«Sporting precisa de um jogador com a dimensão física de Hjulmand»

Sporting «Sporting precisa de um jogador com a dimensão física de Hjulmand»

NACIONAL07.08.202314:56

Luís Vidigal, antigo médio defensivo que fez história no Sporting e no futebol português, com uma passagem igualmente marcante no futebol italiano, faz a A BOLA a radiografia de Morten Hjulmand, médio dinamarquês que em breve se tornará reforço dos leões.


Para o antigo jogador, o médio nórdico é a peça que falta na equipa de Rúben Amorim, pois, na sua opinião, os leões precisam de maior poderio físico, carência que ficou bem à vista no embate com o Everton.

«Deu para perceber que a equipa precisa de maior poderio físico mas de forma transversal. Tirando o Gyokeres, que está mais do que preparado para a dimensão física, é uma equipa muito técnica, que trabalha muito a bola, mas utiliza pouco o lado físico que em alguns momentos é necessário. Precisa de um jogador com essa dimensão física, vai ajudar defensiva e ofensivamente, e isso notou-se claramente. Mas de uma forma transversal, não apenas no meio-campo», opina Luís Vidigal, que deixa algumas pistas sobre as características do dinamarquês:

«Tem grande capacidade de aproximação à baliza, é inteligente na gestão dos equilíbrios defensivos, mesmo com três centrais. Até porque o Sporting tem de melhorar no momento da perda, coletivamente, ou seja, incluindo a frente de ataque. Falhando, tem de haver equilíbrio no meio e ele pode ser o jogador que dá esse equilíbrio [...] Tem no seu comportamento uma atitude muito próxima de Palhinha, defende ligeiramente mais atrasado que Ugarte. Por isso digo que é mais Palhinha do que Ugarte.»


Cuidado com as comparações
O antigo médio considera, porém, que pode ser perigoso comparar Hjulmand com Palhinha. E explica: «Não nos podemos esquecer que o Palhinha saiu e deixou a bitola alta. Mas o Palhinha melhorou muito quando regressou ao Sporting, potenciado por um treinador que é um dos melhores jovens da atualidade e que poderá fazer o mesmo com o Hjulmand. Para além da evolução técnica, o Palhinha parece ser muito mais físico. O Hjulmand não terá a capacidade de recuperar em esforço, com aqueles carrinhos, mas é muito inteligente no posicionamento e daí fazer tantas recuperações», afirma.


Vidigal acredita que o médio terá sucesso no Sporting. «Tendo em conta as soluções que Rúben Amorim tem nesta altura, creio que, pela experiência adquirida em Itália, talvez na liga mais competitiva, com mais de 30 jogos, é um jogador que, do ponto de vista físico, preenche os requisitos para o meio-campo», conclui.