Apuramento Euro 2024: Último dia da 9ª jornada com confirmações e possíveis surpresas
Seleção francesa. Foto: IMAGO/Richard Wareham

Antevisão Apuramento Euro 2024: Último dia da 9ª jornada com confirmações e possíveis surpresas

INTERNACIONAL18.11.202308:44

Joga-se a penúltima ronda do apuramento para o Euro 2024. França já está apurada, mas cenário continua em aberto para outras equipas

Disputa-se, na noite deste sábado, a última fornada de jogos relativos à nona jornada de apuramento para o Euro 2024, sete encontros no total. Em campo entram as seleções que integram os grupos B, D e I, sendo que existem vários cenários na mesa – um deles, no grupo B, bastante singular.

Grupo B

Sem grandes surpresas, França encontra-se na liderança do grupo, com os Países Baixos a ocuparem a segunda posição. A seleção francesa vai pisar o relvado do Allianz Riviera contra a seleção de Gibraltar – última classificada do grupo com 0 pontos –, com o objetivo de chegar ao pleno de vitórias no grupo, tendo o apuramento já garantido.

Na outra partida do grupo, os Países Baixos defrontam a República da Irlanda no Johan Cruyff Arena. Os neerlandeses têm os mesmos pontos (12) que a Grécia, mas um jogo a menos, e esperam obter uma vitória contra os irlandeses de forma a fugirem à seleção helénica. 

A República da Irlanda, por outro lado, tem apenas 6 pontos e joga este sábado o último jogo da sua fase de apuramento, pelo que está fora do Euro... por esta via. De forma insólita, a seleção irlandesa pode garantir um lugar nos playoffs através da Liga das Nações, caso perca o jogo contra os Países Baixos e estes se apurem diretamente, uma vez que o apuramento dos neerlandeses abre uma vaga para mais uma seleção da Liga B da Liga das Nações. A seleção irlandesa é a 26ª no ranking e beneficia do apuramento direto das seleções que estejam mais bem classificadas, pelo que, para além do apuramento direto dos Países Baixos, teriam de esperar pelo apuramento de mais sete seleções que se encontram à sua frente no ranking. Contas complicadas, inusitadas, mas possíveis.

Grupo D

A jornada este sábado pode ser decisiva nas contas deste grupo. País de Gales e Croácia encontram-se ambos com 10 pontos em 6 jogos – a Turquia dorme confortavelmente na liderança do grupo, com 16 pontos em 7 jogos –, e esperam não só obter vitórias nos seus respetivos encontros (de forma a agarrarem o segundo lugar do grupo) mas também que o rival direto escorregue. 

País de Gales defronta a Arménia fora, no Vazgen Sargsyan Republican Stadium. Os arménios têm 7 pontos em 6 jogos e, como tal, ainda sonham de forma ténue com o apuramento – em caso de vitória contra o País de Gales e derrota da Croácia no outro encontro do dia, as três equipas encontrar-se-iam em igualdade com 10 pontos, deixando o segundo lugar do grupo em aberto até à última jornada.

Por outro lado, a Croácia é recebida pela Letónia no Skonto Stadium. A seleção da Letónia, com 3 pontos em 7 jogos, já não tem esperança de se apurar, pelo que tentará fazer boa figura frente aos semifinalistas do último Campeonato Mundial.

Grupo I

O Grupo I conta com bastantes cenários em aberto. Suiça e Roménia possuem ambas 16 pontos, mas nenhuma tem o apuramento ainda garantido. Os suiços defrontam o Kosovo que, com 10 pontos em 8 jogos, ainda sonha poder frustrar as seleções à sua frente no grupo e apurar-se diretamente, mas, para isso, terá obrigatoriamente de vencer o encontro. Um empate basta para que Suíça esteja automaticamente apurada.

Cenário semelhante no outro encontro. A Roménia apura-se caso vença o Israel ou empate, sendo que os israelitas, em caso de derrota, seguem para os playoffs. Com 12 pontos, o empate ou a vitória ainda lhes permite, matematicamente, o apuramento.

Quanto ao terceiro jogo da noite referente a este grupo, Bielorrússia e Andorra já estão fora do Euro 2024, e o jogo será apenas para cumprir calendário.