Casa Pia-Rio Ave: gansos vencem jogo histórico com reviravolta

Eduardo Pedrosa Marques • 09:22 - 29.03.2025/ Atualizado: 17:29 - 29.03.2025

Tiago Morais adiantou os vila-condenses no marcador, mas Cassiano e Duplexe Tchamba consumaram o triunfo dos lisboetas. Catarina Campos com nota positiva na estreia absoluta de uma mulher a arbitrar um jogo do principal escalão do futebol português

FINAL DA PARTIDA!! CASA PIA 2 RIO AVE 1. Foi com reviravolta que os casapianos regressaram aos triunfos depois de três derrotas seguidas. Tiago Morais colocou os vila-condenses na frente do marcador, após assistência de André Luiz, mas Cassiano, ainda na primeira parte, teve nota artística elevada e empatou de calcanhar. Na etapa complementar, Duplexe Tchamba teve cabeça para consumar a remontada e oferecer três pontos aos gansos. Algo que, recorde-se, até esteve em perigo na parte final do desafio, mas Tiago Morais desperdiçou um penálti (falta de Ruben Kluivert sobre André Luiz), atirando ao poste direito da baliza defendida por Patrick Sequeira. Desta forma, a formação orientada por Petit somou o terceiro desaire consecutivo e os 29 pontos que tem ainda não dão descanso absoluto no que às contas pela permanência diz respeito. A nota final (ainda que não menos importante, aliás, antes pelo contrário) vai para Catarina Campos, que se tornou na primeira mulher a arbitrar um jogo do principal escalão do futebol português. A juíza realizou uma exibição bastante positiva e soube gerir a subida de intensidade do jogo na segunda parte, período em que foi obrigada a mostrar seis cartões amarelos - e um vermelho, no caso, para João Pereira, treinador do Casa Pia, devido a protestos.

90+7'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90+3'

O quarto árbitro mostra 5 minuto(s) de descontos

Cassiano, de calcanhar (!) empatou a partida aos 30 minutos:

TEMPO ADICIONAL MÍNIMO PARA ESTA SEGUNDA PARTE: 5 MINUTOS

90+1'
Amarelo

Cartão amarelo para Theofanis Bakoulas.

90+1'
Amarelo

Cauê dos Santos puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.

89'
Amarelo

Cartão amarelo para André Geraldes.

88'

João Pereira expulso! Logo após o penálti desperdiçado por Tiago Morais, Catarina Campos, árbitra da partida, foi ao banco do Casa Pia e expulsou o técnico dos gansos, que ter-se-á excedido nos protestos.

87'

ELE ACERTA NO POSTE - Tiago Morais assume a marcação, mas atira ao poste!

87'

DESPERDIÇA TIAGO MORAIS!! Chamado à conversão do castigo máximo, o número 11 do Rio Ave atirou ao poste esquerdo da baliza de Patrick Sequeira.

86'
Amarelo

Ruben Kluivert vê o cartão amarelo por empurrar o adversário.

86'

Penálti para o Rio Ave! Catarina Campos entendeu que Ruben Kluivert derrubou André Luiz à margem das leis e apontou de imediato para a marca dos 11 metros.

Foi desta forma que Tiago Morais colocou o Rio Ave em vantagem, aos 21 minutos:

84'

Dupla substituição no Rio Ave, com as saídas de Marious Vrousai e Novais para as entradas de João Tomé e Bakoulas.

83'
Substituição

João Novais sai do campo e é substituído por Theofanis Bakoulas.

83'
Substituição

Marious Vrousai sai do campo e é substituído por João Tomé.

80'
Substituição

Gaizka Larrazabal sai do campo e é substituído por André Geraldes.

80'

Dupla substituição no Casa Pia, com as saídas de Larrazabal e Cassiano para as entradas de André Geraldes e Cauê dos Santos.

80'
Substituição

Cassiano sai do campo e é substituído por Cauê dos Santos.

75'
Substituição

Miguel Sousa sai do campo e é substituído por Iyad Mohamed.

75'
Substituição

Pablo Roberto sai do campo e é substituído por Henrique Pereira.

75'

Dupla substituição no Casa Pia, com as saídas de Pablo Roberto e Miguel Sousa para as entradas de Iyad Mohamed e Henrique Pereira.

73'
Substituição

Olinho sai do campo e é substituído por Karem Zoabi.

73'

Substituição no Rio Ave, com a saída de Olinho para a entrada de Karem Zoabi.

70'

Que perigo!! Livre direto de João Novais a rasar o poste esquerdo da baliza casapiana.

69'
Amarelo

Pablo Roberto (Casa Pia) é admoestado após ter feito várias faltas.

68'
Amarelo

Gaizka Larrazabal vê cartão amarelo por falta

Número oficial de espectadores: 1.206

66'

Reage o Rio Ave! Remate de meia distância de João Novais com a bola a passar perto do poste direito da baliza defendida por Patrick Sequeira.

Assim foi a homenagem de Casa Pia e Rio Ave a Catarina Campos, antes do apito inicial:

62'

GOLO DO CASA PIA!! Cruzamento de Leonardo Lelo e Duplexe Tchamba encosta para o fundo das redes da baliza rioavista. Está consumada a reviravolta no marcador. 2-1.

62'

G O O O O O O L O - Duplexe Tchamba (Casa Pia) marca um golo de cabeça.

59'
Substituição

Martim Neto sai do campo e é substituído por Brandon Aguilera.

59'

Dupla substituição no Rio Ave, com as saídas de Martim Neto e João Graça para as entradas de Brandon Aguilera e Kiko Bondoso.

59'
Substituição

João Graça sai do campo e é substituído por Kiko Bondoso.

56'

Substituição no Casa Pia, com a saída de Korede Osundina para a entrada de Jérémy Livolant.

56'
Substituição

Korede Osundina sai do campo e é substituído por Jérémy Livolant.

55'

Ameaça o Casa Pia! Larrazabal fugiu pelo corredor direito e, já dentro da área, rematou por cima da barra da baliza à guarda de Cezary Miszta.

46'

Início da segunda parte.

Início da segunda parte!

INTERVALO!! CASA PIA 1 RIO AVE 1. Além de histórico, pelo facto de ser o primeiro de sempre arbitrado por uma mulher (Catarina Campos), o duelo entre lisboetas e vila-condenses está extremamente interessante. De parada e resposta, com ambas as equipas sempre viradas para as balizas contrárias, o embate da 27.ª jornada da Liga teve dois golos nos primeiros 45 minutos: Tiago Morais inaugurou o marcador para os forasteiros (21'), Cassiano, de calcanhar (!), empatou para os visitados (30'). Os gansos acabaram por cima e até podiam ter passado para a frente, não fosse o tiro de Larrazabal ser devolvido pelo poste esquerdo da baliza de Cezary Miszta. Se os artistas continuarem inspirados, espera-se uma etapa complementar ainda melhor do que a primeira...

45+1'

O árbitro apita para o intervalo

38'

No ferro! Cruzamento da esquerda de Cassiano e Larrazabal, descaído para a direita, remata forte e de primeira, levando a bola a bater no poste esquerdo da baliza de Cezary Miszta. Os gansos ficaram à beira da reviravolta no marcador...

30'

GOLO DO CASA PIA!! Cruzamento da esquerda de Leonardo Lelo e Cassiano, de calcanhar (!), faz o empate em Rio Maior. 1-1.

30'

G O O O O O L O - Cassiano do Casa Pia encosta com o pé esquerdo. Uma finalização fácil para Cassiano

Assistência
Leonardo Lelo
Leonardo Lelo
27'

Grande oportunidade para o Casa Pia! Cruzamento rasteiro de Larrazabal, do lado direito, e Cassiano, já dentro da pequena área, não consegue o desvio por milímetros...

25'

Outra vez André Luiz a criar perigo! Assistência perfeita de João Novais e remate de primeira do extremo brasileiro, já dentro da grande área, para excelente defesa de Patrick Sequeira.

21'

GOLO DO RIO AVE!! Excelente trabalho de André Luiz para direita e assistência do brasileiro para Tiago Morais que, no coração da área, rematou de primeira para o fundo das redes da baliza contrária. 0-1.

21'

G O O O O O L O - Tiago Morais marca de pé esquerdo!

Assistência
André Luiz
André Luiz

Primeiro quarto de hora de equilíbrio. O Rio Ave, que vai tendo maior domínio, foi a única equipa que conseguiu rematar com relativo perigo: Olinho, logo aos três minutos, atirou a rasar o poste direito da baliza dos gansos.

Antes do apito inicial, Catarina Campos foi homenageada por Casa Pia e Rio Ave, tendo recebido uma camisola de cada um dos clubes. Depois disso, também a presidente da Liga, Helena Pires, bem como o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Luciano Gonçalves, distinguiram a árbitra deste encontro pelo feito histórico alcançado.

Κείμενο περιγραφής
3'

Primeiro sinal de perigo do Rio Ave! Remate de Olinho, em zona frontal, com a bola a passar perto do poste esquerdo da baliza à guarda de Patrick Sequeira.

3'

Casa Pia sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro dá início à partida.

Já Petit, técnico do Rio Ave, mexe em quatro peças relativamente à partida frente ao Benfica (2-3): saem Demir Tiknaz, Brandon Aguilera, Clayton e Kiko Bondoso, entram Martim Neto, João Novais, João Graça e Tiago Morais.

João Pereira, treinador do Casa Pia, procede a três mudanças no onze tendo como termo de comparação o encontro da ronda anterior, diante do Nacional (1-3): saem João Goulart, Rafael Brito e Cauê dos Santos, entram José Fonte, Andrian Kraev e Cassiano.

Catarina Campos (árbitra), Andreia Sousa e Vanessa Gomes (assistentes) já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado do Estádio Municipal de Rio Maior. Daqui a sensivelmente um quarto de hora, será dado o apito inicial neste Casa Pia-Rio Ave e Catarina Campos entrará eternamente na história do futebol português por ser a primeira mulher a dirigir um jogo do principal escalão nacional:

O aquecimento da equipa de arbitragem liderada por Catarina Campos

Na estreia absoluta de uma mulher a dirigir jogos do principal escalão masculino, Catarina Campos vai ser assistida por Andreia Sousa e Vanessa Gomes



Entram também os jogadores do Rio Ave para aquecimento.

Κείμενο περιγραφής

Os guarda-redes de Casa Pia e Rio Ave já aquecem no relvado do Estádio Municipal de Rio Maior. A tarde está agradável, o sol brilha nesta cidade ribatejana e o tapete verde para estar boas condições para a prática do futebol.

Κείμενο περιγραφής

Rio Ave (treinador): Petit

Rio Ave (suplentes): Matheus Teixeira (95), Nelson Abbey (4), Vítor Gomes (8), Karem Zoabi (14), Brandon Aguilera (16), Kiko Bondoso (19), João Tomé (20), Theofanis Bakoulas (29) e Konstaninos Kostoulas (82)

Rio Ave (titulares): Cezary Miszta (1); Marious Vrousai (17), Andreas Njod (3), Jonathan Panzo (2) e Omar Richards (98); João Graça (21), João Novais (6) C e Martim Neto (76); Olinho (80), André Luiz (7) e Tiago Morais (11)

Casa Pia (treinador): João Pereira

Casa Pia (suplentes): Ricardo Batista (33), João Goulart (4), Fahem Benaissa (12), André Geraldes (18), Khaly (23), Iyad Mohamed (24), Jérémy Livolant (29), Henrique Pereira (52) e Cauê dos Santos (88)

Casa Pia (titulares): Patrick Sequeira (1); Ruben Kluivert (3), José Fonte (6) C e Duplexe Tchamba (2); Larrazabal (72), Miguel Sousa (14), Andrian Kraev (89) e Leonardo Lelo (5); Korede Osundina (13), Cassiano (90) e Pablo Roberto (80)

Árbitra: Catarina Campos (AF Lisboa); Assistentes: Andreia Sousa e Vanessa Gomes; 4.º Árbitro: Fábio Veríssimo; VAR/AVAR: André Narciso e Nuno Pires

Já há equipas oficiais!

Foi desta forma que Petit, técnico do Rio Ave, anteviu o jogo desta tarde:

Recorde a projeção feita por Alexandre Santana, treinador-adjunto do Casa Pia:

Mas Casa Pia e Rio Ave também já se encontraram esta época em Rio Maior, palco do jogo desta tarde. A 12 de janeiro do presente ano civil, os rioavistas derrotaram os gansos por 3-1, num encontro relativo aos oitavos de final da Taça de Portugal. Kiko Bondoso, Clayton e Tiago Morais marcaram para a equipa (já) orientada por Petit, Henrique Pereira descontou para a formação de João Pereira.

Este será o terceiro duelo entre Casa Pia e Rio Ave na presente temporada. Na primeira volta da Liga, em Vila do Conde, houve empate (2-2). Nessa partida, realizada a 2 de novembro de 2024, Luís Freire ainda era o treinador dos nortenhos, cujos tentos foram apontados por Clayton (que hoje ficará de fora devido a castigo) e Martim Neto. Para os gansos faturaram Nuno Moreira (que entretanto já deixou o clube e rumou aos brasileiros do Vasco da Gama) e Cassiano.

O emblema da Caravela... também não está muito melhor. O Rio Ave vem de dois desaires consecutivos - Benfica (2-3) e Famalicão (0-1), pelo que também tem necessidade de voltar a vencer. Até porque, mesmo estando em zona relativamente segura, o conjunto vila-condense ainda não fechou definitivamente as contas da permanência.

O último jogo dos gansos foi no passado dia 16, na Madeira, diante do Nacional. Daniel Penha adiantou os da casa no marcador, Larrazabal ainda empatou para os lisboetas, mas Paulinho Bóia e Joel Tagueu sentenciaram o triunfo dos insulares (3-1).

O conjunto lisboeta está numa série de três derrotas consecutivas - Nacional (1-3), Sporting (1-3) e Vitória de Guimarães (0-1) -, igualando o registo das primeiras jornadas deste campeonato, nas quais tinha sido batido por Boavista (0-1), Benfica (0-3) e Santa Clara (0-2). Entre estes dois períodos, não mais os comandados de João Pereira tinham sido derrotados, sequer, em dois jogos consecutivos, pelo que o desejo dos homens de Pina Manique é dar um pontapé nos maus resultados para voltarem a sorrir.

O Casa Pia chega a esta ronda no 7.º lugar da tabela classificativa, com 36 pontos - em igualdade com o Estoril, que recebe amanhã o FC Porto (18h). Já o Rio Ave encontra-se no 12.º posto, com 29 pontos - tantos quantos têm o Nacional (que joga amanhã no terreno do Santa Clara, às 15h30) e o Arouca (que se desloca esta noite ao reduto do SC Braga, às 20h30).

Mantendo o foco em Catarina Campos, os últimos dias têm sido, de facto, de sensações indescritíveis para a jovem árbitra, de 39 anos. Afinal, a viseense também ficou a saber que foi nomeada que foi a escolhida pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para assumir a função de VAR no encontro da próxima quarta-feira, entre Benfica e Farense (20h15), relativo ainda a esta 27.ª jornada da Liga.

Ainda no que concerne à equipa de arbitragem nomeada para este Casa Pia-Rio Ave, destaque também para quem acompanhará Catarina Campos no relvado do Estádio Municipal de Rio Maior. Porque as suas assistentes serão duas mulheres: Andreia Sousa e Vanessa Gomes. A equipa fica completa com Fábio Veríssimo (4.º árbitro), André Narciso e Nuno Pires, VAR e AVAR, respetivamente.

Na edição impressa deste sábado, o Jornal A BOLA conta-lhe a história do primeiro jogo masculino que Catarina Campos apitou num campeonato nacional. Foi há cerca de cinco anos, na cidade do Lis, por ocasião de um UD Leiria-Fontinhas, para o Campeonato de Portugal da época 2019/2020. E temos o testemunho em exclusivo de um dos agentes desportivos presentes nessa partida. Recorde a história:

O jogo desta tarde ficará para sempre na história do futebol português: será o primeiro do principal escalão do futebol nacional a ser arbitrado por uma mulher. Catarina Campos (AF Lisboa) vai dirigir esta partida, isto depois de já ter entrado no quadro de honra na época em curso por ter sido nomeada para um jogo de Liga 2, no caso, o Paços de Ferreira-Feirense, no passado dia 15 de fevereiro.

Ultrapassada a janela internacional, com os vários compromissos das seleções que decorreram nos últimos dias, está de regresso o campeonato português e uma das paragens desta ronda é no Estádio Municipal de Rio Maior. A partir das 15h30, Casa Pia e Rio Ave vão medir forças numa partida referente à 27.ª jornada da Liga e, tal como sempre acontece, A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!