Sporting: Gyokeres tem um novo objetivo
Gyokeres continua a perseguir recordes em Portugal

Sporting: Gyokeres tem um novo objetivo

NACIONAL27.03.202421:24

Sueco quer marcar a todas as equipas da Liga. Faltam apenas cinco. Resta alguma dúvida sobre o impacto do sueco em Portugal?

Aproximam-se as decisões na Liga. As equipas recarregam energias, enchem o peito e apontam para o último fôlego no campeonato. A partir de agora, mais do que em qualquer outro período, todos os treinadores se referem aos jogos como ‘finais’. A margem de erro, essa, é cada vez menor e a ansiedade cresce a cada dia que passa.

Em Alvalade, por sua vez, respira-se confiança. Sustentada numa caminhada regular, com vários momentos de brilhantismo, muitos golos e exibições que não fazem baixar a fasquia das ambições para o título. No topo da tabela há 18 rondas consecutivas, o sonho do título começa a ganhar forma, sobretudo quando faltam apenas nove jogos para descer o pano de 2023/2024.

Foco total, então, nos objetivos. No que se refere aos coletivos, a equipa orientada por Rúben Amorim, perante a escassa vantagem, só tem um caminho: vencer. Porém, à margem dessa meta coletiva, existem outras metas individuais que os protagonistas vão perseguir até ao final. E é aqui que entra Gyokeres, figura incontornável do Sporting e desta Liga. Sobre o impacto que o sueco teve na equipa leonina e no futebol português já se disse quase tudo. Será, sem margem para dúvida, um dos avançados que será lembrado em Alvalade por muitos anos, à semelhança de outros que se foram perpetuando na história leonina.

Gyokeres tem liderado uma equipa com muitos argumentos ofensivos (IMAGO)

E se, tal como A BOLA avançou no início deste mês, um dos objetivos apontados pelo sueco eram os 40 golos — já soma impressionantes 36 — a esta barreira junta-se, agora, uma outra. Que muitos poucos conseguiram em Portugal. Falamos de, pura e simplesmente, marcar a todas as equipas da Liga... numa única temporada! Uma meta que, para já, permanece viva.

Começa com o E. Amadora...

Gyokeres já marcou a 18 adversários com a camisola dos leões. 12 desses golos a equipas do campeonato. Ou seja, faltam apenas cinco para o sueco fazer o pleno: Estrela da Amadora, Famalicão, Vitória de Guimarães, Estoril e Chaves. Curiosamente, cinco dos nove adversários dos leões até final do campeonato.

O primeiro teste será, desta forma, já esta sexta-feira, na Reboleira, onde Gyokeres tentará marcar para manter aceso este desafio. Segue-se o Famalicão (jogo em atraso da 20.ª jornada), V. Guimarães em Alvalade, Estoril e Chaves, as duas equipas que fecham a Liga para os leões esta época.

Gyokeres já marcou ao Benfica para a Taça e para o campeonato (IMAGO)

Os números ganham ainda maior expressão porque o sueco já provou ser avançado para todos os jogos e todos os adversários. Não só conseguiu ferir os grandes rivais dos leões (Benfica, na Liga e na Taça de Portugal), FC Porto e SC Braga. Mas também, por exemplo, a quase todos os adversários dos leões na Europa (só faltou mesmo os polacos do Raków) ou equipa de menor dimensão como o Dumiense, na Taça de Portugal.

E se, para já, Banza (SC Braga), com 19 golos, parece ser a maior ameaça ao sueco (com 22 na Liga) no trono dos goleadores na prova, esta será (mais) uma injeção para a confiança do avançado até final da prova. Entre os muitos registos ultrapassados, Gyokeres — que no total contabiliza 36 golos e impressionantes 13 assistências — aquele que mais interessa a Rúben Amorim será, obviamente, a conquista do título. As contas finais serão feitas apenas em maio, mas, independentemente do que possa vir a acontecer, Gyokeres já escreveu o nome neste campeonato como uma das figuras mais determinantes e decisivas.

Tudo numa época de... estreia na qual começam a faltar adjetivos para tudo o que Gyokeres tem feito e produzido. Mas falta fechar com a desejada chave de outro...

Na frente em quase tudo...

Ninguém remata mais do que ele!

Gyokeres é o rei dos goleadores em Portugal mas também é quem mais tenta a... sorte. O sueco é, de resto, o jogador com mais remates à baliza na Liga: 42 remates (22 golos), seguido de Rafa Mújica (39 remates, 16 golos) e Simon Banza (34 remates para 19 golos).

Gyokeres tem 22 golos em 42 remates à baliza só para o campeonato (Miguel Nunes)

Demolidor nos ataques

O sueco vai liderando em quase todas as áreas ofensivas, mas a que mais ganha vantagem sobre a concorrência é nos ataques. O avançado dos leões soma, em 26 jornadas, 236 ataques! Número gigantesco muito distante daquele que é o seu perseguidor direto: falamos de Rafik Guitane (Estoril) que leva 181 ações ofensivas.

Sueco soma impressionantes 236 ataques nesta edição da Liga (André Alves)

É também dos que mais faltas sofre...

Não deixa de ser um dos registos mais curiosos... Gyokeres lidera em muitos ítens ofensivos, mas é também um dos jogadores do campeonato que mais faltas sofre. No caso, o segundo da lista. O sueco já sofreu 65 faltas (em 26 jornadas) e está apenas atrás do Zaydou, médio do Famalicão, que contabiliza 67. Duas equipas que, recorde-se, têm menos um jogo na Liga, pois leões e minhotos têm um jogo entre si em atraso.

É o segundo jogador da Liga que sofre mais faltas na competição (Miguel Nunes)

Especializado em penáltis

Entre as muitas tabelas que Gyokeres vai liderando na Liga resta uma das especialidades que o nórdico tem vindo a aprimorar ao longo deste percurso em Portugal. Falamos na marcação de pontapés de penálti, pois o sueco já soma quatro castigos máximos na Liga, os mesmos de Tiago Silva (Vitória Guimarães) e Héctor Hernández (Chaves). Gyokeres, de resto, tem apenas um penálti desperdiçado e quem cometeu a proeza foi David Von Ballmoos, guardião suíço, que travou um penálti de Gyokeres, no Sporting-Young Boys (1-1).

Gyokeres soma quatro castigos máximos no campeonato (Miguel Nunes)

Também lhe pode interessar: João Neves admite que Gyokeres foi o mais forte que enfrentou