Nico González pode complicar-se

FC Porto Nico González pode complicar-se

NACIONAL04.07.202323:37

O FC Porto mantém firme o interesse em contar com Nico González (21 anos) na próxima temporada, por cedência do Barcelona, mas esta investida pode estar seriamente ameaçada. É que o médio-centro dos catalães já terá recebido a informação de que o técnico Xavi Hernández pretende observá-lo no decorrer dos ensaios de pré-temporada para formar uma opinião mais concreta do jogador e da sua evolução na última época, em que esteve emprestado ao Valência, o que pode mudar radicalmente os planos até agora estabelecidos pelas diferentes partes envolvidas neste processo.


Nico González pertence aos quadros do Barcelona desde as categorias jovens, tendo o atleta e a sua família definido um plano de carreira que tem o plantel principal dos blaugrana como meta. Esse objetivo foi parcialmente alcançado em 2021/2022, com 40 chamadas ao patamar superior do Barça, contudo essas presenças verificaram-se de forma intermitente e maioritariamente como suplente utilizado, numa campanha pouco afortunada dos catalães e que fechou já sob a orientação de Xavi Hernández.


O médio-centro tem a oportunidade de mostrar mais uma vez o seu talento a Xavi Hernández a partir de 10 de julho, altura em que o Barcelona retoma os trabalhos na sua cidade desportiva. Os relvados daquele espaço devem receber a equipa até ao início de uma digressão pelos Estados Unidos, onde, a partir de 22 de julho e até 1 de agosto, enfrentará Juventus, Arsenal, Real Madrid e Milan, duros testes que servirão para o treinador do Barcelona definir as primeiras impressões dos atletas. Restará saber se Nico González já conhecerá o seu futuro antes desta viagem ou se acompanhará a equipa na deslocação intercontinental.


É nestes períodos de decisão que o FC Porto terá de se apresentar para confirmar a vontade de contar com o jogador, sabendo que contará com forte concorrência de Bétis de Sevilha, com presença na Liga Europa, e outros emblemas, tais como a Real Sociedad, também com intervenção marcada na Champions, como os azuis e brancos, e o Wolverhampton, com o apelo da Premier League.

Jorge Mendes é o agente do jogador e poderá influenciar positivamente o desvio para o Dragão, tal como Deco, atual diretor-desportivo do Barcelona e antiga glória dos portistas. Nico González deverá ter a última palavra. E poderá ainda acontecer que o jogador natural da Galiza preencha os requisitos solicitados pelo treinador do Barcelona e, assim, qualquer mudança será vetada.


Igualmente importante é saber se Sérgio Conceição pondera esperar que a situação de Nico González seja aclarada, pois o treinador do FC Porto pode ter outros planos e pretender marcar posição no mercado atempadamente, estabilizando o plantel muito antes de se esgotar esta janela de transferências.