«Di María vai marcar e obrigado Kokçu!»
Place de La Juliette, e Marselha (Foto: Miguel Nunes)

«Di María vai marcar e obrigado Kokçu!»

NACIONAL18.04.202414:49

Adeptos do Benfica já se concentram em Marselha e A BOLA falou com um que tem uma história especial

A cerca de cinco horas do pontapé de saída do Marselha-Benfica desta quinta-feira, da 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, os adeptos dos encarnados começam a concentrar-se na Place de La Juliette, a metros do porto da cidade francesa (o maior da Europa), único local onde por questões de segurança a polícia autoriza que sejam usadas camisolas e outros artigos alusivos ao Benfica.

Os adeptos do Marselha são muito fervorosos, o ambiente em Marselha é de grande tensão (confrontos entre claques rivais têm sido frequentes e guerras de gangues ligados ao tráfico de droga também) e a polícia determinou que os bilhetes físicos fossem distribuídos aos benfiquistas (cerca de 1600, diz o Marselha, mas serão muitos mais) somente na Place de La Juliette, de onde sairão os adeptos dos portugueses para o estádio Velódrome, de metro e vigiados. Apenas 15 autocarros estarão autorizados a estacionar junto ao estádio.

Mas os benfiquistas começaram a colorir um pouco mais de vermelho a maré azul e branca do Marselha que preencheu toda a manhã as zonas mais movimentadas da cidade.

Entre os benfiquistas, A BOLA encontrou e falou com Lucas Robalo - «como o peixe», fez questão de esclarecer -, jovem de 23 anos que vive em Paris e veio sozinho de propósito para ver jogar o Benfica. «É a primeira vez que faço isto, mas acredito que vamos ganhar», acredita Lucas, filho de pais portugueses, mas nascido na capital francesa e, claro, grande adepto das águias.

«O meu jogador favorito é o Di María; bem, o João Neves também… acredito que ele vai marcar neste jogo, aliás, acredito mesmo que o Benfica vai ganhar. Não vai ser fácil, eles aqui no Marselha são mesmo barra pesada… vi o jogo deles com o Lille e eles são fortes… Mas vamos ganhar», atira Lucas, que tem uma história muito curiosa e que A BOLA já contou em junho de 2023. «Sim, estava na Letónia a tirar o Erasmus [estuda para operador de vídeo] e na altura o Benfica tinha acabado de contratar o Kokçu… fui ver um jogo lá da seleção da Turquia, pedi-lhe a camisola e ele deu-ma! Depois fui de férias a Portugal, fui ao Seixal e ele assinou-ma. Obrigado de novo, Kokçu!», agradeceu o jovem.

Lucas é adepto em França do PSG, onde joga Gonçalo Ramos, ponta de lança ex-Benfica. «Gosto muito dele e em Paris gostam dele, penso que os adeptos estão finalmente a perceber quem é ele e o que ele joga», detalha.

Nos metros quadrados da praça francesa, Lucas misturou-se depois com os restantes benfiquistas e as camisolas vermelhas e o símbolo da águia surgem com maior frequência, com forte contingente policial a observar a distância ainda considerável e alguns curiosos com camisolas do Marselha a olhar desconfiados.