V. Guimarães-Farense: ataque ao pódio e a procura da tranquilidade
Jota Silva com Ricardo Velho na 1.ª volta (FOTO: Imago)

ANTEVISÃO V. Guimarães-Farense: ataque ao pódio e a procura da tranquilidade

NACIONAL13.04.202408:00

Em caso de triunfo, vimaranenses assumem o 3.º lugar de forma provisória; algarvios estão tranquilos na tabela, mas pontos dão sempre jeito; histórico no D. Afonso Henriques é claramente favorável à equipa da casa.

Vitória de Guimarães e Farense defrontam-se este sábado às 15.30 horas, no Estádio D. Afonso Henriques, na 29.ª jornada da Liga. Do lado da equipa que vai jogar em casa, o pódio está mesmo ali à mercês e em caso de triunfo, tendo em conta que SC Braga e FC Porto jogam depois, pode mesmo assumir a 3.ª posição no campeonato. Já o Farense está no 10.º posto, mas os companheiros algarvios do Portimonense - equipa que ocupa a zona de play-off de descida está a somente quatro pontos, por isso somar é a palavra de ordem.

V. Guimarães

O registo caseiro frente ao Farense é mesmo impressionante, sendo que o Vitória de Guimarães nunca perdeu na condição de visitado. No total dos 27 encontros realizados no Estádio D. Afonso Henriques, os conquistadores ganharam em 23 ocasiões (85 por cento) e apenas cederam quatro empates. Neste duelo, o Vitória marcou 60 golos e somente concedeu 12, sendo que balançou as redes da baliza dos homens de Faro em 96 por cento das partidas. A exceção foi o nulo registado na jornada 20 da Liga em 1986/87.

Em análise ao panorama geral, o Farense equilibra as contas em sua casa e o números indicam que em todos 54 jogos realizados entre ambos, o Vitória venceu 32, perdeu 13 e empatou nove. A 1.ª volta foi um exemplo da maior dificuldade que os vimaranenses sentem no Estádio São Luís, pois o triunfo foi pela margem mínima (2-1) e o golo que garantiu os três pontos apenas surgiu ao minuto 87 pelo inevitável Jota Silva.

Na antevisão, Álvaro Pacheco confirmou que Bruno Varela vai ser o guarda-redes e que Ricardo Mangas não deve recuperar a tempo de ser opção. Com Manu Silva castigado, perspetiva-se, pelo menos, uma mudança. Mas, o V. Guimarães tem seis jogadores ‘à bica’ do quinto cartão amarelo e o próximo jogo é em Alvalade: Bruno Gaspar, Zé Carlos, Jorge Fernandes, Nélson Oliveira, João Mendes e Tomás Handel.

Sistema: 3x5x2

Onze Provável: Bruno Varela; Jorge Fernandes, Toni Borevkovic e Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Tiago Silva, João Mendes e Afonso Freitas; Jota Silva e Nélson Oliveira.

Castigado: Manu Silva

Lesionados: Mikel Villanueva, Telmo Arcanjo e Ricardo Mangas em dúvida.

Figura: Jota Silva. O avançado português, de 24 anos, marca há quatro jogos consecutivos na Liga e já vai na época mais goleadora de sempre na sua carreira. Com o moral em alta, Jota foi considerado, pelos treinadores do campeonato, como o melhor avançado e o melhor jogador do mês de março. Um perigo à solta para qualquer defesa e com um faro de golo impressionante que tem dado muitas alegrias aos adeptos do V. Guimarães e assegurado pontos importantes, na luta pelo 3.º lugar.

O que disse Álvaro Pacheco: “A nossa motivação é a conquista dos três pontos. Olhar para o que nos trouxe até aqui e manter o mesmo foco, a ambição e foi a mentalidade de sermos campeões todos os dias que nos trouxe até aqui, não nos podemos desviar do nosso caminho e temos de continuar com a mesma força.”

Álvaro Pacheco: «Não nos podemos desviar do nosso caminho»

12 abril 2024, 12:13

Álvaro Pacheco: «Não nos podemos desviar do nosso caminho»

Treinador do V. Guimarães fez a antevisão à receção ao Farense, este sábado, às 15.30 horas; técnico quer a sua equipa focada, perante um adversário que está a realizar um campeonato tranquilo; Bruno Varela vai ser o guarda-redes neste encontro.

Farense

A equipa algarvia, orientada por José Mota, soma 30 pontos e ocupa a décima posição, sendo que mais três pontos, num campo no qual o Farense nunca ganhou seriam preciosos para dar ainda maior tranquilidade à equipa na classificação. Isto porque, o lugar de playoff de descida, ocupado pelo Portimonense está a somente quatro pontos (26).

O Farense tem de lutar por um resultado histórico, em Guimarães, e vem motivado com o triunfo convicente, por 2-0, perante o Boavista na última ronda, depois de ter passado nove partidas sem conhecer o sabor da vitória.

José Mota não vai poder contar com o capitão Fabrício Isidoro, pois viu o quinto amarelo na partida com os axadrezados e vai cumprir um jogo de suspensão. No entanto, em sentido inverso, após ter cumprido castigo, Facundo Cáseres está de volta às opções e até deve regressar diretamente para o onze.

Sistema: 4x2x3x1

Onze Provável: Ricardo Velho; Pastor, Igor Rossi, Gonçalo Silva e Talys Oliveira; Cláudio Falcão e Facundo Cáseres; Belloumi, Rafael Barbosa e Marco Matias; Bruno Duarte.

Castigado: Fabrício Isidoro.

Lesionado: Luiz Felipe.

Bruno Duarte, avançado do Farense. FOTO: LUÍS FORRA/LUSA

Figura: Bruno Duarte. O avançado brasileiro, que já passou pelo V. Guimarães, está confiante com mais um golo na Liga, tendo marcado ao Boavista e pelo segundo jogo consecutivo, pois também faturou em Arouca. Na presente temporada já conta com onze golos, sendo a sua melhor de sempre. Um jogador que conhece bem o D. Afonso Henriques e que é um trunfo importante para os algarvios.

O que disse José Mota: “Estamos preparados para fazer um jogo competente, determinado e responsável, sabendo que o adversário é uma boa equipa, tendo a responsabilidade de perceber o seu valor e termos a humildade de entender que é um jogo com um grau de dificuldade elevado.”