Rio Ave: último dia de mercado frenético tem uma explicação
Embaló foi um dos três reforços dos vila-condenses apresentados no dia de fecho do mercado (Foto: Rio Ave FC)

Rio Ave: último dia de mercado frenético tem uma explicação

NACIONAL01.02.202415:06

Após um defeso de verão sem poder contratar, emblema vila-condense foi o mais ativo no dia 31 de janeiro; Bernardo Palmeiro, assessor executivo do clube e ex-funcionário do Sporting, teve um papel decisivo na escolha dos reforços

Apenas esta quarta-feira, dia 31 e último dia do mercado de transferências em Portugal, Luís Freire recebeu três caras novas no plantel do Rio Ave: Cristian Devenish, Amine Rehmi e Úmaro Embaló.

Os três atletas juntaram-se a um lote de aquisições no defeso de inverno constituído por mais seis jogadores. São eles Hélder Sá, Mateo Tanlongo, João Teixeira, Cezary Miszta, Maríous Vrousai e Adrien Silva

Ao todo, se incluirmos o regresso de Aziz ao plantel, depois de terminado o empréstimo aos chineses do Wuhan Three Towns, Luís Freire recebeu 10 reforços para robustecer a equipa, que nesta altura é 16.ª classificada na tabela da Liga.

Mas vamos por partes.

Os rio-avistas estiveram impedidos de contratar jogadores no verão transato, devido ao 'caso Olinga'. Recorde-se que o castigo veio na sequência da queixa interposta pelo clube marroquino Raja Casablanca AC relativamente à situação que envolvia o atleta Fabrice Olinga, contratado ao Mouscron em janeiro de 2022, ainda no consulado da Direção de António da Silva Campos. O Raja alegou que tinha pré-acordo com o jogador e viu os seus argumentos vingarem na FIFA.

Com um plantel a necessitar urgentemente de reforços e a atravessar uma fase de graves problemas financeiros, o Rio Ave avançou para a criação de uma SAD, que foi aprovada por larga maioria dos associados e substitiu o anterior modelo de SDUQ.

Rio Ave: sócios aprovam SAD por larga maioria

19 novembro 2023, 14:37

Rio Ave: sócios aprovam SAD por larga maioria

Emblema vila-condense vai passar do modelo SDUQ para SAD, com investimento de Evangelos Marinakis na ordem dos 20,5 milhões de euros; quase 600 associados votaram na Assembleia Geral

Seguiu-se a venda da maioria da recém-formada SAD ao grego Evangelos Marinakis, que fez um investimento na ordem dos 20 milhões de euros. O capital injetado pelo empresário helénico, também dono do Olympiakos e do Nottingham Forest, permitiu aos vila-condenses, então, respirarem bem melhor no que à saúde financeira diz respeito, e receberem as contratações que Luís Freire tanto desejava em vários setores do terreno.

Rio Ave: Investimento de Marinakis na SAD será superior a 10 milhões de euros

16 novembro 2023, 13:55

Rio Ave: Investimento de Marinakis na SAD será superior a 10 milhões de euros

Atual dono do Olympiakos (Grécia) e do Nottingham Forest (Inglaterra) quer adquirir capital social dos vila-condenses desde que os sócios aprovem a alteração do modelo societário; liquidez imediata, reforço do plantel e melhoria das infraestruturas são os três eixos do projeto; Assembleia Geral marcada para o próximo domingo

No processo de escolha dos novos reforços que acabaram por rumar a Vila do Conde, um nome trabalhou de perto com o técnico de 38 anos e teve um papel crucial na tomada de decisão final.

Analisadas as lacunas nas várias posições do plantel, o assessor executivo Bernardo Palmeiro trabalhou no sentido de satisfazer as necessidades de Luís Freire, encontrando jogadores que encaixassem no perfil desejado pelo treinador.

Bernardo Palmeiro trabalha com os rio-avistas desde julho de 2023 (Foto: Rio Ave FC)

O consultor de 40 anos, que «trabalhou 4 anos na FIFA, na Suíça, após ter concluído um mestrado em gestão desportiva nesse país», conta com uma passagem pelo Departamento de Futebol do Sporting. Nos leões, Bernardo Palmeiro desempenhou funções com «enfoque na gestão de ativos e no mercado de transferências de jogadores, dada a sua vasta experiência na matéria.»

Foi no emblema verde e branco que trabalhou com Rúben Amorim e assumiu um papel importante na escolha de alguns jogadores que ajudaram o Sporting a sagrar-se campeão, em 2021.

Numa análise superficial aos reforços, é bem patente a aposta na mescla de atletas jovens (casos de Hélder Sá, Tanlongo e Cezary Miszta) com jogadores mais experientes (como Adrien Silva e João Teixeira).

O meio-campo foi o setor que recebeu maior número de caras novas (4). A saída de Guga, que cogitava interessa na China desde dezembro, foi acautelada com os ingressos de Adrien, que estava sem clube depois de ter rescindido com os cataris do Al-Wahda; João Teixeira, outro médio com experiência na Liga; Mateo Tanlongo, jovem promessa cedida pelo Sporting; e Maríous Vrousai, jogador versátil que atua tanto nas alas como no miolo.

Destaque também para a zona mais recuada, onde os vila-condenses, que habitualmente jogam com três defesas-centrais de raiz, fecharam as aquisições de Devenish, central de 23 anos ex-Vizela e Boavista; Hélder Sá, jovem lateral-esquerdo formado no Vitória de Guimarães; e Cezary Miszta, gigante polaco, de 22 anos, para a baliza.

No sentido inverso, abandonaram o clube Bruno Ventura, emprestado ao Leixões; Julien Lomboto, cedido à UD Oliveirense; e o já referido Guga, vendido ao Beijing Guoan, emblema chinês orientado por Ricardo Soares. Hernâni e Frederico Namora rescindiram contrato,

É expectável que alguns dos mais recentes reforços de inverno ainda não estejam aptos para a deslocação ao Dragão, agendada para este sábado, mas é praticamente certo que jogadores como Hélder Sá, Tanlongo ou João Teixeira (todos utilizados frente ao Estoril) somem minutos.