Rio Ave-Portimonense: Ganhar ou ganhar
Rio Ave e Oliveirense, 2022. Foto: PAULO SANTOS/ASF

ANTEVISÃO Rio Ave-Portimonense: Ganhar ou ganhar

NACIONAL07.01.202408:15

As duas equipas não vencem um encontro desde novembro e, em 16.º e 15.º, respetivamente, querem fugir à zona de relegação

O Rio Ave recebe esta tarde o Portimonense, no Estádio dos Arcos, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Liga. Os dois conjuntos precisam de pontos como um jardim precisa de ser regado, e as equipas técnicas não se podem dar ao luxo de esperar que chova.

Na metade de baixo da tabela classificativa, vilacondenses e alvinegros não vencem uma partida desde novembro, e vão entrar em 2024 com esperança de contrariar a tendência dos últimos jogos. O encontro este domingo marca a quinquagésima vez que os dois históricos se encontram no relvado, com o Rio Ave a levar a melhor em 21 jogos e o Portimonense em 18 (dez empates). 

Luís Godinho é o escolhido para apitar o encontro, e vai ter como árbitros assistentes Rui Teixeira e Pedro Mota. Halim Shirzad é o quatro árbitro; Bruno Esteves e Gonçalo Vaz Freire com funções de VAR/AVAR completam a equipa de arbitragem.

Rio Ave e Portimonense em 2022, com Filipe Relvas em evidência. Foto: PAULO SANTOS/ASF

Rio Ave

Não está a correr de feição a época para os rioavistas.  Eliminados da Taça de Portugal pelo Torreense – que joga na 2ª Liga – e da Taça da Liga pelo Arouca, a equipa treinada por Luís Freire contabiliza apenas três vitórias esta temporada, duas delas no campeonato. Em 16.º e abaixo da linha de água, com 12 pontos, o Rio Ave tem de começar a vencer encontros para evitar o mesmo destino da época 2020/2021.

A equipa de vila do conde acumula uma derrota e quatro empates nas últimas cinco partidas, e não vence um jogo desde 5 de novembro, tendo sorrido pela última vez frente ao Boavista. Terá hoje a oportunidade de voltar às vitórias, frente a um Portimonense que também se encontra em crise de resultados.

Onze provável: Jhonatan Luiz; Josué Sá, Aderllan Santos, Miguel Nóbrega; Costinha, Guga Rodrigues, Amine Oudrhiri, Fábio Ronaldo; Joca, Leonardo Ruiz, Emmanuel Boateng.

Castigados: João Graça.

Figura: Boateng. Embora a equipa não tenha marcado contra o Vitória de Guimarães, o avançado ganês esteve em evidência nos dois jogos anteriores, tendo feito o gosto ao pé em ambos os encontros. Com dois golos e uma assistência no último mês, tendo ainda sido o melhor em campo em duas ocasiões, o atacante foi escolhido como o melhor jogador do mês pelos adeptos da equipa. Em boa forma, pode passar por ele a possibilidade de o Rio Ave se sobrepor ao adversário esta tarde.

O que disse Luís Freire, treinador do Rio Ave: «O Portimonense tem um treinador, o Paulo Sérgio, muito experiente. Um dos treinadores com mais jogos na Liga, que já treinou equipas grandes. É um treinador muito astuto, na perspetiva de montar as suas equipas em função daquilo que é o jogo. [O Portimonense] Tem muita gente de qualidade, é uma equipa também forte na bola parada. Mas temos a nossa identidade, somos uma equipa muito, muito difícil para os adversários. Causamos muitos problemas aos adversários, tirando o Moreirense e o Sporting. Dos outros todos, ninguém pode dizer que foi fácil contra nós. Somos uma equipa que pressiona, que vai para cima do adversário, organizada, reativa e com boas individualidades também. Conseguimos ferir o adversário, isso é o que garantimos e controlamos.»

Portimonense

A situação dos guerreiros do Sul não é mais famosa que a dos vilacondenses. Em 15.º na Liga, com 15 pontos, uma vitória permite ao Portimonense fixar-se a meio da tabela classificativa, sendo que uma derrota pode dar azo a uma descida vertiginosa para os lugares de relegação. 

A equipa comandada por Paulo Sérgio foi eliminada pelo SC Braga na Taça de Portugal, e foi surpreendida pelo Leixões, ao perder no desempate por penáltis, na Taça da Liga. Os algarvios têm um empate e quatro derrotas nos últimos cinco encontras, com a última vitória a ocorrer contra o Chaves, para a Liga, a 11 de novembro.

Onze provável: Vinícius Silvestre; Pedrão, Alemão, Filipe Relvas; Guga, Carlinhos, Dener, Gonçalo Costa; Sylvester Jasper, Ronnie Carrillo, Hélio Varela.

Em dúvida: Maurício.

Figura: Filipe Relvas. O defesa é o jogador com mais encontros disputados esta época pelo Portimonense, 19 no total. Tendo marcado dois golos nos últimos dois jogos, a recente veia goleadora do central daria muito jeito aos alvinegros esta tarde. Também o médio Carlinhos será um jogador a ter em conta, por ser o máximo goleador da equipa (seis golos).

O que disse Paulo Sérgio, treinador do Portimonense: «O adversário tem tido as suas dificuldades, como temos tido todos. O campeonato, do 6.º/7.ª lugar para baixo, parece que vai começar agora. Temos que estar preparados para mais uma tarde difícil e de trabalho árduo, de muita concentração, mas também de muita coragem e muita confiança. Aquilo que nos propomos sempre, umas vezes conseguimos melhor, outras nem tanto, é ir a Vila do Conde competir pelos pontos, à procura do melhor resultado possível, reconhecendo essa mesma qualidade ao adversário.»