Para ficar e blindar: futuro do leão será com ele!

Para ficar e blindar: futuro do leão será com ele!

NACIONAL21.03.202407:27

Eduardo Quaresma visto como peça importante no projeto futuro do leão; Acordo para a renovação por mais três épocas fechado no fim da época; Cláusula vai subir para os €60 M

Para blindar. Eduardo Quaresma é visto como peça importante no projeto desportivo dos leões no futuro e, nesse sentido, a SAD já se encontra em campo de forma a acautelar e... prolongar o contrato com o jovem defesa-central, de 22 anos, que, recorde-se, termina o vínculo em 2025.

Existe, de resto, tal como A BOLA já havia adiantado, vontade entre as partes para se concluir o desejado acordo, porém, falta apenas acertar um timing para todos os pormenores serem oficializados, algo que deverá acontecer mais para o final da temporada, pois o foco dos leões (e do jogador...) está totalmente centrado no futebol dentro das quatro linhas, nomeadamente o campeonato e a Taça de Portugal, os dois grandes objetivos dos verdes e brancos. Para já, enquanto tudo não passa para o papel, os leões preparam-se, assim, para oferecer mais três anos de ligação ao defesa, que irá também subir a sua cláusula de rescisão dos 45 milhões de euros para os 60 milhões.

Eduardo Quaresma é um dos mais acarinhados nas bancadas de Alvalade (SPORTING CP)

Esta renovação de contrato é um voto de confiança do Sporting no potencial de Eduardo Quaresma, que, de resto, tardou em aparecer. Após a promoção do central ao plantel principal, em 2019/2020, o defesa vinha perdendo fulgor nos últimos anos após empréstimos (sem grande brilhantismo) ao Tondela e aos germânicos do Hoffenheim. A inversão desta tendência ocorreu no início desta temporada, primeiro com a chamada ao estágio de pré-temporada e, depois, com o aproveitamento das oportunidades face às lesões de alguns jogadores, nomeadamente Coates e St. Juste. O clássico com o FC Porto (2-0), em dezembro último, marcou o ponto de viragem, pois Eduardo Quaresma foi chamado e correspondeu com uma exibição de grande brilhantismo.

Quaresma ganhou nova vida no leão após passagem sem sucesso no Hoffenheim (IMAGO)

Desde então... foi sempre a subir até conquistar uma posição no trio defensivo de Amorim. Com algo que lhe vinha faltando na carreira: regularidade - ponto decisivo para convencer o treinador. Aliada, claro está, a uma capacidade de superação, qualidade técnica e mentalidade competitiva que também cativou o exigente tribunal de Alvalade. A importância desse crescimento no modelo de Amorim será, assim, premiada com um novo contrato que lhe renovará o estatuto no plantel. Mas, até lá, Eduardo Quaresma quer continuar a marcar uma posição no onze e ser trunfo importante até final da temporada.

Eduardo Quaresma com Tiago Tomás na chegada do estágio da seleção Sub-21 no Algarve (FPF)

A crescer (também) com a seleção Sub-21

O crescimento de Eduardo Quaresma na equipa principal dos leões estendeu-se às seleções nacionais. O defesa-central, de resto, faz parte dos eleitos de Rui Jorge na seleção Sub-21 que esta quinta-feira (17.30 horas) e na próxima terça-feira (17.30 horas) vai medir forças com as Ilhas Faroé e Croácia, respetivamente, em Faro, no apuramento para o Europeu de 2025.

Com percurso marcantes nas seleções (46 internacionalizações), Quaresma atravessa uma fase de valorização também destacada pelo treinador Rui Jorge. «É um jogador no qual acreditamos muito há muito tempo. Nas últimas chamadas não teve muita utilização, de facto, se virmos nem por isso era muito utilizado nos clubes, mas sabemos o valor dele há muito tempo, acreditamos nele, mas jogar ou não são decisões que tomo depois. Logo vemos, sabendo que tem [concorrência de] dois jogadores de grande qualidade, como Renato Veiga e Tomás Araújo», disse o selecionador.