Mercado Sporting: Os números da operação Koba Koindredi
Koinderdi está cedido ao Estoril pelo Valência. IMAGO

Mercado Sporting: Os números da operação Koba Koindredi

NACIONAL19.01.202423:55

Médio vai ser leão por 4 milhões de euros; SAD assegura 90 por cento do passe; tem à espera em Alvalade contrato válido até junho de 2029

Negócio (quase) fechado: Koba Koindredi vai ser jogador do Sporting por um valor na ordem dos 4 milhões de euros e tem à espera em Alvalade um contrato válido até junho de 2029. Os verdes e brancos asseguram 90 por cento do passe do médio de 22 anos que o Valência tem cedido ao Estoril, que terá papel na operação.

Chegou aos escritórios do Valência, na tarde desta sexta-feira, proposta oficial pelo médio que Rúben Amorim definiu como o alvo para reforçar a equipa neste mercado de inverno. Os responsáveis do clube che vão aceitar a proposta, de 3 milhões de euros, valor da opção de compra que os canarinhos reservaram aquando da cedência do jogador, no verão passado.

O Estoril recusa-se a comentar, lamentado que as notícias tenham vindo a público poucas horas antes do jogo com o Arouca (este sábado às 15.30 horas), para o qual Koindredi está convocado e até aponta à titularidade. Porém, segundo a imprensa espanhola, a operação passará pelos canarinhos, acionando a cláusula e seguindo jogador para Alvalade por valor na ordem dos 4 milhões — por uma questão legal primeiro por empréstimo com cláusula de compra obrigatória a exercer no final da temporada.

Mediante esta operação ou de forma direta, certo é que o Sporting já não vai deixar fugir o médio francês, uma vez que o Valência dá o sim a transferência, reservando direito a 10 por cento numa futura venda do passe do médio.

Formado no Lens, Koba Koindredi mudou-se para o emblema espanhol ainda em idade de júnior, tendo-se estreado pela equipa principal em 2020/2021 — seis jogos, um golo e um a assistência nessa temporada. Foi depois cedido ao Oviedo em 2022/2023 e esta temporada aos canarinhos.

Koba tem 1,84 metros, pesa 80 quilos e ocupa posição central no meio-campo. Chega para alargar o leque de médios do plantel às ordens de Rúben Amorim, que nesta altura não conta com Morita, japonês que está na Taça Asiática ao serviço da seleção. Hjulmand e Daniel Bragança completam o setor, que deve ver partir Dário Essugo, por empréstimo, para o Chaves.

Segue-se um extremo

Com o dossiê do médio na fase final, a administração leonina concentra-se na aquisição de um extremo, que vai reforçar o plantel de Rúben Amorim ainda nesta janela de inverno do mercado de transferências. Uma posição para a qual o Sporting tem alternativas, com Edwards e Pedro Gonçalves à cabeça e agora também com Francisco Trincão, que tem estado em grande nos últimos jogos, com três golos marcados nas três ultimas jornadas, com Estoril, Chaves e Vizela, terreno onde também fez uma assistência. Nuno Santos pode fazer o lugar à esquerda e Geny Catamo à direita mas ambos contam para a morim como alas, o português à também no lado canhoto e o moçambicano, que está no CAN ao serviço da seleção, no outro lado.