Pinto da Costa: «Dizer que a Academia é um trunfo eleitoral é ridículo»
Pinto da Costa (foto: IMAGO)

Pinto da Costa: «Dizer que a Academia é um trunfo eleitoral é ridículo»

NACIONAL27.03.202412:10

Presidente do FC Porto salientou a importância que a nova Academia de formação do clube terá para o futuro dos dragões e criticou a campanha eleitoral de André Villas-Boas

Na apresentação da Academia de formação do FC Porto, que terá lugar na Maia, esta quarta-feira, o presidente do clube e candidato às eleições de 27 de abril Jorge Nuno Pinto da Costa, assinalou o momento como a prova do cumprimento de uma promessa feita.

«Há quatro anos prometi que ia fazer uma Academia, sendo uma das condições para me recandidatar. Isso, passar aos oitavos de final [da Liga dos Campeões] e sairmos dos capitais próprios negativos. É um trunfo para o FC Porto para ser cada vez melhor na formação dos nossos jogadores.»

«Se com poucas condições a formação tem fornecido grandes atletas à primeira equipa, com estas condições esperamos que isto aconteça de uma forma mais clara e evidente.»

O dirigente explicou depois que a apresentação do projeto não podia esperar mais: «Dizer que isto é um trunfo eleitoral é ridículo. Dizer que devíamos passar isto para depois das eleições é inacreditável. Então teríamos, em janeiro, quando já se sabia que havia duas candidaturas, não podíamos ter contratado o Otávio, renovado com o Galeno, porque quem viesse podia não gostar do Galeno. A vida do FC Porto não para.»

Pinto da Costa criticou de seguida o tom negativo que tem marcado a campanha eleitoral.

«Temos assistido a uma campanha em que só se diz mal de tudo. Há quatro ou cinco meses, eu ia ser o presidente dos presidentes, deixava um legado fantástico, tinha feito uma obra de referência, até ao dia em que me candidatei. A partir daí está tudo mal, os 2566 títulos que ganhámos nas minhas direções não existem, o estádio, o pavilhão e o museu que fizemos nas minhas direções já não existem. Querem transformar o FC Porto num clube que compre uns canteiros do lado do rio onde nada disto poderia ser feito.»

Este é o melhor projeto possível para o futuro da formação do FC Porto que, como o próprio Pinto da Costa admite, tem trabalhado com «condições precárias».

«Continuo com a mesma vontade de há 42 anos, com a mesma paixão de pôr o FC Porto a ganhar. Para mim, 2566 títulos é pouco. Para ganharmos mais, é fundamental este projeto. Por isso, estou feliz hoje, estou feliz pelos dirigentes da formação, pelos treinadores, pelos jovens que nos dão tantos títulos com condições tão precárias.»

Maquete do projeto da nova Academia do FC Porto

«Se com poucas condições a formação tem fornecido grandes atletas à primeira equipa, com estas condições esperamos que isto aconteça de uma forma mais clara e evidente.»

O dirigente elogiou ainda as três pessoas que, a seu ver, foram essenciais para o desenvolvimento e implementação do projeto, abordando também a saída de Fernando Gomes do clube.

«Quero citar o Sr. Arquiteto Manuel Salgado, que se dedicou a este projeto, como sendo um projeto de coração (…) e ao Sr. Gaspar Borges, que se pôs à disposição de alma e coração para que isto fosse avante.»

Fernando Gomes, Pinto da Costa, Manuel Salgado e Gaspar Borges da empresa ABB

«Queria também fazer uma referência e confessar algo sobre o Dr. Fernando Gomes. Há um ano, disse-me que não podia continuar no clube com as responsabilidades que tinha. Eu fiquei preocupado porque tínhamos grandes problemas e grandes dificuldades e ele prometeu-me que continuaria com o mesmo entusiasmo dos últimos 10 anos. Foi o dirigente, neste 42 anos, que depois de ter decidido que não continuava, que mais fez pelo FC Porto.»

VÍDEO QUE LHE PODE INTERESSAR - PINTO DA COSTA CRITICA «CAMPANHA POUCO SAUDÁVEL»: