Sporting: de Potinho passou a Pote, agora é Potão
Pedro Gonçalves cumpre a quarta época de leão ao peito (Miguel Nunes)

Sporting: de Potinho passou a Pote, agora é Potão

FUTEBOL17.04.202423:23

Pedro Gonçalves é um às de trunfo de Amorim; carimbou importante vitória em Famalicão

O Potinho, alcunha que ganhou no Vidago FC, onde começou a jogar, sempre incentivado pela mãe Maria da Conceição, que era a roupeira do clube e já revelou que lhe «chamavam Potinho porque era baixinho e gordinho, comia muito bem», passou a Pote quando chegou ao Chaves e já em Braga, foi Agostinho Oliveira que lhe disse: «Nem Potinho, nem Pote, passas a ser o Pedro Gonçalves».

Amadureceu (Valência e Wolverhampton) antes de voltar a Portugal, para jogar no Famalicão, mas, certo é que a alcunha nunca o abandonou e, no Sporting, onde chegou em 2020/2021, transformou-se num Potão.

Na primeira época marcou 23 golos, tornando-se não só no melhor marcador do Sporting como da Liga, tendo contribuído para que os leões quebrassem jejum de 19 anos e se tivessem sagrado campeões nacionais, tendo sido agraciado com o prémio Stromp na categoria futebolista do ano. Seguiram-se duas épocas com bom registo a nível de utilização, sempre acima de 2000 mil  minutos, embora menos golos, mas mais assistências e rótulo de jogador de elite.

Certo é que Pedro Gonçalves é um dos ases de trunfo de Rúben Amorim, que tem sabido tirar o máximo de partido de um jogador, cuja versatilidade tem sido a sua imagem de marca. Chegou a Alvalade como médio, mas o treinador viu nele algo mais e na sua ideia de jogo encaixou-o que nem uma luva no trio ofensivo, tanto à direita como à esquerda. Tem correspondido às exigências e, na última terça-feira, marcou o golo de uma vitória que pode vir a ser fulcral para o grande objetivo dos leões: a conquista do título nacional. Para já, vale aos leões uma vantagem de sete pontos na tabela classificativa.  

Pedro Gonçalves não marcava há um mês — a título de curiosidade diga-se que foi o quarto golo que marcou ao Famalicão, a sua antiga equipa, e, por isso, não festejou —, altura em que se lesionou, frente à Atalanta, no jogo que afastou o Sporting das competições europeias e, recorde-se, a nível pessoal, também falhou a chamada à Seleção Nacional. Meta tão almejada, que acabou por, mais uma vez, ser adiada.

22.º melhor marcador de sempre

De realçar que, no somatório de todas as provas, ao longo de quatro temporadas, Pedro Gonçalves já marcou 75 golos pelo Sporting, sendo o 22.º melhor marcador de sempre da história do clube de Alvalade.

Melhores marcadores de sempre do Sporting

JOGADOR

GOLOS

Peyroteo

526

Manuel Fernandes

258

Manuel Vasques

214

Soeiro

207

Jordão

184

Liedson

164

Adolfo Mourão

164

João Martins

157

Jesus Correia

154

Figueiredo

150

Albano

149

Lourenço

144

João Cruz

144

Pereza

128

Yazalde

126

Travassos

125

Bas Dost

93

Marinho

86

Nélson Fernandes

84

Abrantes Mendes

83

Cadete

81

Pedro Gonçalves

75

Como nota frise-se que Pedro Gonçalves tem contrato até 2027, sendo que a sua cláusula de rescisão estás fixada nos €80 milhões.