Estoril–SC Braga: terceiro round, terceiro palco… e terceira oportunidade
Abel Ruiz, do SC Braga, procura ultrapassar Bernardo Vital, Mangala e Dani Figueira, do Estoril. Foto: Nuno Brites/Atlantico Press.

ANTEVISÃO Estoril–SC Braga: terceiro round, terceiro palco… e terceira oportunidade

NACIONAL13.04.202408:00

Canarinhos ainda não conseguiram vencer os bracarenses na presente temporada; guerreiros do Minho procuram espantar cenário de crise pós-saída de Artur Jorge

A Amoreira será o terceiro palco diferente da história que, na presente temporada, envolve Estoril e SC Braga, que na presente temporada se defrontaram em diferentes locais e para diferentes competições, mas com o mesmo desfecho: em nenhum dos cenários os canarinhos conseguiram vencer. À terceira será de vez?

Esse será o cenário que o SC Braga pretende evitar, visto que, até ver, apenas tem saído a sorrir dos duelos com o opositor da Linha de Cascais, ainda que sempre com sacrifício envolvido e…sorriso no final. Na primeira volta da Liga, os guerreiros do Minho operaram uma reviravolta e venceram a partida, por 3-1, e na final da Taça da Liga foi necessário aguardar pelo desempate por grandes penalidades até se confirmar a segunda conquista para os bracarenses nessa competição.

Olhando para o momento que as duas equipas atravessam, o Estoril encarará a partida com esperança, visto não ser derrotado há três partidas, nas quais não sofreu qualquer golo – Portimonense, FC Porto e, mais recentemente, Casa Pia -, respirando agora um pouco melhor na tabela, com 29 pontos, mais três que o Portimonense, equipa que ocupa o lugar de play-off de manutenção (o 16.º posto) e mais…oito que a primeira equipa em posição de despromoção imediata, o Vizela.

O SC Braga, por seu turno, vive sensações antagónicas: se as duas derrotas consecutivas do FC Porto o mantêm na disputa pelo terceiro lugar da Liga – soma 56 pontos, a apenas dois dos dragões – vivem-se momentos conturbados na Cidade dos Arcebispos, com mudança técnica e alguma indefinição, que o Arouca aproveitou com mestria com um sensacional 0-3…na Pedreira!

ESTORIL


O histórico recente demonstra que não tem sido pelas entradas em jogo que haverá algo a apontar aos canarinhos nos embates com o SC Braga. Antes pelo contrário: na 1.ª volta, no Minho, Rafik Guitane deu alento – e vantagem – mas o poderio bracarense confirmou uma reviravolta tão natural quanto justa. Mês e meio mais tarde, em finais de janeiro, a sensação de déja-vu: Cassiano adiantou os da Linha de Cascais com um penálti, mas o Estoril voltou a não vencer e o desempate por grandes penalidades evitou a conquista de um título histórico.

A perspetiva parece mais risonha caso se tenha em conta que o último jogador a marcar ao Estoril foi…Tiago Gouveia – curiosamente um antigo jogador estorilista – que representa o Benfica, há já mais de um mês. A sequência já dura há 311 minutos e, na última jornada realizada, teve lugar em casa alheia, ao contrário dos primeiros dois jogos desta série, perante Portimonense e FC Porto, que sofreram na pele os efeitos de uma equipa corajosa a jogar no seu reduto.

Esperará Vasco Seabra que esta sensação possa prolongar-se no tempo, evitando a sina que parece confirmar-se cada vez que estes competidores se defrontam: os canarinhos entram afoitos, mas os arsenalistas terminam mais fortes.

Não perder com o SC Braga significaria, igualmente, igualar a melhor sequência da época para o Estoril, que alcançaria, desta forma, o quarto encontro consecutivo sem derrotas, feito que apenas alcançou por dois momentos na presente época, no mês de dezembro e, mais recentemente, entre os meses de janeiro e fevereiro.

Equipa provável (3x4x3): Marcelo Carné, João Basso, Bernardo Vital e Eliaquim Mangala; Wagner Pina, Vinícius Zanocelo, Mateus Fernandes e Tiago Araújo; Rafik Guitane, Heriberto Tavares e Cassiano.

Lesionados: Erick Cabaco, Nemanja Jovic e Jordan Holsgrove.

Indisponível: Rodrigo Gomes (emprestado pelo SC Braga)

Figura: Rafik Guitane

Sabe o que é marcar ao SC Braga, tendo inaugurado o marcador no encontro referente à primeira volta do campeonato, e é o elemento de maior imprevisibilidade num setor ofensivo estorilista recheado de talento: canhoto a jogar pela direita, é capaz de iniciar arrancadas com a bola colada ao pé, em diagonal, para servir de bandeja os seus companheiros ou, por vezes, arrancar golos de belo efeito. Já se mostrou perante grandes – que o diga o FC Porto, que caiu a seus pés – e parece de volta à melhor forma, depois de ter regressado às opções na jornada anterior, frente ao Casa Pia.

A antevisão de Vasco Seabra (treinador do Estoril):

SC BRAGA

O conjunto bracarense vive atualmente momentos de convulsão: num ápice, o treinador que havia iniciado a temporada, Artur Jorge, emigrou para o Brasil, rumo ao Botafogo, e tudo se precipitou com poucos dias de margem.

Face à saída do técnico e também o nome escolhido para o substituir, Daniel Sousa, apenas rumar a Braga na próxima época, a administração bracarense teve de agir com celeridade, promovendo Rui Duarte a partir da equipa sub-23, mas a agitação criou instabilidade e, com isso, uma derrota inesperada e surpreendente com o Arouca na jornada passada. Um duro revés do qual os minhotos pretendem, agora, recuperar.

Vencer na Amoreira poderia, pois, permitir ao SC Braga ensaiar um final de época bem-sucedido, que poderá ditar uma presença no pódio, a juntar à conquista de um troféu, num cômputo geral interessante para um emblema cada vez mais apostado em lutar por troféus e presenças no topo da classificação com os emblemas de maior dimensão do futebol português. Para o fazer, os arsenalistas pretendem retornar ao nível desejado e tal poderá recomeçar numa deslocação aos arredores da capital.

Equipa provável (4x4x2): Matheus Magalhães, Victor Gomez, Sikou Niakaté, Serdar Saatci e Joe Mendes; Rodrigo Zalazar, João Moutinho, Ricardo Horta e Bruma; Abel Ruiz e Simon Banza.

Lesionado: Adrian Marín.

Figura: Matheus Magalhães

Para acalmar a tempestade, a bonança deve vir da baliza, onde a segurança de Matheus pode reencaminhar o SC Braga a um rumo positivo. É figura incontestável na baliza bracarense, na qual participou em todos os encontros desta edição da Liga (28), aos quais se acrescem todos os jogos realizados pela equipa na Liga dos Campeões (incluindo fase de qualficação) e Liga Europa e também a Taça da Liga. Só descansou na Taça e não esperará ter noite descansada na Amoreira perante um Estoril que, em sua casa, é na segurança na defesa das redes que o SC Braga pretende voltar aos trilhos.

A antevisão de Rui Duarte (treinador do SC Braga):

Rui Duarte: «O grupo tem de dar uma imagem diferente»

12 abril 2024, 14:37

Rui Duarte: «O grupo tem de dar uma imagem diferente»

Técnico dos bracarenses fez a antevisão à deslocação ao reduto do Estoril, este sábado, às 20.30 horas, da 29.ª jornada da Liga; Treinador interino procura uma atitude diferente, referindo que tentou resolver alguns problemas que estavam instalados no grupo.

O terceiro e último round entre equipas com objetivos bem distintos: se o Estoril se encontra cada vez mais próximo do seu objetivo de manutenção, seguido pela melhor classificação possível, o SC Braga ainda sonha com o pódio, perspetivando uma luta com o FC Porto para esse propósito, que atualmente ainda inclui o Vitória de Guimarães. Num caso ou outro, uma derrota pode complicar objetivos: os canarinhos possuem vantagem ainda considerável para os lugares de despromoção direta, mas certamente quererão evitar o susto – e o esforço adicional – de passar por um play-off pela sobrevivência; o SC Braga pretende comprovar que não se encontra em piloto automático e que com Rui Duarte como solução interina tudo decorrerá com normalidade, leia-se vitórias…