Casa Pia: Neto com porta aberta para o regresso ao onze
Ângelo Neto, do Casa Pia, conduz a posse de bola em jogo pela Taça de Portugal em futebol. Foto: AFLO Sport/Imago.

Casa Pia: Neto com porta aberta para o regresso ao onze

NACIONAL12.03.202420:45

Brasileiro cumpriu jogo de suspensão na jornada anterior e volta a estar entre os disponíveis; disputou 27 dos 31 jogos realizados pelos gansos e é também aposta de Gonçalo Santos

Já no próximo domingo, o Casa Pia receberá, em Rio Maior, o campeão nacional Benfica e irá apresentar mexidas no seu onze titular, algumas ainda dependendo da decisão final do técnico Gonçalo Santos, mas uma delas parece não reservar quaisquer dúvidas: Ângelo Neto terá caminho aberto para regressar às escolhas iniciais por já se encontrar novamente à disposição e pela importância que lhe é reconhecida na manobra do emblema de Pina Manique desde o início da temporada.

Neto constituiu ausência de vulto na deslocação ao Estrela da Amadora, num dérbi lisboeta realizado na passada sexta-feira e no qual os gansos não conseguiram evitar a derrota por 3-1, devido ao facto de cumprir um jogo de suspensão, por força de ter sido admoestado com o quinto amarelo na jornada anterior (receção ao Gil Vicente). Ultrapassado o castigo, o brasileiro deverá reassumir o seu lugar na equipa, aguardando para perceber quem o acompanhará no meio-campo casapiano.

O maior favoritismo recairia sobre Rafael Brito, que parecia assumir-se como primeira escolha no conjunto lisboeta, mas este contraiu uma lesão muscular e estará afastado dos relvados durante várias semanas e possivelmente até ao final da temporada. Sem o jovem português, Pablo Roberto poderia figurar como opção mais provável, mas realizou exibição apagada na Reboleira e, além disso, poderá ser chamado a cumprir outras funções, nomeadamente no lado esquerdo do ataque.

Restariam, assim, outras três opções para acompanhar Neto: Beni Mukendi alinhou de início frente ao Estrela, mas também não impressionou, tendo sido substituído por Kevin Martin Krygaard, que somou a segunda partida com a camisola dos gansos e ainda espreita a primeira aparição como titular. Por fim, aparentemente com menos hipóteses em virtude de ainda não ter sido utilizado por Gonçalo Santos desde a sua chegada ao comando técnico, sobra ainda Samuel Justo no leque de possíveis escolhas.

Um lugar ainda em dúvida para acompanhar Neto, o médio mais utilizado do plantel, com um total de 27 participações, 24 delas enquanto titular e com apenas três jogos como suplente utilizado, sendo que o Casa Pia disputou 31 partidas no somatório de todas as competições, num somatório de 1940 minutos. Uma fiabilidade comprovada pelos números que o tornam candidato mais que provável a defrontar os encarnados como um dos homens de confiança do treinador…independentemente de quem este seja.

Em comum, os três treinadores que orientaram o Casa Pia na presente época – Filipe Martins, Pedro Moreira e, atualmente, Gonçalo Santos – têm o facto de terem apostado em Neto, que se identificou como primeira escolha para todos eles…e assim deverá continuar, procurando devolver ao coletivo a consistência que apresentou frente a Arouca, Vitória de Guimarães e Gil Vicente, nos quais não sofreu qualquer golo. Um objetivo que agora se coloca para um embate de elevada exigência como o que terão ante o Benfica.