«Se Pinto da Costa ganhar as eleições, o Sérgio continua no FC Porto. Se ganhar o André Villas-Boas, sai»

«Se Pinto da Costa ganhar as eleições, o Sérgio continua no FC Porto. Se ganhar o André Villas-Boas, sai»

A BOLA TV13.03.202410:30

Augusto Inácio foi o convidado do programa Conselho de Estádio

JMD - O FC Porto pode ainda chegar ao título?

- O FC Porto tem aquilo que eu gosto de ver numa equipa: quando às vezes não és capaz de tocar violino, tens de saber tocar bombo. O que é que eu quero dizer com isto? Naquela equipa do FC Porto, morrem pelo resultado. Mas chegar ao título é difícil, já o segundo lugar é bem mais possível.

JMD - O que é que tem feito a diferença?

- O Varela está muito bem no meio campo e o Nico González, desde que se disse que podia sair para o Girona, subiu imenso de produção e mostra-se completamente adaptado. Depois, a chegada do Otávio veio dar maior estabilidade à defesa, maior velocidade, e alguém capaz de jogar com o pé esquerdo. O Francisco Conceição, tem esburacado completamente os adversários no seu flanco. E o Galeno aparece nos jogos grandes e marca golos importantes.

«Esta época o Sporting tem tudo para ser feliz»

13 março 2024, 09:40

«Esta época o Sporting tem tudo para ser feliz»

Augusto Inácio, 69 anos, vinte títulos conquistados numa carreira ligada ao futebol onde já foi campeão europeu pelo FC Porto e vencedor de cinco campeonatos nacionais entre dragões e leões (e outro como treinador, em Alvalade, além de uma Taça da Liga ganha ao serviço do Moreirense), foi o convidado do Conselho de Estádio de A BOLA TV

VS - Mas o FC Porto também deixou de jogar com dois pontas de lança, o Taremi e o Evanilson…

- O sistema mudou, e na minha opinião para melhor. Na realidade, nesta época o Taremi raramente esteve com a cabeça no FC Porto, e o Pepê, que andou a fazer várias posições, colocado no apoio ao ponta-de-lança, consegue ao mesmo tempo, porque sabe defender, tornar o meio-campo mais coeso.

VS - O Sérgio Conceição, no fim da época, ficará no FC Porto, independentemente de quem ganhar as eleições?

- O Sérgio, com tantos problemas que tem tido no FC Porto, tem conseguido fazer equipas novas todos os anos, e tem-se dito sempre que ele podia sair. A verdade é que o Sérgio é muito grato a quem lhe faz bem. Concretizando, está muito grato ao presidente, devido a uma situação que não vou contar, e sei que ambos também sabem o que é, e ele não esquece isso. Para mim, se Pinto da Costa ganhar as eleições, o Sérgio continua no FC Porto. Se ganhar o André Villas-Boas, sai do clube.

JMD - Estas eleições vão ter influência no desempenho da equipa do FC Porto?

- Não. O balneário é sagrado e o Sérgio sabe erguer as barreiras necessárias. E depois, no fim, o que toda a gente quer é ganhar cada jogo.. O que está em cima da mesa é também o futuro, se o clube não ficar pelo menos em segundo vai para a Liga Europa, mais a mais numa época em que a Champions v mudar o formato…

JMD - Talvez seja bom clarificar uma vez mais que, apesar de haver mais dinheiro para distribuir na Champions e maior número de jogos para quem chegar à fase de grupos, os clubes portugueses, porque foram alterados os parâmetros de distribuição de dinheiro, irão receber o mesmo ou até um pouco menos do que recebiam. Portanto, a frase da ‘Champions dos cem milhões’ não tem nada a ver com a nossa realidade. Grosso modo, o FC Porto, se for à Liga dos Campeões recebe 39 milhões de entrada, o Benfica 38, e o Sporting andará um pouco acima dos 30.

- É bom que passe essa informação porque toda a gente anda a falar da Champions dos cem milhões. Mas mesmo com as verbas que vão estar em cima da mesa, quem falhar a Champions vai ter de vender…