Mercado Benfica: quem é Álvaro Fernández
Álvaro Fernández, 20 anos, lateral-esquerdo. Foto: IMAGO

Mercado Benfica: quem é Álvaro Fernández

NACIONAL12.01.202417:00

Lateral-esquerdo ofensivo tem sido utilizado várias vezes no Granada como extremo

Álvaro Fernández Carreras treinou-se, esta sexta-feira, com normalidade às ordens do treinador Alexander Medina, preparando o desafio que o Granada terá de disputar, amanhã, com o Bétis, em Sevilha. Este poderá ser um dos últimos, senão mesmo o último, dos jogos em que vestirá a camisola do seu atual clube, pois tudo indica que será a do Benfica que, muito em breve, passará a defender.

A provável transferência será, para o jovem galego de apenas 20 anos, um importante salto na sua carreira iniciada, ainda muito novo, no clube da sua terra, o Racing de Ferrol. Daí foi para o Corunha e, passados cinco anos, deixou a sua Galiza natal para entrar nas categorias inferiores do Real Madrid, que viu nele um jogador com enorme potencial e no qual esteve nos juniores até que, no verão de 2020, o Manchester United se interessou por ele, acabando por levá-lo e integrá-lo na equipa sub-23, pela qual jogou duas épocas na Premier League 2. Chegou a ser eleito o melhor jogador sub-23 do United, que lhe ampliou dois anos mais o contrato até 2025, antes de, na sua terceira época no futebol inglês, ser cedido ao Preston North End, no qual fez uma temporada no Championship (42 jogos e seis assistências). 

No último verão regressou a Espanha, de novo emprestado pelo Man. United, para representar o Granada, recém-promovido à I Divisão. Entretanto, o selecionador nacional sub-21, Santi Denia, convocou-o para representar seleção espanhola daquela categoria, pela qual soma cinco presenças.

Álvaro Fernández é um defesa lateral-esquerdo com enorme projeção de futuro, condição confirmada pela boa temporada que tem vindo a fazer no Granada, no qual, desde que chegou, tem sido titular indiscutível, atuando, com a sua grande capacidade ofensiva, adiantado, à frente do capitão Carlos Neva. Álvaro Fernández é, no fundo, uma espécie de Grimaldo com menos sete anos.

Com a chegada do novo diretor técnico, o italiano MatteoTognozzi, o Granada iniciou uma verdadeira revolução do plantel, que quer potenciar para que a equipa possa sair da incómoda situação em que se encontra, no penúltimo lugar da classificação da liga espanhola.

Neste mercado de inverno, o clube já contratou cinco novos jogadores, alguns já saíram e outros o farão, entre os quais Álvaro Fernández, não por vontade do clube, que está mais do que satisfeito com o seu rendimento. Se o passe pertencesse ao Granada, o clube espanhol de forma alguma o deixaria mudar de ares, mas é do Manchester United que, no contrato de cedência, teve o cuidado de incluir uma cláusula de recuperação do jogador durante a temporada e que agora poderá acionar.

O Granada nada pode fazer para reter ao futebolista mas também, por outro lado, como está empenhado em permanecer na I Divisão, necessita que todos os jogadores do plantel estejam plenamente comprometidos com o projeto, procurando evitar que algum possa estar com a cabeça noutro lado, como poderia suceder com Álvaro Fernández se lhe fosse vedada a possibilidade de dar o salto para um dos grandes clubes do futebol europeu, como é o Benfica, que, considerando esta abstenção do Granada, só terá de negociar com United para que se concretize a chegada deste mais que prometedor reforço.