Rafa e o Benfica: O estado da relação

Benfica Rafa e o Benfica: O estado da relação

NACIONAL17.07.202322:09

Rafa foi um dos três jogadores - Morato e Kokçu foram os restantes - titulares nos dois primeiros particulares de pré-temporada do Benfica, contra Southampton e Basileia, respetivamente em Inglaterra e Suíça, sinal de que a confiança de Roger Schmidt nele se mantém intacta.


O avançado de 30 anos não chegou a acordo para a renovação de contrato, depois da primeira tentativa dos encarnados, nem o clube o deixou sair para o Al-Sadd, do Catar, mas o compromisso com a equipa mantém-se, assim como o reconhecimento de companheiros e equipa técnica. Rui Costa anunciou que iria falar com Rafa, mas não há desenvolvimentos significativos em relação à renovação.


O avançado está no Benfica de corpo e alma, como foi possível ver nos treinos do estágio em Inglaterra e nos dois particulares, para mais uma temporada, mesmo que seja a última na Luz, à qual chegou no verão de 2016. Na relação com os companheiros,  continua brincalhão e descontraído, imagem até contraditória em relação ao comportamento público mais reservado.


A primeira ronda de negociações para a renovação não produziu efeitos, mas Rui Costa admitiu que o processo não está fechado: «Tem muitos anos de Benfica, é dos que mais têm dado ao Benfica. Merece todo o meu respeito. O que se passar com o Rafa será entre mim e ele. O que for para decidir será entre mim e ele de forma tranquila sem mensagens públicas, assim obriga o respeito que temos. Não sabem o que o Rafa quer. Não vou divulgar números do que possa ser a renovação. Vou ter tempo para falar com Rafa», disse Rui Costa há uma semana.


€7,5 milhões por ano no Catar


Para trás parece ter ficado, definitivamente, a proposta do Al-Sadd, do Catar, que oferecia a Rafa um contrato de três anos e pagava €7,5 milhões por temporada. O clube do Médio Oriente não voltou a insistir, até agora, e a proposta mais sólida e interessante para avançado e Benfica pode ter caído.

Os encarnados mantêm-se interessados em prolongar o contrato, dentro dos limites que consideram justos. E também Rafa quer ver recompensada a importância que tem na equipa.

Certo, por agora, é que Rafa voltou com fome de bola e preparado para voltar a ter a influência da temporada passada.