João Henriques 'apresenta' Eslovénia: «Geração muito interessante!»
A seleção da Eslovénia analisada por João Henriques (fotos Imago)

João Henriques 'apresenta' Eslovénia: «Geração muito interessante!»

SELEÇÃO26.03.202410:00

O adversário de Portugal, esta terça-feira, na visão de João Henriques, ex-treinador do Olimpija Liubliana

A esmagadora maioria dos jogadores da atual seleção jogam fora da Eslovénia, principalmente o onze mais utilizado na fase de qualificação para o Euro, onde apenas um (Elsnik, médio do Olimpija Ljubljana, treinado por mim) foi presença habitual, jogando na liga eslovena.

Os restantes, liderados por Oblak (Atl. Madrid, Espanha), jogam em ligas competitivas como Itália, Alemanha, Áustria, Polónia, Grécia ou até mesmo Rússia e EUA, formando uma geração competente e competitiva, atingindo pela segunda vez uma fase final de um Europeu, depois da já longínqua presença em 2000.

Um regresso, poderia dizer-se, devido ao alargamento do número de equipas presentes na fase final ou mesmo devido ao grupo de qualificação em que esteve a competir não ter sido teoricamente o mais difícil, mas na minha opinião e não descurando estes factos, a Eslovénia está na fase final pela sua qualidade individual e coletiva.

Esta seleção joga habitualmente num 4x4x2, onde, sem sombra de dúvida, tem como principal referência Sesko (jovem de enorme qualidade do RB Leipzig) com Sporar (experiente) a acompanhá-lo. Na retaguarda, está o esteio Oblak a liderar uma linha defensiva que tem jogadores interessantes. Isto, com médios de qualidade, criativos que fazem com que a bola esteja em zonas de finalização para os dois avançados concluírem.

Oblak, no Atlético Madrid, e Sesko, no RB Salzburg, em 2021, antes de ingressar no Leipzig (foto Imago)

Podem ser uma boa surpresa, se o peso de uma fase final não for demasiado para esta geração eslovena mostrar todo o seu potencial. Os destaques são claramente Oblak e Sesko.

Quanto ao jogo com Portugal: a nossa Seleção é claramente superior e favorita, embora seja um bom teste para a equipa de Martínez, devido às características destes jogadores e deste coletivo esloveno, num misto físico e técnico e de uma dinâmica por vezes mais direta que vai colocar à prova os nossos internacionais.

Vamos encontrar, com toda a certeza, uma equipa super motivada (como é natural) para jogar contra uma grande Seleção, sendo este fator mais um obstáculo que teremos de ultrapassar.

O estádio (Stozice), onde eu jogava em casa com o Olimpija Ljubljana, vai estar cheio e entusiasmado com este confronto, embora o futebol naquele país não seja a principal modalidade como nós consideramos em Portugal. Apesar de tudo o ambiente vai, seguramente, ser muito bom.

Este vídeo também pode interessar:

0