Revelação da treinadora do Lyon sobre Kika Nazareth, do Benfica

Futebol Revelação da treinadora do Lyon sobre Kika Nazareth, do Benfica

FUTEBOL06.03.202321:40

A treinadora Sónia Bompastor, de nacionalidade francesa e ascendência portuguesa, foi a convidada de destaque do evento ‘Football Talks + Extra Time – Women in Football’, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, e concluiu o evento, que teve lugar na Cidade do Futebol, com uma palestra que contou com uma assistência na qual se encontravam os selecionadores nacionais feminino, Francisco Neto, e masculino, Roberto Martínez.

Entre os presentes também outras figuras de renome como antigas internacionais portuguesas ou José Couceiro, diretor técnico da FPF, que desempenhou papel de anfitrião em função de o presidente da federação lusa, Fernando Gomes, se encontrar em viagem.

«Há duas épocas, pelo Lyon, jogámos contra o Benfica e ganhámos os dois jogos com uma diferença grande, mas vimos que este ano o Benfica jogou contra o Bayern de Munique e já fez jogos mais próximos, mais interessantes em termos de competição. O Benfica é o clube que representa o futebol português na Liga dos Campeões. Isso mostra que os clubes portugueses estão a crescer», elogiou Sónia Bompastor, única mulher a conquistar a Liga dos Campeões como jogadora e, em 2021/2022, como treinadora.

«Tenho prazer em ser portuguesa, parabéns à equipa nacional portuguesa. Estou muito feliz por Portugal ir discutir um Mundial este verão [entre julho e agosto, na Austrália e Nova Zelândia] e quero também dizer que o futebol feminino português está a ganhar força tanto nos clubes como na Seleção e penso que o apoio da federação também é importante», sustentou a treinadora de 42 anos.


«O futebol feminino português hoje está a progredir, está a seguir uma boa direção e toda a gente, desde a federação aos clubes, os seus dirigentes, têm de continuar a dar o seu apoio para que ele possa crescer», indicou.

A sessão contou ainda com um momento de muito fair-play e boa disposição quando Mariana Cabral, treinadora do Sporting, questionou Sónia Bompastor sobre se teria interesse em contratar Kika Nazareth, sentada logo ali próxima, para o Lyon, alegando, entre risos: «Tê-la por cá não me está a dar muito jeito...». A resposta da atual detentora da Champions feminina foi, igualmente, amplamente elogiosa para com a jovem e uma das figuras maiores do Benfica.

«Sou conhecedora do seu futebol e quando veio jogar pelo Benfica contra nós, já lho disse, fez um bom jogo. É uma jogadora que estou a seguir», admitiu a técnica do clube dominador da Liga dos Campeões feminina, prova que já conquistou por oito ocasiões, três delas contando com Sónia Bompastor nas suas fileiras, duas enquanto futebolista, em 2010/2011 e 2011/2012, e dez anos mais tarde como treinadora, precisamente na época passada.

O evento contou ainda com um fórum que teve como oradoras Vanda Sigursgeirsdottir, presidente da Federação Islandesa de Futebol, Nuria Martínez, ‘team manager’ da seleção masculina de Espanha, e ainda Raquel Rosa, empresária de futebol, que contribuíram com os seus testemunhos sobre os os cargos que atualmente desempenham trabalhando diariamente no contexto masculino.