O 'polvo' está de volta no Benfica
Florentino, médio do Benfica, no jogo com o Rangers em Glasgow, Escócia (IMAGO / Focus Images)

O 'polvo' está de volta no Benfica

NACIONAL16.03.202409:45

Florentino foi titular e jogou os 90 minutos nas últimas três partidas; equipa vinha de duas derrotas seguidas; médio foi muito elogiado por Schmidt

Florentino foi titular e jogou os 90 minutos nos últimos três desafios. Formou com João Neves a dupla de médios que Schmidt lançou frente aos escoceses do Rangers em Lisboa para a Liga Europa (2-2), depois com João Mário frente ao Estoril na Liga (3-1) e a seguir na Escócia, no jogo da segunda mão com o Rangers (1-0), aqui novamente ao lado de João Neves. Com ele em campo, o Benfica voltou aos bons resultados, depois de duas derrotas consecutivas, frente ao Sporting na Taça de Portugal (1-2) e com o FC Porto no campeonato (0-5).

Nos dois jogos frente ao Rangers de acordo com dados da plataforma estatística Sofascore, os números do médio defensivo são interessantes e sugerem o regresso ao meio-campo do polvo que Florentino foi na época passada, em que foi quase sempre titular e contribuiu decisivamente para a conquista do título. Contra os escoceses Florentino conseguiu, por exemplo, uma taxa de acerto no passe de 89%, de 86% no meio-campo adversário. O médio tem uma média de 10 recuperações por jogo, ganhou 50% dos duelos em que se envolveu, 54% junto à relva e 33% pelo ar. Ainda segundo outros números a que A BOLAteve acesso, o benfiquista, no jogo da Escócia fez 13 recuperações em posse, cinco interceções, quatro desarmes, teve três passes bloqueados e assinou seis passes em progressão.

A última exibição que mereceu, no final da partida, os elogios de Roger Schmidt. «Florentino é muito importante para nós e para mim. Na época passada jogou muitas vezes e muito bem, foi importante para ganharmos a Liga. Este ano continua a ser importante, mesmo não jogando demonstrou uma excelente atitude, é um exemplo para outros jogadores que não são titulares. Agora é tempo de jogar, tem jogado bem, hoje [quinta-feira passada, na EScócia] fez um jogo fantástico. Está sempre em forma, positivo, é o que um jogador tem de fazer», disse o treinador alemão do Benfica.

Florentino, apurámos, recebeu bem os elogios mas não ficou deslumbrado. Está feliz pelo momento que atravessa e continua focado em dar o máximo nos treinos e nos jogos para continuar a ser opção para Schmidt, correspondendo ao perfil que o treinador destacou.