«Sempre adorei Eusébio, sempre gostei de Pelé, não tenho dúvidas sobre quem é o melhor do Mundo»
Fernando Santos entrevistado por A BOLA (André Filipe)

Entrevista Fernando Santos «Sempre adorei Eusébio, sempre gostei de Pelé, não tenho dúvidas sobre quem é o melhor do Mundo»

A BOLA TV08.11.202301:28

Entrevista a Fernando Santos, o único treinador que levou Portugal à loucura pela conquista de um Campeonato da Europa de futebol. Conquistou uma Liga das Nações. Foi o engenheiro do Penta para o FC Porto. Treinou o Benfica e o Sporting.

Onze meses depois de ter deixado o cargo de Selecionador Nacional, na sequência do Campeonato do Mundo, Fernando Santos abre o livro sobre as escolhas que fez no Catar, nomeadamente a que deixou Cristiano Ronaldo fora do onze nos jogos com a Suíça e Marrocos. Nesta primeira parte de uma longa entrevista, o treinador deixa bem claro quem é, para ele, o melhor jogador da História. Este é o primeiro excerto da entrevista de A BOLA.

– Como é que foi treinar todos os jogadores que já treinou? 

–Um prazer enorme. E direi que 98% deles são meus amigos, com os quais mantenho relação. No outro dia estava a pensar em fazer uma equipa com os melhores que já treinei. Quando dei por mim já estava a escolher quatro para cada posição e ainda me faltava pôr lá jogadores! Tive jogadores de uma qualidade enormíssima. Na Grécia, em Portugal, jogadores estrangeiros… O Gamarra, por exemplo, que foi meu jogador no AEK, era um grande central... Tantos. Treinei jogadores de elevadíssima qualidade.

– Qual foi o melhor de todos?

–O melhor do Mundo para mim, de sempre, é este aqui [n.d.r. mostra um quadro com a imagem de Cristiano Ronaldo no Sporting] . Quando ele tinha 19 anos foi meu jogador no Sporting. E está aqui com a taça de campeão da Europa por Portugal.

– Escolha inevitável? 

–Inevitável. É o melhor jogador de sempre. Para mim é o melhor, e eu sempre disse isso enquanto Selecionador Nacional, apesar de muita gente não concordar comigo. Pode gostar-se mais do estilo, ou menos do estilo. Os génios não têm comparação. Mas para além da grande qualidade, os números falam por ele. Quem é que tem, individual e coletivamente, mais recordes, mais golos, mais internacionalizações? Ganhou em Espanha, ganhou em Inglaterra, ganhou em Itália, ganhou pela Seleção, tem dois troféus de Seleção. Ganhou tudo e mais alguma coisa. E, portanto, não há hipóteses nenhumas. É o melhor jogador do Mundo. Eu que sempre adorei Eusébio, e que sempre gostei de Pelé, não tenho dúvida em dizer que é o melhor do Mundo.