Paris-2024: russos e bielorrussos podem competir como neutros, seleções afastadas
Comité Olímpico confirmou as sanções a Rússia e Bielorrússia (IMAGO)

Paris-2024: russos e bielorrussos podem competir como neutros, seleções afastadas

MODALIDADES08.12.202315:50

Comité Olímpico Internacional divulga decisões

O Comité Olímpico Internacional anunciou nesta sexta-feira que os atletas russos e bielorrussos vão poder participar nos Jogos Olímpicos de Paris, desde que cumpram determinados requisitos, o principal dos quais competirem sob a bandeira neutra.

O comunicado emitido pela entidade excluir definitivamente a participação daqueles dois países em desportos coletivos, deixando claro também que não irão ser autorizados a participar os desportistas que tenham apoiado a invasão russa do território da Ucrânia, nem aqueles que estejam filiados nos exércitos dos dois países.

Na mesma nota, o COI informa que neste momento há já 11 atletas neutros qualificados – oito russos e três bielorrussos – tendo todos os restantes interessados de cumprir as metas de qualificação definidas pelas respetivas federações internacionais.  

Mantém-se assim o castigo aplicado aos dois países considerados culpados da guerra que desde fevereiro de 2022 atinge a Ucrânia, estando por isso proibidos os hinos, bandeiras ou qualquer símbolo representativo da Rússia e Bielorrússia.