A análise de Duarte Gomes à arbitragem do FC Porto-V. Guimarães
Foto GRAFISLAB

A análise de Duarte Gomes à arbitragem do FC Porto-V. Guimarães

NACIONAL17.04.202423:31

«VAR foi decisivo para a verdade desportiva», considera o especialista de A BOLA

Artur Soares Dias deslocou-se ao Dragão para dirigir o FC Porto/Vitória SC.

A liderar a equipa de vídeo arbitragem, esteve o também portuense Fábio Melo, que voltou a ser determinante pela forma acertada como realizou o seu trabalho. 

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

5' - Lance na área do Vitória SC: Wendell projetou-se para o relvado sem ter sofrido falta de Jorge Fernandes. O jogador brasileiro teve reação evitável depois, quando em resposta a eventual provocação (?), encostou a sua cara à do adversário. Escapou ao amarelo, que refira-se, seria difícil de ver em campo.

8' - Pepê caíu no relvado sem ter sofrido qualquer toque faltoso do adversário. Esteve bem o árbitro ao nada assinalar.

15' -
Cartão amarelo bem exibido a Tiago Silva após derrubar Pepê, impedindo taticamente saída em velocidade do médio do FC Porto.

17' - Rasteira imprudente de Tiago Silva sobre Pepê. A infração não justificou advertência, como "pediu" o Dragão. Bem o árbitro ao puni-la apenas tecnicamente.

20' - O árbitro foi ludibriado por queda aparatosa de Nélson Oliveira. O avançado vimaranense caíu sem sofrer falta de Pepe.

21' - Decisão indiscutível: Francisco Conceição foi claramente derrubado por entrada imprudente de Charles, que nunca tocou na bola. Muito bem o VAR a corrigir decisão de campo (Soares Dias fez sinal de "bola", tendo ficado com a ideia errada que o guarda-redes vimaranense agira de forma legal). Pontapé de penálti bem assinalado.

22' - É demasiado feia, para lá de antidesportiva, a atitude do jogador que deliberadamente escolhe danificar com um dos pés a marca de penálti, apenas para prejudicar a ação de um colega de profissão. O gesto "só" dá amarelo, infelizmente. Bem o árbitro a agir disciplinarmente em relação a Borevkovic, após consultar a sua equipa. Nota: o central croata ainda bateu palmas à decisão de Soares Dias...

28' - Entrada dura de Francisco Conceição sobre Afonso Freitas. Lance no limite para a advertência. O árbitro portuense optou por gerir a infração sem recurso ao cartão.

35' - Pepe antecipou-se a Nélson Oliveira, tocando apenas e só na bola. Apesar da queda do avançado vimaranense, o central português não cometeu infração. Lance bem analisado na área azul e branca.

35' - Esteve bem Soares Dias ao advertir Manu Silva após derrube a Francisco Conceição, que conduzia saída rápida rumo à área daquele. 

43' - Jota Silva foi bem advertido após agarrar Pepê de forma antidesportiva.

45+2' - Após dois ressaltos em jogadores do FC Porto, a bola tocou no braço direito de Pepê, que estava encolhido e em posição defensiva. Esteve bem a equipa de arbitragem ao nada assinalar na área dos visitados.

45+5' - Golo legal de Francisco Conceição,  sem fora de jogo inicial de João Mário, que fez a assistência da direita. 

49' - Tiago Silva, já com  amarelo, voltou a arriscar, quando agarrou Galeno de forma persistente.

52' - Três situações consecutivas: Tomas Handel usou o braço para desviar ilegalmente João Mário da jogada. Falta por assinalar, mesmo em frente ao 4A; Pepe desarmou Kaio César sem cometer infração; Manu encostou lateralmente em Francisco Conceição, que se projetou para o relvado sem ter sofrido qualquer falta.

56' - Pepe carregou as costas de Jota Silva de forma irregular. A infração, perto da área (corredor esquerdo do ataque do Vitória) não foi detetada pelo árbitro. 

60' - Otávio derrubou Kaio César em zona prometedora, mas fora da sua área. A infração, bem assinalada, cortou um ataque prometedor. O central devia ter sido sancionado com advertência.

72' - Bruno Gaspar carregou Romário Baró de forma negligente, impedindo a sua progressão. O árbitro exibiu-lhe corretamente o amarelo.

75' - Golo legal do FC Porto, marcado por Pepê, na sequência de assistência de Romário Baró.

NOTA - 7