Kika quer desafiar o Lyon: «A sorte e os resultados procuram-se»
Kika Nazareth, do Benfica, posa para a fotografia na antevisão ao embate frente ao Lyon, pela Liga dos Campeões feminina. Foto: D.R.

Kika quer desafiar o Lyon: «A sorte e os resultados procuram-se»

Internacional portuguesa alimenta a ambição de discutir o acesso às meias finais da Liga dos Campeões apesar de destacar o poderio do adversário; destaca crescimento veloz do Benfica no panorama internacional e não se deixa deslumbrar pelos elogios

O Benfica conta os dias para receber o Lyon no Estádio da Luz e assim disputar, pela primeira vez no histórico do futebol feminino português, um encontro relativo aos quartos de final da Liga dos Campeões feminina e no embate ante as francesas, relativo à primeira mão, conta com Kika Nazareth como uma das suas principais esperanças para surpreender o poderoso adversário, campeão europeu por oito ocasiões, e chegar à segunda mão com capacidade para discutir o acesso à meia final da competição.

Kika, de 21 anos, está pronta para o desafio e comprometida em lutar pela vitória no embate marcado para esta terça-feira. «De nada serve estarmos aqui a disputar aqui uma Liga dos Campeões como se fosse um jogo de berlinde, não é? É uma Liga dos Campeões, há que querer. A sorte procura-se, os resultados procuram-se, as vitórias procuram-se, acho que tudo é possível e mais uma vez, com noção e conscientes do patamar em que estamos e do contexto em que estamos – é um Lyon», recorda a internacional portuguesa.

«Sem desvalorizar qualquer outra equipa do campeonato português, é um Lyon, que já tem mais anos que o Benfica no futebol feminino», lembrou a atacante e uma das grandes figuras de um Benfica muito jovem nestas andanças, até porque a sua secção de futebol feminino tem apenas cinco anos de existência. Um progresso a alta velocidade que reforça a confiança de Kika na qualidade do trabalho realizado pelo clube encarnado. «Há cinco anos nem tinha noção de que isto um dia ia acontecer (risos)…», admitiu.

«Acho que não foi dar passos maiores do que as pernas, no bom sentido, porque acho que isto teve de acontecer como teve de acontecer e no tempo que teve de ser. Não apressámos nada, não forçámos nada, as coisas simplesmente por serem bem feitas e pelo facto de o projeto ser tão bom, por termos as condições, as jogadores e o talento que temo, as coisas foram acontecendo num curto espaço de tempo», considerou a atacante, melhor marcadora da temporada das encarnadas, com 20 golos em 22 encontros.

Com cinco golos apontados na presente edição da Liga dos Campeões e na liderança da tabela de goleadoras (13 golos em 13 participações) do campeonato nacional, Kika Nazareth mostra-se pronta para o Lyon e reencontrará Sónia Bompastor, treinadora lusodescendente do conjunto gaulês, pelo qual conquistou todas as provas nacionais e internacionais enquanto jogadora e como treinadora que há pouco mais de um ano reconheceu estar atenta às capacidades da camisola 10 das encarnadas.

«Vejo as coisas de outra forma: é um incentivo por ser a treinadora do clube que é, por ser o palco que é e o jogo que é. Não por ser ela, obviamente, pois tenho imenso respeito. Sou fã neste sentido, é uma treinadora que treina as melhores jogadoras do Mundo, que faz o que faz com elas dentro de campo…há de certa forma da nossa parte uma empatia com as treinadoras adversárias, sobretudo do clube que é», admitiu, ainda assim, Kika, que espera voltar a impressionar a técnica adversária com nova prestação de destaque.