Rúben Amorim temeu... mas internacionais chegam 'frescos'
Rúben Amorim (SPORTING CP)

Rúben Amorim temeu... mas internacionais chegam 'frescos'

NACIONAL28.03.202408:10

Ninguém somou mais de 90 minutos nas seleções e alguns nem sequer jogaram; Tudo apto para o Estrela da Amadora e não será necessária gestão física

Tem sido, quase sempre, um dos temas debatidos por Rúben Amorim: a sobrecarga de jogos num ciclo intenso. Nesse sentido, apesar da paragem na Liga ser benéfica para alguns jogadores recarregarem baterias para as decisões que se seguem (Taça de Portugal e Liga) a preocupação estava centrada em algumas das peças importantes que não teriam descanso nesta fase perante os compromissos internacionais com as seleções.

Pois bem, concluído este interregno, e com todos a serem reintegrados no ensaio desta manhã [ver página 10], o saldo acabou por ser claramente positivo para o técnico leonino que, à partida, não terá de ser obrigado a fazer nenhum trabalho de gestão física tendo em vista o duelo de amanhã, às 20.30 horas, na Reboleira, diante do Estrela da Amadora. Isto porque nenhum dos sete internacionais do plantel principal foram carregados com minutos.

Mais: apesar de ser um duplo compromisso nenhum dos sete internacionais somou mais de 90 minutos. E apenas um, no caso o dinamarquês Morten Hjulmand, um dos intocáveis do meio-campo dos leões, foi utilizado em duas partidas (31 minutos no empate com a Suíça, 0-0, e 45’ na vitória, por 2-0, sobre as Ilhas Faroé). De resto... todos os outros foram utilizados apenas em uma partida.

Hjulmand foi o único a ser utilizado em dois jogos (IMAGO)

As boas notícias começaram logo com Morita, internacional japonês que tinha uma viagem mais longa, no duplo teste dos japoneses contra a Coreia do Norte. Apesar de ter sido titular e jogar 58’ na vitória, por 1-0, acabou por regressar a Alcochete mais cedo, dado o cancelamento do segundo jogo marcado para... Pyongyang. Também Gyokeres, aquele que, por certo, mais cautelas tinha o leão quanto a um possível problema físico, esteve presente na derrota contra Portugal (2-5), até marcou um dos golos, mas jogou apenas 71 minutos e foi dispensado do duelo com a Albânia (1-0).

Morita jogou no primeiro jogo e o segundo teste, com a Coreia do Norte, foi... cancelado (IMAGO)

Restam o trio de totalistas numa partida: Diomande (somou 90’ no empate contra o Benim, 2-2, e não saiu do banco na vitória, por 2-1, sobre o Uruguai) que não teve... Franco Israel, pois o guardião apenas foi titular no empate (1-1) sobre a Seleção Basca. A terminar, o único representante dos leões na Seleção Nacional, Gonçalo Inácio, que foi apenas utilizado (e jogou os 90 minutos) na derrota lusa sobre a Eslovénia (0-2).

Eduardo Quaresma acabou por regressar sem somar nenhum minuto nos sub-21

Destes sete internacionais, aquele que, por certo, chegará a Alcochete com maior frescura será Eduardo Quaresma, defesa-central, que acabou por terminar este ciclo para as seleções sem qualquer... minuto, pois não foi utilizado por Rui Jorge, selecionador dos sub-21, na vitória sobre as Ilhas Faroé (4-0) e Croácia (5-1).

Também lhe pode interessar...