FC Porto-Famalicão: dragão nem quer ouvir falar do 'não há duas sem três'
Estádio do Dragão (Foto: PAULO SANTOS/ASF)

ANTEVISÃO FC Porto-Famalicão: dragão nem quer ouvir falar do 'não há duas sem três'

NACIONAL13.04.202408:00

Azuis e brancos 'obrigados' a reação imediata após (inéditas) duas derrotas consecutivas na presente edição da Liga; título é uma miragem, segundo lugar está cada vez mais difícil e terceiro posto... em risco; minhotos estão na melhor fase da temporada e querem prolongar o bom momento; pontuar no Dragão significa manter posição na primeira metade da tabela

Um dragão em busca da fama perdida. A frase está diretamente relacionada com o (mau) momento do FC Porto. Sim, porque duas derrotas consecutivas é algo raro no conjunto azul e branco. E no reinado de Sérgio Conceição, acrescente-se.

Ainda que, pelo meio, os portistas tenham dado um passo (muito) importante rumo à final da Taça de Portugal - triunfo (1-0) no Minho, diante do Vitória de Guimarães, na primeira mão das meias-finais da prova rainha -, a verdade é que, para a Liga, o FC Porto sofreu dois desaires consecutivos: Estoril (0-1) e Vitória de Guimarães (1-2).

O ambiente na Invicta já não tem andado propriamente saudável em virtude das constantes trocas de galhardetes entre Jorge Nuno Pinto da Costa e André Villas-Boas, candidatos à presidência do clube nas eleições do próximo dia 27, pelo que os recentes resultados negativos só tem adensado as preocupações dos adeptos portistas.

E para piorar ainda mais o cenário, o FC Porto vai deparar-se, esta tarde, com um adversário que promete causar muitos incómodos. Tudo porque, e ao invés do que acontece com os dragões, o Famalicão vive o melhor período da época.

Desde a chegada de Armando Evangelista ao comando técnico, a formação de Vila Nova só sabe vencer: dois jogos... duas vitórias. E logo em dois dérbis do Minho: Gil Vicente (2-1) e Vizela (3-2).

Famalicão: meter a terceira no Dragão... sem uma dupla

7 abril 2024, 11:24

Famalicão: meter a terceira no Dragão... sem uma dupla

Minhotos conseguiram, pela primeira vez na presente edição do campeonato, vencer dois jogos seguidos; contas da permanência estão praticamente resolvidas e moral está em alta para prolongar o bom momento diante do FC Porto; Riccieli e Chiquinho são ausências garantidas

FC PORTO

A possibilidade de conquista do título já é amplamente reconhecida - até no reino do dragão... - como sendo praticamente impossível de alcançar. O FC Porto está a 13 pontos do Sporting e os leões ainda têm um jogo em atraso. A matemática diz que nada está definido, mas, em bom rigor, esse objetivo já não passa de uma mera utopia.

Mas também a chegada ao segundo lugar é cada vez mais improvável. O Benfica está já a 9 pontos de distância e é muito pouco crível que essa diferença possa vir a ser anulada nas últimas seis jornadas.

Mas ainda há mais: o FC Porto tem de arrepiar caminho para não perder... o terceiro lugar. Na retaguarda surgem o SC Braga e o Vitória de Guimarães, com os dois rivais minhotos a terem apenas menos dois pontos que os dragões.

Ainda muita tinta vai correr, haverá muitas contas para fazer até final do campeonato, mas os azuis e brancos quererão, naturalmente, minimizar os estragos da campanha realizada na presente edição da Liga e garantir, pelo menos, a última posição do pódio.

Equipa provável (4x2x3x1): Diogo Costa; Jorge Sánchez, Zé Pedro, Otávio e Wendell; Alan Varela e Nico González; Francisco Conceição, Pepê e Galeno; Evanilson

Lesionados: Iván Marcano e Zaidu

Em dúvida: Fábio Cardoso

Castigados: João Mário e Pepe

Figura: Evanilson

O ponta de lança brasileiro está de regresso ao lote dos disponíveis e essa é uma das excelentes notícias para Sérgio Conceição. O camisola 30 falhou o último encontro, diante do Vitória de Guimarães (1-2), por se encontrar a cumprir um jogo de suspensão - Danny Namaso foi o titular na frente de ataque no desaire com os conquistadores -, mas volta agora aos planos do técnico e deverá ter, com toda a naturalidade, entrada direta no onze. Afinal, estamos a falar do melhor marcador da equipa (22 golos em todas as competições) e aquele que melhor conhece as dinâmicas ofensivas do coletivo. As rotinas dos municiadores de ataque - que, salvo qualquer surpresa de última hora -, serão Francisco Conceição, Pepê e Galeno - com Evanilson são incomparavelmente superiores às que são com qualquer outro ponta de lança do plantel.

A antevisão de Sérgio Conceição (treinador do FC Porto):

FAMALICÃO

É inegável que trabalhar depois de uma vitória é sempre melhor. Agora imagine-se trabalhar depois de duas (e por aí adiante...). Serve este preâmbulo para reforçar a fase extremamente positiva por que passam os famalicenses.

E que, em bom rigor, não é apenas positiva: é mesmo inédita. O Famalicão ainda não tinha conseguido vencer dois jogos seguidos na presente edição do campeonato, feito que alcançou nas duas últimas rondas, precisamente as mesmas que Armando Evangelista orientou a equipa.

E esse registo eleva ainda mais a moral dos minhotos para esta deslocação ao Dragão. Jogar no reduto de um dos candidatos ao título já é, por si só, galvanizador, mas chegar ao anfiteatro portista com esta embalagem é ainda mais animador. E o Fama quer continuar a ter proveito...

Sendo que, acrescente-se, há ainda mais um dado que pode catapultar os famalicenses para uma tarde/noite memorável: voltar a ganhar no reduto do FC Porto em jogos do principal escalão do futebol português. Algo que apenas aconteceu uma vez na história e já há mais de 30 anos. E A BOLA contou-lhe esse episódio durante esta semana, realizando uma reportagem com o autor do golo desse triunfo: José Vieira.

Famalicão: «Golo ao FC Porto foi o mais importante da minha carreira»

10 abril 2024, 20:38

Famalicão: «Golo ao FC Porto foi o mais importante da minha carreira»

A BOLA falou com o herói da única vitória dos minhotos no reduto dos dragões em jogos a contar para o principal escalão do futebol português; José Vieira recorda o momento mais de 30 anos depois; a premonição de José Romão e a cabeçada certeira; deseja que o recorde seja batido e aposta em Cádiz para a 'sucessão'

O Famalicão está num tranquilo 8.º lugar, com 34 pontos, e a permanência na elite nacional está praticamente adquirida. Segue-se, pois, o objetivo imediato de manter, pelo menos a posição que ocupa, o que, a confirmar-se, significa terminar a época na primeira metade da tabela.

Mas os minhotos ainda não perderam de vista o 7.º posto. Afinal, são seis os pontos de distância para o Arouca, mas o Famalicão tem ainda um jogo em atraso - que será realizado na próxima terça-feira, diante do Sporting.

Pontuar no Dragão significa automaticamente terminar a ronda do 8.º lugar, uma vez que o Casa Pia, que segue logo atrás, tem três pontos a menos.

Equipa provável (4x2x3x1): Luiz Júnior; Nathan, Enea Mihaj, Justin de Haas e Francisco Moura; Mirko Topic e Zaydou Youssouf; Puma Rodríguez, Gustavo Sá e Sorriso; Jhonder Cádiz

Lesionado: Henrique Araújo

Castigados: Riccieli e Chiquinho

Figura: Jhonder Cádiz

Está de pé quente e vem de dois jogos consecutivos a marcar. Além disso, o registo que já alcançou na presente temporada (12 golos apontados em todas as competições) significa que atingiu a melhor marca da carreira, superando os 11 tentos anotados em 2022/2023. O internacional venezuelano - que, fruto da excelente campanha que tem vindo a realizar, regressou recentemente à seleção do seu país (algo que já não acontecia há quase três anos...) - tem todas as condições para colocar em sentido a defensiva portista e caso seja bem servido pelos seus companheiros de equipa será, com toda a certeza, o inimigo público número um para Diogo Costa. O ponta de lança tem andado particularmente inspirado...

A antevisão de Armando Evangelista (treinador do Famalicão):

Pese embora todo este exposto, o FC Porto assume claro favoritismo para este duelo da 29.ª jornada da Liga. Mas do outro lado estará um Famalicão disposto a contrariar a lógica e a deixar os portistas... à beira de um ataque de nervos. E depois de duas derrotas consecutivas para o campeonato, o dragão nem quer ouvir falar do típico ditado popular do não há duas sem três...