Nadal está de volta, mas alerta: «Encaro como a minha última participação»
Rafael Nadal vai voltar à competição em Barcelona (IMAGO)

Nadal está de volta, mas alerta: «Encaro como a minha última participação»

TÉNIS15.04.202415:48

Tenista espanhol de 37 anos confirma participação no Open Barcelona

Rafael Nadal confirmou nesta segunda-feira que vai voltar à competição no Open de Barcelona, depois de ter estado afastado desde 5 de janeiro, quando disputou o ATP 250 de Brisbane, na Austrália.

«Amanhã vou estar em campo. Foi uma decisão de última hora, mas testei-me, as últimas semanas de treinos foram muito positivas e é muito bom voltar a um torneio no qual não consegui estar nos útlimos anos», começou por dizer.

Aos 37 anos, o regresso do espanhol vai acontecer num torneio que é bastante especial para ele, que o conquistou 12 vezes e até dá o nome ao court central.

Apesar do regresso, Nadal garante é o primeiro a admitir que o final de carreira está próximo e que esta pode ser a última vez que sobe ao terreno de um torneio tão especial.

«Não sei o que pode acontecer no futuro, mas neste momento encaro como a minha última participação aqui. Esse é o meu sentimento atual, por isso vou tentar desfrutar, da forma possível, mas sem renunciar a ser competitivo. Não venho aqui para receber uma homenagem, mas para tentar o melhor possível», alerta.

Ainda assim, o antigo número 1 do mundo e vencedor de 22 torneios de Grand Slam assegura que não vai para o court com receio.

«Medo de quê? O pior que pode acontecer é voltar a acontecer-me alguma coisa que me faça parar novamente de jogar, mas isso não é nada de novo em relação ao que aconteceu neste último ano e meio», atirou, sorridente, adotando um ar mais sério para abordar o final da carreira.

«Vou continuar até sentir que já não vale a pena continuar a fazer aquilo que faço. Não aponto uma data limite, mas a vida vai marcando o caminho e eu tento fazer as coisas da forma que me parece mais lógica», resumiu.

Nadal vai defrontar o italiano Flavio Coboli, de 21 anos, atual número 62 do Ranking ATP.

Será também empolgante para os fãs de Nadal que há quase dois anos não o veem competir em terra batida, desde junho de 2022.