Paris-2024: russos e bielorrussos impedidos de participar nas provas de atletismo
Sebastian Coe, presidente da World Athletics (IMAGO/Hindustan Times)

Paris-2024: russos e bielorrussos impedidos de participar nas provas de atletismo

JOGOS OLÍMPICOS08.12.202320:41

Presidente da World Athletics, Sebastian Coe, assume posição contrária à do Comité Olímpico Internacional, que permite a estes atletas participarem nos Jogos com bandeira neutra

No mesmo dia em que o Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou que vai permitir a participação de russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de Paris, o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, assume que o órgão responsável pela modalidade não vai deixar que estes atletas marquem presença nas provas de atletismo.

«Talvez possam ver desportistas russos e bielorrussos sob bandeira neutra em Paris, mas não vai ser no atletismo», afirmou o dirigente britânico, referindo-se à medida adotada pelo COI relativamente à participação dos mesmos, desde que não representem estes países, nem demonstrem apoio às ações militares na Ucrânia.

«A posição da nossa modalidade continua inalterada e é uma posição firme. Os atletas russos e bielorrussos estão proibidos de competir pela World Athletics desde março de 2022, em resposta à invasão russa da Ucrânia», concluiu o dirigente britânico.