«Primeiro título dá sensação especial, mas estou a tentar fechar esse capítulo e iniciar o próximo»
Henrique Rocha (Juan Carlos Caval/Lusa)

«Primeiro título dá sensação especial, mas estou a tentar fechar esse capítulo e iniciar o próximo»

TÉNIS25.03.202420:29

Português recentemente conquistou o primeiro título Challenger na carreira, em Múrcia, mas entra já em ação na terça-feira em nova prova deste circuito, em Girona

«A sensação é sem dúvida incrível! Atirei-me para o chão porque estava mesmo muito contente. No final de contas, vitória sofrida ainda melhor», afirmou Henrique Rocha ao jornal A BOLA depois de vencer o Challenger de Múrcia, depois de derrotar na final Nikoloz Basilashvili na final. Mas dois dias após terminar a melhor semana da carreira, o tenista nortenho tem novo «desafio» pela frente, uma vez que entra esta terça-feira em ação no Challenger 100 de Girona, procurando dar seguimento ao bom momento de forma que vive.

Questionado sobre se havia dificuldade em dirigir atenções para nova prova, com o título ainda na cabeça, o atleta, que vai passar a integrar a lista dos 200 melhores jogadores da hierarquia masculina (197.º), negou que seja uma distração.

«Não é difícil concentrar-me, já me estou a habituar aos ares de Girona e já treinei hoje [ontem]. É mesmo assim, estou a tentar fechar esse capítulo e a começar o próximo. Amanhã já estou outra vez na 1.ª ronda e é preciso ultrapassar outra vez cinco batalhas se quero ganhar o torneio. Tenho uma primeira ronda muito complicada.»

E a tarefa não se prevê de todo fácil. O tenista luso vai defrontar o terceiro cabeça de série da prova, Cristian Garin (114.º), mas o chileno já teve como melhor posição do ranking o 17.º posto, em 2021, sendo que é um especialista de terra batida, superfície em que é disputado a prova de Girona.

«Chave para vencer? Fazer o mesmo que fiz na semana passada. Sei que é um jogador muito bom, mas também é alguém que tem algumas quebras [de nível] durante o jogo. Acho que os meus níveis de jogo e mental estão muito elevados. Se tiver mais rendimento que ele acabarei por fazer algumas quebras de serviço, e isso será, naturalmente, fundamental para ganhar o encontro.»

 De olho no Estoril Open

Henrique Rocha teve um ano de 2023 muito positivo, no qual ganhou seis torneios ITF, mas também porque recebeu wildcard para a fase de qualificação do Estoril Open.

O tenista usufruiu do convite da melhor forma, tendo vencido os dois jogos para garantir presença no quadro principal. Na edição deste ano, que decorre entre 30 a 7 de abril, revela que está neste momento inscrito como «Alternate» na qualificação - um dos jogadores mais bem classificados na lista do evento, mas sem lugar na prova.

«Só saberei à última da hora porque é aí que os ‘tubarões’ decidem se querem vir jogar ou não», aponta.