Dragões fizeram prova de vida e há clássico no Jamor (crónica)
Taremi deu início à reviravolta frente ao V. Guimarães, no segundo duelo das meias-finais da Taça de Portugal (foto: IMAGO)

FC Porto-V. Guimarães, 3-1 Dragões fizeram prova de vida e há clássico no Jamor (crónica)

NACIONAL18.04.202400:17

Este FC Porto é como as marés, umas vezes cheias, outras vazias...; frente ao Vitória, justificou ida à final; um caso de bipolaridade

Mesmo sofrendo um golo a frio, ainda no minuto inicial, que empatou a eliminatória, o FC Porto nunca perdeu o foco, foi capaz de ir empurrando o Vitória de Guimarães para o seu último terço do campo, e desde logo se percebeu que a equipa de Sérgio Conceição, depois de resultados e exibições menores na Liga, era capaz de dar a volta ao jogo e sair por cima na eliminatória. Fosse o que fosse que Sérgio Conceição tenha dito aos seus jogadores, surtiu efeito. Porque nada mudou quanto à tática, nada mudou quanto aos players, nada mudou, até, quanto à estratégia, e a verdade é que mudou tudo, em função de uma atenção apenas dedicada ao jogo e não aos fenómenos adjacentes. Em termos de Liga, Champions e Taça da Liga, os danos da bipolaridade dos dragões são irreversíveis. Resta, para salvar a honra do convento, a final da Taça de Portugal, sempre ganha pelo FC Porto ao Sporting no século XX, e sempre conquistada pelos leões, nos confrontos com os dragões, no século XXI.

ILUSÃO VITORIANA

Álvaro Pacheco, que vinha de derrotar o FC Porto no Dragão para a Liga, convenceu-se de que, com uma estratégia mais arrojada, podia protagonizar a virada necessária, depois da derrota no D. Afonso Henriques na primeira mão. Porém, as contas saíram-lhe furadas, e nem mesmo o facto da sua equipa ter entrado a ganhar (golo no primeiro minuto, após um lançamento lateral, com a defesa do FC Porto a dormir) o ajudou. Os dragões exploraram, através de Francisco Conceição e Pepê, em ações entre linhas, os espaços entre os setores vitorianos, armados num 3x5x2 que passava a 3x4x3, mediante as movimentações de Nuno Santos. Depois de terem ganho o comando do jogo e empurrarem o Vitória para as imediações de Charles, mostraram aquilo de que são capazes quando a maré está a encher: pressionantes, acutilantes e agressivos, fizeram o Vitória passar as passas do Algarve para manter a baliza inviolada. Já se via muitíssimo mais FC Porto quando Charles teve uma saída imprudente e fez penálti sobre Conceição, estavam jogados 26 minutos. De novo à frente na eliminatória, os portistas não se encolheram e foram à procura de mais, dominando completamente as operações a meio-campo, onde o Vitória não teve direito a pôr o pé em ramo verde. Em dez dias o que mudou? A atitude, a entrega, a crença e o compromisso dos dragões, que justificaram o 2-1 de Francisco Conceição, ainda antes do intervalo, após boa combinação com João Mário.

MATURIDADE PORTISTA

Na metade complementar, os vitorianos tentaram dar maior mobilidade ao ataque com Kaio César, mas o FC Porto atuou como a equipa experiente que é (e que devia ser sempre, não apenas de vez em quando) e foi capaz de conter as iniciativas contrárias, sem perder o sentido de contra-ataque. Foi assim que só por egoísmo de Galeno desaproveitou algumas oportunidades, uma delas escandalosa (66), com Francisco Conceição pronto a faturar. Foi nessa altura que, com dois golos de vantagem na eliminatória, Sérgio Conceição, tratou de reforçar o meio-campo (Galeno por Baró) e esperar pelos espaços nas costas da defesa vitoriana, que surgiriam aos 75 minutos, quando Baró fez uma assistência de sonho para Pepê assinar o 3-1. Xeque-mate na eliminatória, justíssimo, que permitiu algum descanso a Pepê (entrou Gonçalo Borges) e alguns minutos a Eustáquio, Namaso e Wendell. A ida ao Jamor estava garantida...