Desabamento de ponte nos EUA: duas pessoas resgatadas, há seis desaparecidos

DIVERSOS26.03.202410:57

Operações de busca e salvamento continuam

O chefe dos bombeiros de Baltimore, nos Estados Unidos, disse na manhã desta terça-feira que duas pessoas foram resgatadas depois do acidente em que um navio de contentores chocou com o pilar da ponte Francis Scott Key, que tem uma extensão de 2,5 quilómetros, por volta da 1.30 horas da manhã, fazendo cair a estrutura central. Vários carros caíram ao rio.

Neste outro ângulo, é possível ver a luzes do navio acender e apagar momentos antes do embate, e fumo negro a sair de uma chaminé traseira, com o navio - que nestas situações costuma ser conduzido por um piloto de porto - a parecer deslizar até ao pilar.

De acordo com James Wallace, uma pessoa foi retirada sem ferimentos e não necessitou de assistência, enquanto outra, gravemente ferida, foi internada. Wallace disse que estavam a ser usados meios como sonar e infravermelhos para saber quantos carros caíram à água. «Sabemos que há alguns», disse numa conferência de imprensa numa altura em que o dia começa a nascer na cidade do estado de Maryland.

Mais tarde, as autoridades confirmaram que há seis desaparecidos.

No ponto verde a localização da ponte em Baltimore

Havia trabalhadores de manutenção na ponte e poderá haver feridos entre os tripulantes do navio. Os meios de busca ainda não conseguiram ir ao navio Dali, que tinha acabado de começar há 30 minutos uma viagem de 27 horas que o levaria até ao Sri Lanka, mas já houve comunicação via rádio.

Esta ponte é usada diariamente por milhares de pessoas e serve um aeroporto a sul da cidade.

Notícia atualizada às 14:12