, pelo que só uma vitória esta noite lhe permitirá voltar a ficar a 2 pontos do conjunto de Vila Nova.
O Casa Pia está bem pior e não ganhou vence há oito jogos: SC Braga (0-1), Santa Clara (0-0), Alverca (1-3), Benfica (1-1), Estrela da Amadora (0-4), Estoril (0-0), Moreirense (1-1) e Famalicão (0-2). A última vitória do emblema casapiano foi há quase dois meses e meio, a 14 de fevereiro. Nessa data, os gansos receberam e venceram o Arouca, por 3-2, com golos de Rafael Brito e Cassiano (2). Para os lobos da Serra da Freita marcaram Iván Barbero e Abdu Conté (na própria baliza).
Olhando à atualidade, não se trata propriamente do melhor dos momentos para as duas equipas. O Gil Vicente vem de uma derrota (0-1) no dérbi com o Vitória de Guimarães, sendo que na ronda anterior havia empatado (2-2) na deslocação ao reduto do Tondela. O último triunfo da formação gilista foi a 3 de abril, diante do Aves SAD: 3-0. Nesse embate, um bis de Gustavo Varela e um tento de Murilo selaram o triunfo dos minhotos.
Na primeira volta, no Estádio Municipal de Rio Maior, houve empate: 1-1. A 13 de dezembro de 2025, por ocasião da 14.ª jornada, Antonio Espigares marcou o golo que levou o Gil Vicente em vantagem para o intervalo, mas um tento de Kelian Nsona, já na etapa complementar, permitiu ao Casa Pia — então orientado por Gonçalo Brandão (que havia sucedido a João Pereira e que depois deixou o cargo aquando da chegada de Álvaro Pacheco) — resgatar um ponto.
Estamos na presença de duas equipas que têm realizado campanhas bastantes distintas, algo que, de resto, está bem expresso na tabela classificativa. Os minhotos têm estado sempre em lugares cimeiros, os lisboetas nunca conseguiram fugir do perigo.
O Gil Vicente segue firme na luta pela Europa, o Casa Pia pretende fugir aos lugares perigosos para conseguir alcançar o seu principal objetivo, ou seja, a permanência na elite nacional. Os galos estão obrigados a vencer para não deixarem fugir o Famalicão, os gansos precisam dos três pontos para aproveitarem a derrota do Estrela da Amadora.
Cai o pano sobre a jornada 31 da Liga. A partir das 20h15, Gil Vicente e Casa Pia medem forças no Estádio Cidade de Barcelos e A BOLA vai contar-lhe todas as incidências deste desafio. Tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!