Benfica: Rafa entra em cena
Rafa, com oposição de João Moutinho, marcou nos últimos três jogos do Benfica contra o SC Braga, na Luz. Foto: Miguel Nunes

Benfica: Rafa entra em cena

NACIONAL26.04.202422:05

Avançado deve recuperar titularidade para encontrar um querido inimigo; SC Braga é das equipas a quem mais marca: seis golos, quatro na Luz

Rafa está preparado para entrar em cena, esta tarde, contra o SC_Braga, depois de não ter sido utilizado, segunda-feira, com o Farense, no Algarve. O avançado, melhor marcador da equipa com 20 golos em 49 jogos, deve ser o apoio de Arthur Cabral, com Orkun Kokçu a recuar no terreno para o lado de Florentino, considerando que João Neves poderá ser poupado, por estar a recuperar de um hematoma no sobrolho direito.

Rafa, 30 anos, está a um golo de igualar a época mais goleadora no Benfica — na temporada 2018/2019 assinou 21 golos. E encontrará aquela que é uma das maiores vítimas desde que chegou à Luz proveniente do SC Braga, no verão de 2016, por €16,8 milhões, incluindo serviços de intermediação e prémio de assinatura. O avançado marcou seis golos ao SC Braga, Sporting, P. Ferreira, Arouca e Famalicão — e dos seis golos que festejou contra os minhotos, quatro foram no Estádio da Luz. Rafa, aliás, marcou nos últimos três jogos do SC Braga na Luz — quatro golos e uma assistência. Esta época, abriu caminho ao triunfo encarnado sobre os guerreiros, por 3-2, nos oitavos de final da Taça de Portugal.

Futuro sem novidades

Em final de contrato, Rafa ainda não tem o futuro definido. Em fevereiro, Rui Costa partilhou que o avançado_«rejeitou propostas enormes e o Benfica prescindiu de valores arriscando que ele saia a custo zero no final da época». Considerou ainda «exemplar» o comportamento de Rafa, sublinhando que «está a fazer uma grande época».

Sem avanços ou recuos a situação mantém-se a mesma desde que Rui Costa falou com Rafa no início da época. E até ao cair do pano da temporada é provável que voltem a falar sobre a renovação de contrato.

Factos & Curiosidades

— Com vitória sobre o SC Braga, Benfica garante o segundo lugar, e com isso a qualificação para a Liga dos Campeões através das pré-eliminatórias (entrará direto se o Leverkusen conquistar a Liga Europa).

 — A 10 de janeiro, Benfica venceu SC Braga por 3-2, nos oitavos de final da Taça de Portugal. Marcaram Rafa (42’), Arthur Cabral (45’) e Aursnes (70’) para as águias e Rodrigo Zalazar (7’ e 48’) para os minhotos.

Na primeira volta, a 17 de dezembro, as águias venceram em Braga por 1-0, golo de Tengstedt, aos 3’. Foi a última vez que o avançado dinamarquês marcou. Soma três golos esta época.

Benfica soma 52 vitórias, 12 empates e três derrotas em 67 jogos em casa com o SC Braga para o campeonato. Nas duas últimas receções, as águias venceram por 1-0 e 6-1. Mas antes os minhotos venceram duas vezes, por 1-0 e 3-2.

Arthur Cabral marcou quatro golos em quatro jogos com o SC Braga — um pelo Benfica e três pela Fiorentina, no play-off de acesso aos oitavos da Liga Conferência.