Fredrik Aursnes é o único jogador de que Roger Schmidt nunca prescinde
Fredrik Aursnes é o único jogador de que Roger Schmidt nunca prescinde (Pedro Loureiro/Avan Sports/IMAGO)

Benfica: Aursnes, um caso raro na Europa

NACIONAL10.10.202322:51

Único totalista do plantel e na seleção também não foi poupado; já fez oito posições na equipa

Fredrik Aursnes está a transformar-se num caso de estudo: não há, nos principais campeonatos da Europa, um jogador que faça tantas posições sem um único minuto de poupança.

O internacional norueguês está a ser espremido ao máximo por Roger Schmidt, não apenas na forma como lhe pede para fazer várias posições no terreno, mas acima de tudo pela permanente exposição. 

Aurnses é o único totalista do plantel, tendo contabilizado 990 minutos nas onze partidas já realizadas em todas as competições (Supertaça, Liga e Liga dos Campeões). Nem Otamendi, um dos que ocupa o topo destes rankings, o iguala, tendo em conta que foi substituído aos 83’ na goleada (4-0) ao V. Guimarães, na Luz.

Na seleção da Noruega o panorama também não muda muito, à exceção de que tem posição fixa — atua como médio interior esquerdo em sistema 4x3x3. Nas duas partidas realizadas em 2023/2024 pelos escandivanos o futebolista de 27 anos jogou os 90 minutos. 

Isto significa que Aursnes já fez 13 jogos ininterruptos na presente temporada. Nos dois primeiros classificados dos cinco principais campeonatos europeus são muito poucos os totalistas e nenhum deles foi alvo de tanta rotatividade.

Há apenas três jogadores de campo (todos defesas) que fizeram os jogos na íntegra: Saliba (Arsenal), Dante (Nice) e Anton (Estugarda). No resto, encontramos os guarda-redes Sommer (Inter), Bulka (Nice), Kohn (Mónaco) e Nubel (Estugarda). 

Comparativamente com os outros candidatos ao título em Portugal, há apenas a registar os casos de Adán e Gonçalo Inácio no Sporting, Diogo Costa no FC Porto e Matheus no SC Braga - três guarda-redes e um central.

Bombeiro de serviço

Está a ser um início de temporada muito mais exigente para Fredrik Aursnes do que 2022/2023. Há um ano, o norueguês somava 665 minutos contra os atuais 1170, uma diferença que equivale a 5,6 jogos. Foi um período em que ainda estava à procura de um lugar na equipa após a chegada à Luz proveniente do Feyenoord.

Sinto que não tenho nenhuma qualidade de topo mas sou competente em quase todas elas

O nórdico acabou a temporada como o 9.º jogador mais utilizado, mas foi considerado por muitos como o melhor elemento dos encarnados, muito graças à capacidade de fazer a diferença em vários lugares. 

A sua polivalência tem sido a característica mais vincada nesta época tendo em conta que Roger Schmidt já o usou em quatro lugares: médio esquerdo, segundo avançado, lateral-esquerdo e lateral-direito.

No total, foram já oito as posições em que atuou pelas águias. Só ainda não jogou a central (à direita ou à esquerda) e guarda-redes. «Sinto que não tenho nenhuma qualidade de topo mas sou competente em quase todas elas», afirmou, recentemente, Aursnes, o bombeiro que nunca pára.