V. Guimarães: uma espinha encravada desde 2009
V. Guimarães recebe o Casa Pia. (FOTO: Imago)

V. Guimarães: uma espinha encravada desde 2009

NACIONAL18.01.202417:38

Há 15 anos, o V. Guimarães foi eliminado, em casa, pelo E. Amadora nos quartos de final da Taça de Portugal; histórico de confrontos é relativamente equilibrado; vimaranenses não venceram os últimos dois embates no D. Afonso Henriques.

O Vitória de Guimarães segue a preparação para a receção ao Estrela da Amadora, este domingo, às 20.30 horas, no início da 2.ª volta da Liga (18.ª jornada), sendo que em agosto venceu por 1-0, com um golo de Jota Silva. Mas, a jogarem em casa, os vimaranenses têm contas a ajustar com os tricolores, pois no último confronto no Estádio D. Afonso Henriques entre ambos, os conquistadores acabaram por ser eliminados nos quartos de final da Taça em Portugal (derrota por 0-1, com um golo de Silvestre Varela), em 2008/09.

Aliás, nas três partidas que antecederam este regresso dos amadorenses ao principal escalão do futebol nacional, o Vitória não venceu nenhuma, numa temporada de má memória para os vimaranenses. Há 15 anos, antes da tal eliminação na prova rainha, registou-se um nulo em Guimarães e na Reboleira, o Estrela voltou a ganhar, por 1-0.

Os números totais deste clássico do futebol português são, relativamente, equilibrados, com 16 triunfos para o V. Guimarães, dez para o E. Amadora e nove empates. Também se mantém o equilíbrio no que diz respeito aos golos, pois os vimaranenses, nos 35 confrontos, fizeram 38 e concederam 26. O resultado mais vezes verificado, no D. Afonso Henriques, foi o Vitória a ganhar 1-0 ou o 0-0 (ambos por quatro ocasiões).

Na preparação para este encontro, Álvaro Pacheco apenas não pode contar com os lesionados André (queixas musculares), Mikel Villanueva (lesão muscular) e Telmo Arcanjo que ainda recupera de uma intervenção cirúrgica. Sendo que no treino desta quinta-feira, o treinador contou com as estreias de Hugo Nunes, médio de 21 anos, e Ronaldo Lumungo, avançado de 22 anos, provenientes da equipa B. Portanto, um Vitória que se vai apresentar na máxima força, neste terceiro jogo consecutivo perante os seus adeptos - Penafiel para a Taça e Arouca 17.ª jornada da Liga.

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Miguel Nogueira (AF Lisboa) para dirigir a partida, sendo que Cláudio Pereira vai estar no VAR.