Vídeo: Ponte em Baltimore desaba depois de abalroada por navio

Vídeo: Ponte em Baltimore desaba depois de abalroada por navio

DIVERSOS26.03.202408:05

Aconteceu no estado de Maryland, nos Estados Unidos; Governador Wes Moore declarou estado de emergência

Uma parte da ponte Francis Scott Key, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, desabou depois de um navio ter colidido com ela na madrugada desta terça-feira, lançando aparentemente vários carros à água. De acordo com a CNN, acredita-se que pelo menos 20 pessoas estão desaparecidas no rio Patapsco, e o Governador Wes Moore declarou estado de emergência.

Por volta da 1h30 da manhã, hora local, uma embarcação que se dirigia para o Sri Lanka, colidiu com um dos pilares da ponte, pegando fogo. O navio Dali tinha acabado de começar há 30 minutos uma viagem de 27 horas que o levaria até Colombo.

Neste outro ângulo abaixo, é possível ver a luzes do navio acender e apagar momentos antes do embate, e fumo negro a sair de uma chaminé traseira, com o navio - que nestas situações costuma ser conduzido por um piloto de porto - a parecer deslizar até ao pilar.

Começou de imediato uma operação de salvamento dos bombeiros com a Guarda Costeira, envolvendo pequenas embarcações e helicópteros.

Ponte de Baltimore desabou após impacto de navio

Kevin Cartwright, diretor de comunicações dos Bombeiros de Baltimore disse que o alerta foi dado por volta da 1.30 da manhã, informando que uma embarcação que saía de Baltimore havia atingido uma coluna na ponte. Vários veículos estavam na ponte no momento. «O nosso foco no momento é tentar resgatar e recuperar estas pessoas», disse Cartwright, sublinhando ser cedo para saber quantas pessoas foram afetadas, mas descreveu o deabamento como um «evento de vítimas em massa».

A ponte, batizada em nome do escritor do hino americano, foi inaugurada em 1977.

Esta ponte, que tem uma extensão de 2,5 quilómetros, é usada diariamente por milhares de pessoas e serve um aeroporto a sul da cidade.

(atualizado às 10.04 horas com estimado número de vítimas na água e às 11.23 horas com novo vídeo)