Estoril: juvenil titular dos sub-23 assina vínculo profissional até 2027
Pedro Andrade, descontraído nas instalações do Estádio António Coimbra da Mota aquando do anúncio do seu contrato profissional co o Estoril. Foto: Estoril Praia SAD.

Estoril: juvenil titular dos sub-23 assina vínculo profissional até 2027

NACIONAL14.02.202418:15

Canarinhos anunciaram o primeiro contrato profissional de Pedro Andrade, promessa dos sub-23; lateral direito, de apenas 17 anos, é titular indiscutível na Liga Revelação e já era cobiçado

O potencial e qualidade do jovem Pedro Andrade, de apenas 17 anos, demonstrados ao serviço do Estoril tem despertado atenções e os responsáveis pela SAD estorilista não perderam tempo, segurando o atleta, encarado como um prodígio da sua formação. Desta forma, o emblema da Linha de Cascais anunciou, na tarde desta quinta-feira, o primeiro contrato profissional do jogador, que será válido para as próximas três épocas e meia se prolongará até junho de 2027.

Pedro Andrade tem sido um dos nomes em destaque na presente edição da Liga Revelação, na qual se perfila como titular na ala direita da equipa sub-23 dos canarinhos apesar de se encontrar entre os jogadores mais jovens da competição – é apenas três meses e meio mais velho que Geovany Quenda, titular indiscutível do Sporting com apenas 16 anos. No caso do lateral/ala, cumpriu 17 anos há menos de um mês, mais precisamente a 18 de janeiro último, e impressiona pela maturidade perante adversários de idade superior.

Com 17 anos recentemente cumpridos, o lateral da segunda equipa estorilista possui ainda idade de juvenil, tendo iniciado a temporada imediatamente um escalão acima da sua idade, mais concretamente na equipa de juniores do clube, ao serviço da qual cumpriu as primeiras dez jornadas do campeonato nacional da categoria apesar de, na altura, já se encontrar sob alçada da SAD e treinar com regularidade nos sub-23, merecendo uma primeira convocatória em setembro e a estreia oficial em finais de outubro, com apenas 16 anos.

Na altura, Pedro Andrade beneficiou da promoção definitiva do anterior dono da lateral direita dos sub-23 estorilistas, Wagner Pina, ao plantel principal – no qual é utilizado com regularidade – e não mais largou o lugar, saltando mais uma etapa na sua progressão como futebolista e disputando as últimas seis jornadas da fase regular e as primeiras seis da fase de atribuição do título, contabilizando doze partidas realizadas, onze delas como titular e num total de 805 minutos.

Um registo que despertou a atenção de emblemas de renome, valendo a conjugação de vontades entre o Estoril, que encara o lateral como um dos atletas de maior projeção futura nesta geração sub-23 (na qual até poderia atuar por mais…seis épocas, atendendo à sua idade), e do próprio Pedro Andrade, que terá mostrado a sua preferência por continuar num projeto desportivo com o qual se encontra identificado num emblema ao qual se encontra ligado há cerca de ano e meio.

O jogador, que esta temporada já desempenhou funções de lateral e também ala direito pelos sub-23 do Estoril, que alternam frequentemente linhas defensivas de três e quatro elementos, chegou à Amoreira no verão de 2022, proveniente do Sporting, ao serviço do qual se sagrou campeão nacional de iniciados, num percurso que inclui ainda o Belenenses e o SL Olivais, cujas escolas promoveram o início da prática desportiva deste promissor atleta.