Silva & Silva golos ilimitados
André Silva, avançado do Vitória SC. HUGO DELGADO/LUSA

Silva & Silva golos ilimitados

NACIONAL17.01.202416:43

Jota e André Silva apontaram os tentos da reviravolta na última jornada; avançados são responsáveis por mais de um terço dos golos do Vitória de Guimarães; sociedade já garantiu 16 dos 40 que a equipa soma.

Jota Silva e André Silva, com oito golos cada um em toda a temporada, são responsáveis por mais de um terço dos tentos apontados pela equipa (40), em todas as competições. Na partida frente ao Arouca, que fechou a 1.ª volta do campeonato, foram os responsáveis pela reviravolta que garantiu os três pontos e permitiram ao Vitória de Guimarães atingir os 33 pontos e igualar o 4.º classificado na tabela.

Ambos os avançados estão a caminho, mantendo-se com este ritmo goleador, da suas melhores temporadas. André está muito próximo, pois o seu melhor registo anterior foi de dez golos, por duas vezes, ao serviço do Arouca. Já Jota tem o seu recorde em 15, mas o mais impressionante no jogador, de 24 anos, é o facto de ter dobrado os números da época passada - a sua primeira em Guimarães. Em 2022/23 fez quatro golos e quatro assistências e este ano já leva oito tentos e os mesmos passes decisivos para os companheiros.

Analisando somente os números da Liga, o Vitória conta com 28 golos marcados, sendo o quinto melhor ataque da prova, neste momento, e graças a onze apontados por esta sociedade mortífera (seis de André e cinco de Jota), ou seja, mantêm o registo de mais de um terço, igualmente, só no campeonato.

Jota Silva também leva dois na Taça de Portugal (o outro foi apontado na pré-eliminatória da Liga Conferência), sendo que fez o terceiro na vitória por 3-1, frente ao Moncarapachence e foi, absolutamente, decisivo nos oitavos de final da prova rainha, ao ter saltado do banco para garantir o triunfo por 1-0, contra o Penafiel, e o consequente apuramento para os ‘quartos’, nos quais o V. Guimarães vai defrontar o Gil Vicente.

O avançado português que se estreou a marcar na presente edição da Liga, logo na primeira, na visita dos vimaranenses ao reduto do Estrela da Amadora e, na altura, assegurou o triunfo por 1-0. Agora, o calendário dobra e o próximo adversário é a equipa amadorense, este domingo (20.30 horas), mas no Estádio D. Afonso Henriques e Álvaro Pacheco tem na dupla Jota Silva e André Silva uma garantia para ferir o adversário.